25 de jun. de 2026

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba







Convite – Missa de Sétimo Dia de Marlite Soares Mapurunga

Os familiares de Marlite Soares Mapurunga convidam parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia em sufrágio de sua alma.

A celebração será realizada em agradecimento pelas manifestações de carinho, solidariedade e orações recebidas neste momento de dor e saudade.

Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Igreja de São João Batista (Santa Casa), em Parnaíba (PI)

A família enlutada agradece sensibilizada a presença de todos e as preces dedicadas à inesquecível Marlite Soares Mapurunga.

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba







Equatorial Piauí realiza desligamento programado para alguns clientes em Parnaíba e Luís Correia

Em Parnaíba, a ação de melhoria elétrica acontece nesta sexta (26) e em Luís Correia no sábado (27)




A Equatorial Piauí realizará desligamentos programados nesta sexta-feira (26), em Parnaíba, e no sábado (27), em Luís Correia. A ação integra os compromissos da concessionária no que diz respeito às melhorias e manutenções na rede elétrica que atende as regiões do litoral com foco evitar interrupções e danos ao sistema de distribuição de energia. Todos os clientes que serão impactados pelo desligamento programado foram devidamente comunicados por meio de um aviso impresso entregue em cada residência ou estabelecimento, além dos meios digitais da distribuidora. 

O desligamento programado é uma interrupção temporária no fornecimento de energia, necessária para a realização de reparos, obras ou melhorias na rede elétrica. Nesses casos, por questões de segurança dos trabalhadores e população, é preciso desativar temporariamente o circuito elétrico em determinados trechos. Em casos de maior tempo de desligamento ou impacto de um número maior de clientes, a empresa informa a todos por carro de som e disparo por e-mail para clientes com maior consumo.

Confira abaixo as regiões que serão beneficiadas pelos Desligamentos Programados:

REGIÃO DE PARNAÍBA 

Horário: 8h30 às 12h30

Rua Itaúna, Rua Waldemar Miranda Escórcio, Rua Veneza, Rua Spes Fontenele de Carvalho, TV Lucídio Portela, Rua Profa Bernarda Costa de Souza, Cd Mãe Augusta, Rua Nápolis, Avenida Dep. Cândido Oliveira, Rua Veron e Rua Pedro Alcântara dos Santos.

Serviço: Substituição de cabos

LUÍS CORREIA

Horário: 9h15 às 13h15

Rua Piripiri, Rua São Mateus, Rua Amarante, Rua Luzilândia.

Serviço: Substituição de postes e cabos

A Equatorial Piauí reforça algumas condutas simples, porém importantes, em caso de Desligamentos Programados:

* Recarregue seu celular antecipadamente;

* Evite abrir sua geladeira ou freezer com frequência durante o desligamento;

* Caso tenha portões eletrônicos, saiba como você pode usá-los manualmente;

* Se você é um cliente com necessidades especiais e a manutenção está listada para seu endereço, por favor, entre em contato pelos canais de atendimento e comunique formalmente a situação;

* Durante os trabalhos, a concessionária solicita que os clientes não mexam nas instalações elétricas de seus imóveis, pois o fornecimento pode retomar antes do previsto.

Parnaíba ganha nova Central de Alternativas Penais e ampliação de unidade prisional

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) inaugurou, nesta quinta-feira (25), a nova sede da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) em Parnaíba, no litoral do estado.

O espaço está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro da cidade, e tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à ressocialização e ao acompanhamento de pessoas que cumprem medidas alternativas à prisão.

  • As alternativas penais são previstas na legislação brasileira e abrangem medidas como penas restritivas de direitos, suspensão condicional do processo e da pena, conciliação, mediação e práticas de justiça restaurativa. Também incluem medidas cautelares que podem substituir a prisão preventiva em situações específicas.

Segundo a Sejus, a inauguração ocorreu no mesmo dia em que o Governo do Estado entregou novas estruturas na Penitenciária Mista de Parnaíba, incluindo um refeitório e a ampliação do número de vagas na unidade prisional.

Foto: Ascom Sejus Piauí

Investimentos em estrutura e ressocialização

Durante a solenidade, o gerente da Penitenciária Mista de Parnaíba, Vinicius Rodrigues, destacou que os investimentos beneficiam tanto os internos quanto os profissionais que atuam na unidade.

