Blog do Pessoa: Em plena temporada de férias, Pedra do Sal está abandonada


30 de nov. de 2009

Em plena temporada de férias, Pedra do Sal está abandonada

O turismo piauiense está nadando contra a maré, literalmente. Em pleno início de temporada de férias, a praia de Pedra do Sal, uma das mais importantes e belas do pequeno litoral do Piauí, está completamente abandonada. A praia está imunda; as barracas estão destruídas, o Poder Público não faz nenhum investimento e os donos de barracas estão com as mãos atadas como se fossem caranguejos porque os órgãos como Prefeitura de Parnaíba, Governo do Estado, Ibama e Capitania dos Portos não permitem investimentos privados com o objetivo de atrair o turista, mas também não disponibilizam recursos. Mais: mansões são construídas em plena linha de praia, sobre as pedras sem que estes mesmo órgãos se preocupem e tomar uma atitude.
O próprio mar contribui para que a Praia de Pedra do Sal tenha uma aparência de abandono. A ressaca está invadindo barracas, derrubando bares e até mesmo a primeira estrada foi destruída obrigando a construção de uma nova que já está sendo alcançada pelas ondas. Barreiras de contenção já foram erguidas, mas o mar simplesmente passou por cima e como está invadindo outras áreas, a solução encontrada pelas autoridades foi mudar as barracas para um local mais distante, fato, que apesar de ainda não ter saído do papel, está provocando a ira dos comerciantes.
Com medo de sofrerem represálias por parte dos órgãos oficiais muitos donos de barracas fazem as denúncias, mas pedem que os seus nomes não sejam divulgados. “Passamos a maior vergonha aqui há alguns dias quando todo o set de filmagens do cantor Frank Aguiar veio fazer umas imagens para o filme dele. A praia já estava imunda e muita gente tem dúvidas que estas imagens serão colocadas no filme”, afirmou um dono de uma barraca..
Os artistas, técnico, grupo de apoio e o próprio cantor passaram o dia inteiro na praia e não apareceu um carro sequer da Prefeitura de Par-naíba para providenciar a limpeza do local.
Para poder faturar algum dinheiro nesta época de férias que está começando, alguns barraqueiros estão investindo do próprio bolso para mudar as palhas das coberturas da suas palhoças. A reportagem do DP esteve na Pedra do Sal na terça-feira(24) e pelo menos a metade das barracas e restaurantes permanecia fechada e abandonada sem que se soubesse se os seus donos iriam abri-los neste ano. Em grande parte, além da destruição, montes de areia já cobriam as mesas e cadeiras dando uma impressão de que há séculos os locais não eram visitados.
“Muitos de nós estamos sem estímulos e pessimistas com relação ao movimento. Até agora nenhuma autoridade ligada ao turismo esteve aqui e se pensamos em fazer investimentos somos reprimidos a não fazê-lo. O Ibama, Capitania, Prefeitura de Par-naíba e Governo do Estado, alegam que não podemos mudar nada porque esta é uma área pública, mas as mansões são construídas sem que alguém faça alguma coisa”, disse uma comerciante, uma das poucas que ainda estava trocando a palha antiga do seu restaurante por uma nova, na esperança de atrair uns minguados clientes.
Os comerciantes não vislumbram nenhuma saída: de quem diz que faz o turismo, não recebem o apoio necessário e até uma associação de barraqueiros que existe também não ajuda muito e só se preocupa mais com brigas internas do que em defender os interesses coletivos da categoria.
É por esta falta de interesse que a praia só tem duas pousadas, uma delas ainda estava fechada quando a equipe do DP esteve no litoral na semana passada. “O parnaibano é tão orgulhoso da sua cidade, das suas praias, mas não entendemos como deixam a Pedra do Sal chegar a este ponto”, disse a comerciante. Enquanto a Praia de Pedra do Sal passa por este completo abandono, a Praia de Atalaia, no vizinho município de Luís Correia vive perspectivas melhores. Lá pelo menos os comerciantes ganharam barracas novas e agora o Poder Público está mandando construir uma série de banheiros coletivos na margem da avenida Beira Mar.
Uma das reclamações dos barraqueiros da Pedra do Sal é de que os investimentos estaduais ou mesmo federais, são todos canalizados para as praias de Luís Correia. Para não dizer que Pedra do Sal não recebe investimentos do Governo do Estado, lá foram fincadas algumas placas lembrando aos motoristas que não devem dirigir pela praia.

Fonte: DP

2 comentários:

  1. Lamentável e triste situação...o Turismo pedindo SOCORRO!!! Como é que essa região pode crescer e se desenvolver se as autoridades (IN)competentes não agem para reformular e reformar a orla maritima, qualificar proprietários de bares e restaurantes, incentivar os nativos a freqüentarem mais as praias e prestigiarem as riquíssimas belezas naturais do nosso estado!!! Quando é que o governo vai abrir os olhos para enxergar o ponto “X” do "atraso"??? Quando???

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o atraso é de muitos anos desde que o Brasil é Brasil> Engraçado que parece que tudo na gestão passada era perfeito.............HOH Piauí que era desenvolvido...E o salário do Servidor era um atraso só...

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...