Na tarde deste sábado, dia 09, os engenheiros da prefeitura de Parnaíba estiveram no bairro Piauí, analisando a área de alagamento que deverá receber uma obra emergencial prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 11.
No projeto orçamentado em 400 mil reais está prevista a implantação de três bombas flutuantes com capacidade para drenar 450 mil litros de água por hora, o que equivale ao poder de retirada de 75 carros pipa a cada sessenta minutos.
A água será levada através de canos para um dique que deverá ser construído na Colônia do Carpina. Segundo o engenheiro Antônio de Pádua, em caso de interrupção de energia as bombas serão alimentadas através de gerador já comprado pelo município. No local, batizado de piscinão, a engenharia está realizando um embarreiramento com pedras que deve dar sustentação as paredes do sumidouro.
“O projeto total para resolver de uma vez por todas o problema de alagamento está pronto e foi concluído pela JB consultoria de Teresina no início do último mês de dezembro, mas só deverá ser executado após o inverno”, revelou o engenheiro Antônio de Pádua. A obra a que se referiu o engenheiro está contabilizada em dez milhões de reais, e levará a água que concentra-se no cruzamento das ruas Carpina, Oeste e Anhanguera num raio de 300 metros e atinge cerca de 100 famílias de forma canalizada para o rio Igaraçu, braço do Parnaíba.
Texto: Francisco Brandão
sou um velho amigo de nicolas tiphagne, moro no pará e nos conhecemos no marajó, gostaria que o proprietário deste blog, se acaso tiver o email de nicolas que o envie a mim, no endereço claytonribeiro2000@yahoo.com.br
ResponderExcluirabraço e conto com sua ajuda