24 de mar. de 2010

LEITOR: A população e a mídia constituem o motor que mais impulsiona o legislador

"As vítimas (ou seus familiares), a população e a mídia, hoje, constituem o motor que mais impulsiona o legislador (e, muitas vezes, também os juízes). É, talvez, a corrente punitivista mais eficiente em termos de mudanças legislativas, que tendem a aceitar o clamor público por penas mais longas, cárceres mais aviltantes, eliminação das progressões de regime, cumprimento integral da pena, nada de reinserção nem permissões penitenciárias, saídas de ressocialização etc.
A justiça, quando deixada sob o comando exclusivo do povo, fica totalmente cega e condena até quem seria seu máximo defensor (Jesus Cristo)! Tudo em nome da justiça, ou seja, quando a emoção fala mais alto que a razão, tudo quanto satisfaz a ira da massa ou a amargura dos familiares ou a falta de segurança coletiva passa a ser “válido” e “justo”. Até mesmo a ética do jornalista sucumbe: o fundamental é “vender o produto” mórbido, consumido exaustivamente pela população" Luis Flavio Gomes.

Por Onésio Jr

3 comentários:

  1. "A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira." (Bento Gonçalves)

    ResponderExcluir
  2. Tome como exemplo a legislação americana, nada de emendas, erratas, adendos...tudo preto no branco, poucas leis, eficientes, do conhecimento de todos, meu jovem, não é com teorias, academicismo e muito diálogo que vamos resolver as coisas nesse País, a lei atualmente existe para proteger o interesse dos ricos.

    ResponderExcluir
  3. Não subestimam o fator “eleitor”, ou seja, para povo desonesto, governante desonesto (Manúcio).
    Há uma linha de raciocínio na sociedade que quando se depara com as noticias de atos ilícitos da classe política, argumentam como se fosse uma ação natural à vida política, e se utilizam de frases que denota a conivência com vários delitos. Cito algumas: "... Se eu tivesse lá roubaria também!!!...." ."...Esse Rouba mas faz!!!...""...Ele não sabia de Nada..." "...Se ele pudesse mudaria mas não pode... Fazer o que? Não depende dele." ...Sempre votei nele! Sou fiel ao meu voto!....""...A culpa é dos governos anteriores..." "...A mídia só critica! Deviam censurar isso!...""...Esse pelo menos dá aos pobres..." "...Educação é dinheiro no bolso e feijão na barriga...""...Vamos esperar pra ver o que vai dar...'"...Ta ruim mas se mudar vão tirar meus benefícios..." Ora, são tantas as justificativas da sociedade para justificar o apoio irrestrito a seus políticos, que acaba refletindo nos atos daqueles, pois, eles conhecem a sociedade como ninguém. (Efestos)

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...