27 de nov. de 2009

Policiais têm que ganhar salários dignos, diz Mão Santa














Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o senador Mão Santa (PSC-PI) disse que a violência do país não será efetivamente combatida enquanto os policiais não receberem um salário digno. Ele expressou apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) 41/08, que institui um piso salarial nacional para policiais civis e militares, inclusive bombeiros. De autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta está na pauta do Plenário e aguarda votação em primeiro turno.

- É uma vergonha, a violência não vai se acabar sem darmos aos policiais civis e militares um salário de dignidade - afirmou, considerando injusto que os policiais militares do Distrito Federal e dos outros estados do país sejam "inferiorizados".

O parlamentar mencionou a obra do juristaitaliano Norberto Bobbio (1909-2004):

- Ele disse que o mínimo que temos de exigir de um governo, vamos dizer, é segurança à vida, à liberdade e à propriedade. E realmente o nosso governo não vai bem quanto à segurança. Que respondam as brasileiras e os brasileiros. Vivemos numa sociedade que é uma verdadeira barbárie - declarou Mão Santa, que também lamentou a situação da saúde publica brasileira.

11 comentários:

  1. Um salário digno é justo para todas as categorias. Agora, será que só o salário contribui para diminuir a violência no Brasil? Necessitamos de mais policiamento, principalmente, preventivo!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, precisam mesmo! Entretanto, paralelo ao bom salário, uma boa formação em Direito, em relações humanas. Educação mesmo. Muitos parecem mais cavalos batizados. Não importa se o cidadão é infrator ou não, policial não é pago para agredir, é pago para proteger, para saber abordar qualquer suspeito de crime. Os que infringem as leis deveriam perder a farda. Repito: não justifica bater, lesionar, injuriar. Muitos policiais, para mim, não são dignos de respeito, são verdadeiros palhaços. Isso é uma tolice.

    ResponderExcluir
  3. TODOS MERECEM UM BOM SALARIO,DESDE QUE SEJAM BONS FUNCIONÁRIOS E EXERÇAM SUA FUNÇÃO COM COMPETENCIA ,MUITOS POLICIAS AQUI EM PHB NAO MERECEM NEM O SALARIO QUE GANHAM ATUALMENTE.PARECE QUE FORAM TREINADOS SÓ PRA AGREDIR

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos policiais são pessoas honestas, verdadeiros herois que arriscam a vida em troca de um salário vergonhoso. Não é justo denegrir toda uma categoria por causa da má conduta de alguns poucos. Assim como existe policial corrupto, existe advogado corrupto, médico corrupto, etc. A esmagadora maioria dos policiais brasileiros são HEROIS.

    ResponderExcluir
  5. SERGIO ACHO QUE VOCE É DA POLICIA...

    ResponderExcluir
  6. Sim, amigo Sérgio, concordo com você. Não devemos esquecer os bons policiais, pena serem poucos. Há bons policiais mesmo, como o tenente Francisco, o Chagas, ele é um policial militar indo e voltando. Porém, há cada policialzinho incompetente, sobretudo, na Polícia Civil do Estado do Piauí. Se trabalhassem dignamente, eu mesmo os elogiaria, mas enquanto não. O tal de "Comando Tático" só sabe agir fora da lei, acha que pode desferir pessoas, solucionar delitos batendo, lesionando. Pô, todos os dias, na Band, no jornal apresentado pelo apresentador Datena, assisto a muitas reportagens com policiais agredindo inocentes, cidadãos de bem, e dái se não fossem, policial não existe para bater, mas para deter, encaminhar, proteger, praticar o Direito. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Não sou policial, estou apenas dizendo que maus profissionais existem em todas as áreas.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro amigo Onesio, discordo quando você diz que são poucos os bons policiais. Ao contrário esses são maioria.É verdade que maus policiais cometem abusos, mas,esses,felizmente, são minoria. Vou ser sincero, tem muito bandido que merece apanhar. Qual punição merece o bandido que derrubou o helicóptero da PM do Rio de Janeiro matando três policiais carbonizados deixando as esposas viúvas e os filhos órfãos? Também assisto o programa do Datena e vejo muitos policiais serem mortos. Meu amigo Onesio,entenda uma coisa, ruim com a polícia, PIOR SEM ELA.

    ResponderExcluir
  9. Não importa se maioria ou minoria, aqui se analisa a existência desses maus profissionais. É óbvio que a bandidagem está demais, mas continuo afirmando: num Estado Democrático de Direito,
    os policiais militares assumem o papel de parceiros da
    sociedade e de promotores dos direitos humanos. São
    verdadeiros agentes da cidadania.

    ResponderExcluir
  10. O policial tem a função de proteger os direitos fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs, e o direito à integridade física, a um advogado, a ser julgado dignamente, são alguns exemplos desses direitos. Policial incompetente é só o que tem no Piauí, basta circularmos por Parnaíba à noite, sobretudo, no sábado. Eu mesmo já vi dois policiais palhaços usando drogas em serviço a, aproximadamente, 200m de onde eu estava. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo Onésio, maus profissionais existem em todas as áreas.Os bons policiais são maioria esmagadora. Eu já falei que não podemos generalizar,pois, como dizia Nelson Rodrigues Toda unanimidade é burra.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...