15 de nov. de 2009

Pratos diferenciados e concurso gastronômico fazem parte do festival















Pizza de arroz com carne de caranguejo, paçoca de caranguejo, coxinha, rissoles e empadinha de caranguejo, pavê salgado, lasanha e panqueca de caranguejo estão entre as delícias que podem ser degustadas durante o 4º Festival do Caranguejo de Ilha Grande, que acontece até amanhã (15), na região norte do Estado.

A cidade, localizada a 326 quilômetros de Teresina, tem no extrativismo do crustáceo uma das suas principais fontes de geração de trabalho e renda. "Adorei participar do festival ano passado e espero que este ano seja ainda melhor", afirma a quituteira Maria da Luz Menezes Venâncio.

A quituteira, que está com um estande no Festival do Caranguejo conta que no ano passado comercializou muitos pratos durante o evento. "Vendi tudo o que produzi, deu para pagar as despesas e ainda tive uma boa lucratividade", conta Maria.

Além do festival de sabores que acontece todos os dias, o evento terá hoje (14) à noite um concurso gastronômico que vai escolher o melhor prato feito à base da carne do crustáceo. O concurso gastronômico começa logo mais às 18h00, na sede da Colônia de Pescadores de Ilha Grande.

De acordo com a consultoria em gastronomia do Sebrae no Piauí, Inês Melo, apenas dois meios de alimentação de Ilha Grande vão participar do concurso, pois as demais participantes são todas quituteiras, mulheres que têm o saber e a habilidade de criar e fazer pratos com a carne do caranguejo.

"Procuramos elaborar receitas simples, sem mexer muito nos temperos que elas usam aqui em Ilha Grande. Tentamos também acrescentar algumas ervas e também cogumelos e alcaparras, dando um sabor e um aroma mais sofisticados aos pratos", explica a consultora do Sebrae no Piauí.

O 4º Festival do Caranguejo é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; e da Prefeitura Municipal de Ilha Grande, com o apoio do Governo do Estado, Banco do Brasil e Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Instituto Cooperforte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...