9 de jan. de 2010

Hospitais particulares ameaçam suspender atendimento ao Iapep

Desde agosto do ano passado governo do estado não repassa valores de exames aos hospitais.

O Sindicato dos Donos de Hospitais Particulares ameaça paralisar o atendimento a beneficiários do Iapep e Plamta por causa do não-recebimento do repasse dos atendimentos através do plano. Desde agosto do ano passado os valores não estão sendo repassados e mesmo após conversa com Secretário de Fazenda, que negociou a dívida, os hospitais não mudam de posição.

Segundo o presidente do sindicato, Antonio Dib Tajra, antes de decidir pela suspensão do atendimento dos conveniados do Iapep, foram feitas várias reuniões com presidente do Iapep, Antonio Rufino, sendo que este estava ciente da situação.


O problema chegou às mãos do recém-empossado secretário de Fazenda, Francisco José Alves da Silva, que reuniu-se com os donos dos hospitais nesta quinta e acertou que o governo do estado pagaria o valor referente ao mês de dezembro nesta sexta (8), e o valor correspondente a outubro até o próximo dia 20.


Mas mesmo com este princípio de acordo, a determinação de paralisar o atendimento para associados do Plamta/Iapep está mantida.


Da reunião com o secretário foi constituída uma comissão para fazer um estudo junto ao iapep para verificar qual é o valor real da dívida, do planta com hospitais particulares. Francisco José, afirmou que o levantamento será feito entre os próximos dias 11 e 15. “A preocupação é pagar tudo, sanar completamente a dívida com os hospitais particulares para que nenhum segurado tenha problema quando tentar utilizar o Iapep”, garante o secretário.


Números
Segundo o presidente do sindicato dos hospitais, no Piauí existem 180 mil pessoas que são vinculadas ao Iapep e o faturamento do Plamta é de R$ 7 milhões e o gasto mensal é de R$ 9 milhões. Também haveria a diminuição de 25% do valor que deveria ser repassado aos hospitais desde outubro de 2008, até que desde agosto de 2009 o pagamento foi paralisado.


"Classifico isso como uma ingerência. Existem irregularidades administrativas, financeira, contábil e de informática no Iapep”, classifica Antonio Dib Tajra. Ele afirma ainda que pacientes que precisam fazer uma série de exames similares, como os de sangue, são encaminhados para diversos laboratórios, ao invés de apenas um. “É uma falta de respeito com o segurado”, desabafa Tajra.


Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho

2 comentários:

  1. O estado nao paga os hospitais mas todos os meses é retirado do contra-cheque do funcionario.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um absurdo. O que o IAPEP está fazendo com o dinheiro que é descontado todos os meses dos salários dos funcionários?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...