“Essas melhorias contemplam duas grandes frentes: melhores condições de acolhimento e dignidade para os presos e melhores condições para quem trabalha na unidade. A logística faz toda a diferença. Não é apenas chegar e encarcerar. Existe todo um caminho que precisa ser percorrido para que o trabalho seja realizado”, afirmou.

Segundo ele, a ampliação da estrutura contribui diretamente para o fortalecimento das ações de ressocialização.

“Esse refeitório traz dignidade não apenas para os policiais, mas também para os internos. A ampliação do número de vagas possibilita um trabalho ainda melhor, principalmente nas ações de ressocialização. Vamos trabalhar firmemente a disciplina, mas também projetos, educação e atendimentos espirituais para que possamos contribuir para a transformação dessas pessoas”, ressaltou.

Foto: Ascom Sejus Piauí

Ampliação de vagas e combate à superlotação

O secretário de Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, ressaltou que os investimentos fazem parte do planejamento da atual gestão para ampliar a capacidade e melhorar as condições do sistema penitenciário estadual.

“Aqui em Parnaíba estamos entregando hoje 100 vagas. Daqui a dois meses, entregaremos mais 100. A unidade começou com 176 vagas e passará a contar com mais de 600. Isso mostra que estamos praticamente triplicando a capacidade da unidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, a ampliação da estrutura é fundamental para garantir condições adequadas de reintegração social. “Só é possível realizar um trabalho de reintegração social, promover oportunidades de trabalho e educação, se houver condições adequadas. Isso passa pela quantidade de vagas, pela qualidade das estruturas e pelo reforço do efetivo”, destacou.

Heitor Bezerra informou ainda que a unidade recebeu recentemente 28 novos policiais penais e conta com uma equipe multiprofissional para atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência religiosa. Questionado sobre o acompanhamento dos egressos do sistema prisional, o secretário destacou o trabalho desenvolvido pelo programa Foco Social.

“No Piauí, temos o Foco Social, que acompanha mais de 2 mil pessoas que já cumpriram suas penas e hoje estão sendo reintegradas por meio de atividades que contribuem para uma vida digna”, afirmou.

O secretário também comentou o cenário da superlotação carcerária, problema enfrentado pela maior parte dos estados brasileiros.

“Quando assumimos a Secretaria de Justiça, tínhamos cerca de 3 mil vagas e 5.300 pessoas privadas de liberdade. Hoje, temos mais de 4.870 vagas e a população carcerária ultrapassa 8.500 internos. Até o fim da gestão, com as obras previstas, devemos alcançar mais de 6 mil vagas no sistema prisional do estado”, explicou.

Segundo ele, a construção de novas estruturas e a melhoria das condições de trabalho dos policiais penais refletem diretamente na segurança e no processo de ressocialização.

“Quem chega com uma solução simples para o sistema prisional está equivocado. A solução é complexa e passa por diversas medidas. Estamos investindo em estruturas, reforço de efetivo, educação e trabalho para que possamos entregar um sistema mais humanizado e que gere resultados para toda a sociedade”, concluiu.

DonaMana Água Mineral

Envie uma mensagem para Agua DonaMana no WhatsApp clicando aqui.


 

JIU-JITSU com a HAMMEARD PARNAÍBA

STF decreta ponto facultativo no dia do jogo do Brasil pela Copa do Mundo


O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de 2026. O Brasil entra em campo às 14h (horário de Brasília) em confronto válido pelas oitavas de final do Mundial.

Com a medida, o expediente na Corte será flexibilizado, permitindo que ministros, servidores e colaboradores acompanhem a participação da equipe brasileira na competição.

A adoção de ponto facultativo em dias de jogos da Seleção tem sido uma prática adotada por diversos órgãos públicos em grandes competições internacionais, especialmente quando as partidas ocorrem durante o horário de expediente.

Outras instituições públicas e privadas podem optar por ajustes em seus horários de funcionamento, mas a decisão cabe a cada órgão ou empresa.

ATENDIMENTO MÉDICO SESI: Clínico Geral Dr. Raimundo Viana

 

Governador Rafael Fonteles anuncia primeira exportação do Porto de Luís Correia com navio de 110 mil toneladas de minério

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou que, nos próximos dias, o Porto de Luís Correia realizará sua primeira operação comercial de exportação, com o embarque de um navio carregado com, no mínimo, 110 mil toneladas de minério de ferro. Segundo o chefe do Executivo, a operação já recebeu as autorizações necessárias da Receita Federal, da Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), marcando o início das atividades logísticas do terminal portuário piauiense.

"Tem a ver com a história do Piauí, que é o único estado, era o único estado com litoral e sem operação logística portuária. E agora nós, além de superarmos o desafio da engenharia, que era o que se relatava, que não era possível pela impossibilidade da engenharia, nós já estamos fazendo a primeira operação comercial do porto, numa área muito difícil, que é a área do minério de ferro. Então, teremos uma exportação devidamente homologada pela Receita Federal, pela Marinha do Brasil e pela ANTAC, que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, de um navio de 110 mil toneladas de minério de ferro", detalhou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1

Rafael Fonteles

De acordo com Rafael Fonteles, a exportação deverá ocorrer nos próximos dias, embora uma data específica ainda não tenha sido divulgada. O governador afirmou que a carga inicial poderá atingir entre 110 mil e 120 mil toneladas de minério de ferro, capacidade que, segundo ele, supera movimentações registradas historicamente em outros portos da região Nordeste.

“Então, um navio de 110 a 120 mil toneladas é um navio cargueiro de capacidade maior do que já tivemos na história inteira dos portos aqui do nosso estado vizinho, irmão do Ceará. Então, é realmente algo histórico, uma operação em tempo recorde, porque ninguém coloca para funcionar o porto, não é comum se colocar um porto para funcionar em menos de três anos, ainda mais um porto com os desafios que a gente sempre teve de mais de 110 anos”, declarou o governador.

PÓS-TÉCNICA EM OBSTETRICIA E NEONATOLOGIA


Matrículas falar com a enfermeira Clara Pessoa no contato 86998625294 

Governador Rafael Fonteles empossa 137 novos servidores e destaca modernização do serviço público

O governador Rafael Fonteles nomeou, nesta quarta-feira (24/06), 137 candidatos aprovados em concursos públicos para reforçar áreas estratégicas da administração estadual. As nomeações contemplam cinco órgãos estaduais e são referentes ao concurso organizado pela Secretaria da Administração (Sead), ocorrido em 2024. Entre os nomeados estão 80 servidores para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), 21 para a Secretaria da Administração (Sead), 16 para a Secretaria do Planejamento (Seplan), 10 para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e 10 para a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev).

Foram empossados analistas governamentais e previdenciários, além de 10 aprovados para o cargo de procurador substituto da PGE e 80 aprovados para a Sefaz, sendo 20 auditores fiscais, 10 analistas do Tesouro, 40 agentes de tributos e 10 auditores governamentais.

Durante o evento, Rafael Fonteles destacou a importância da chegada dos novos servidores e comentou que o serviço público deve inovar para atender às demandas da sociedade, com mais velocidade e mais eficiência.

“Estamos hoje nomeando 137 novos servidores, que ingressam no serviço público após concursos dificílimos. Foram selecionados profissionais de alto nível para atuar como auditores fiscais, analistas do Tesouro, auditores governamentais, agentes de tributos, analistas de governo e analistas previdenciários, além de novos procuradores do Estado”, ressaltou o governador.

Foto: Gabriel Paulino

Rafael Fonteles completa que o serviço público é quem mais precisa inovar para atender às demandas da sociedade com mais velocidade, capilaridade e eficiência. “Nossa expectativa é que esses servidores atuem como servidores do povo, mas também com essa perspectiva de inovação, mostrando que o setor público pode e deve inovar, como já acontece no Piauí em diversas áreas que estão sendo copiadas Brasil afora”, afirmou o governador.

Foto: Gabriel Paulino

O secretário da Administração, Samuel Nascimento, ressaltou a política contínua de ingresso de servidores efetivos e os investimentos na valorização do funcionalismo público. “Ao longo dos últimos anos, nós tivemos nomeações de servidores públicos efetivos em diversas carreiras, nas áreas de segurança, educação, saúde e também em campos estruturantes do governo como Fazenda, Planejamento e Administração. Além disso, nos anos de 2024, 2025 e 2026 fizemos reajustes acima da inflação para recompor a renda dos servidores e preservar seu poder de consumo”, destacou o gestor.

Foto: Gabriel Paulino

Uma das servidoras nomeadas, Yrlane Santos, que passa a atuar como agente de tributos da Sefaz, falou sobre a conquista. “Fiquei muito feliz com essa nomeação e me sinto preparada para o trabalho. Passamos por um treinamento de cerca de um mês, reforçando a legislação e os sistemas que vamos utilizar. Foi uma rotina de estudo intensa, mas quando chega o resultado da nomeação, vemos que toda a batalha valeu a pena”, disse a concursada.

Desse mesmo concurso, já haviam sido nomeados anteriormente 63 aprovados, sendo 26 analistas governamentais para a Sead, 25 para a Seplan e 12 analistas previdenciários para a PiauíPrev.

Os candidatos passaram por diversas etapas, incluindo provas objetivas, discursivas, avaliação de títulos e curso de formação.

Foto: Gabriel Paulino

 

TCE bloqueia pagamentos da Prefeitura de Parnaíba a empresa contratada para processos seletivos

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou que a Prefeitura Municipal de Parnaíba, adminsitrada pelo prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito, se abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa Passaporte PDH – Seleção e Desenvolvimento Humano, Assessoria e Consultoria Técnica, contratada para realizar dois processos seletivos simplificados no município. A decisão, do conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo, atende parcialmente a um pedido de suspensão apresentado em denúncia que questiona a regularidade da contratação.

Francisco Emanuel, prefeito de ParnaíbaFrancisco Emanuel, prefeito de Parnaíba

A denúncia aponta supostas irregularidades na contratação da empresa para conduzir os Processos Seletivos Simplificados de número 001/2026, vinculado à Secretaria de Educação, e 002/2026, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Segundo o denunciante, haveria falta de clareza sobre o procedimento licitatório utilizado, deficiência no detalhamento do que foi efetivamente contratado, fragmentação irregular da despesa entre as duas secretarias e dúvidas sobre a capacidade técnica da empresa para realizar os certames.

Os representantes da Prefeitura de Parnaíba, intimados a se manifestar, apresentaram justificativas que indicam, segundo a decisão, que a contratação decorreu de um pregão eletrônico regularmente realizado, e que a existência de contratos separados para cada secretaria se justificaria pela divisão orçamentária entre as duas pastas. A empresa contratada também apresentou documentos para comprovar sua qualificação técnica. Ainda assim, o relator entendeu que esses elementos não são suficientes para descartar, por ora, a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a regularidade da contratação.

Apesar de não ter encontrado motivos para suspender os processos seletivos em andamento, o conselheiro identificou um ponto que demanda cautela imediata. A denúncia menciona a emissão de empenhos que somam R$ 310.153,44 vinculados aos contratos firmados com a empresa. Embora os representantes do município tenham informado que ainda não houve liquidação ou pagamento desses valores, e que a remuneração da empresa ocorreria por meio das taxas de inscrição pagas pelos próprios candidatos, o relator considerou prudente impedir qualquer movimentação de recursos públicos em favor da contratada até que a Corte conclua a análise do caso. 

A decisão cautelar bloqueia, especificamente, qualquer pagamento, liquidação, transferência, repasse ou desembolso de recursos municipais em benefício da empresa, até que o Tribunal de Contas se manifeste de forma definitiva sobre o assunto. O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e demais gestores municipais ligados às secretarias envolvidas foram cientificados sobre o teor da decisão, que não impede a continuidade dos processos seletivos simplificados, mas veda qualquer movimentação financeira relacionada ao contrato sob suspeita enquanto durar a apuração. (Lupa1)

DROGARIA SOUSA - Promoção de Medicamentos e Fraldas

Promoção de Medicamentos e Fraldas. Na lojas matriz da Rua Pedro II, 1060 no Centro e da Av. Pinheiro Machado, 1082 no Pindorama.







Chuva intensa surpreende moradores e interrompe programação na Beira-Rio em Parnaíba

Embora o mês de junho costume registrar as últimas precipitações da temporada chuvosa no litoral piauiense, a forte chuva que atingiu Parnaíba e parte da região na tarde, noite e madrugada desta quinta-feira surpreendeu moradores pelo grande volume de água acumulado em poucas horas.

A precipitação, considerada atípica para o período, deixou muita gente impressionada e provocou transtornos em alguns pontos da cidade. Na Avenida Beira-Rio, onde uma multidão acompanhava a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo, o público precisou deixar o local temporariamente em busca de abrigo devido à intensidade da chuva.

Após uma breve estiagem, a chuva voltou a cair durante a madrugada, reforçando a sensação de mudanças no comportamento climático da região.

Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto a possibilidade de chuvas esporádicas para o período, mas a intensidade do fenômeno chamou a atenção dos parnaibanos.

Agropecuária Industria e Comercio Santos Ltda. - ARROZ LONGÁ

Rua Dr. João Goulart, 810 no Bairro São José em Parnaíba(PI). Cep 64218- 030 - Fone: 86 33212377.

Michelle Bolsonaro diz ter sido desrespeitada por Flávio Bolsonaro em ligação: "me tratou mal"


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (24), que foi desrespeitada e maltratada pelo senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) durante uma conversa telefônica sobre os rumos do Partido Liberal (PL) no Ceará.

“Ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para dizer o que me disse, teria sido melhor que não tivesse ligado. Foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, respondi que tudo bem”, declarou.

Segundo Michelle, o episódio ocorreu após ela se posicionar contra a articulação conduzida por lideranças do PL no Ceará para uma possível composição com Ciro Gomes (PSDB) já no primeiro turno da disputa estadual.

No vídeo, a ex-primeira-dama defendeu que a direita apoie a pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo do estado e voltou a criticar Ciro Gomes.

Michelle relembrou declarações de Ciro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o ex-governador contribuiu para a inelegibilidade do ex-chefe do Palácio do Planalto.

“Ciro não terá meu apoio nunca e, na minha opinião, não deveria ter o apoio de ninguém da direita que apoia Bolsonaro”, disse.

A ex-primeira-dama também aproveitou o pronunciamento para rebater críticas direcionadas a ela. “Agora, vou desmentir as narrativas e notícias que circulam na imprensa”, afirmou.

Michelle revelou ainda que sua relação com Flávio Bolsonaro atravessa um momento de desgaste. Segundo ela, o senador frequenta sua residência regularmente, mas evita conversar diretamente com ela.

“O Flávio vai à minha casa toda semana. Mais de uma vez. Se ele realmente quisesse falar comigo, já teria falado”, declarou.

Ela também acusou os filhos de Jair Bolsonaro de agirem de forma coordenada ao responder publicamente às suas críticas.

“Os irmãos se uniram, de forma coordenada, com textos muito parecidos entre si. Parecia algo combinado, premeditado”, afirmou.

Michelle disse que já não se sente atingida pelos ataques direcionados a ela, mas demonstrou preocupação com a filha Laura Bolsonaro, ainda menor de idade.

“Será que eles pensam no que estão provocando na vida da minha filha?”, questionou.

Ao rebater críticas de que não teria experiência política, Michelle destacou seu trabalho à frente do PL Mulher.

“Sou presidente nacional do PL Mulher. Viajei o Brasil inteiro, montei diretorias nos 27 estados e no Distrito Federal, ajudei a eleger 1.005 mulheres em 2024. Mas, para ele e para alguns ao seu redor, eu não entendo de política”, afirmou.(GP1)

SENAI: Matriculas abertas para diversos cursos em Parnaíba




Polícia Civil encaminha dois presos para audiência de custódia em Parnaíba

A Polícia Civil do Piauí encaminhou, na manhã desta quinta-feira (25), dois homens para o Núcleo de Audiência de Custódia da Comarca de Parnaíba.

Confira a relação dos conduzidos e os respectivos crimes atribuídos:

André da Silva Matias, 38 anos – preso em flagrante pelo crime de ameaça no contexto da Lei Maria da Penha.

Edileuto Lopes Aragão, 67 anos – preso em flagrante pelo crime de maus-tratos a cães e gatos, com base na legislação de crimes ambientais.

Após os procedimentos realizados na Central de Flagrantes, os dois permanecem à disposição da Justiça e passarão pela audiência de custódia, ocasião em que o Poder Judiciário avaliará a legalidade das prisões e decidirá sobre a manutenção da custódia, concessão de liberdade provisória ou aplicação de medidas cautelares.

Os investigados têm assegurados o direito ao contraditório e à ampla defesa durante o andamento dos processos judiciais.

ESPECIALIDADES: HMB - Hospital Marques Basto em Parnaíba










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...