23 de jun. de 2026
22 de jun. de 2026
Manutenção na rede de abastecimento de água ficará interrompido o fornecimento nesta terça (23)
COMUNICADO PARA PARNAÍBA
A Águas do Piauí informa que realizará, nesta terça-feira (23), uma manutenção emergencial para correção de vazamentos na rede de abastecimento em Parnaíba. Os serviços ocorrerão em três pontos distintos, sendo nos bairros Cantagalo, São Francisco da Guarita e Pindorama, e iniciarão às 7h30 com previsão de conclusão até as 17h.
Durante a execução dos reparos, o fornecimento de água ficará temporariamente comprometido nos bairros São Benedito, Frei Higino, Reis Veloso, João XXIII, Planalto, São Judas Tadeu, Chafariz, Catanduvas, Floriópolis, Jardim Atlântico, Jardim Vitória, Conviver, Portinho, Ceará, Bebedouro, Boa Esperança, São Francisco, Pindorama, Bairro do Carmo, Nova Parnaíba, São José, Centro, Mendonça Clark e Bairro de Fátima.
A concessionária orienta que a população faça reservação antecipada de água e, ao longo do dia, use o recurso de forma mais ainda mais consciente. Após a conclusão das manutenções, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa, podendo levar mais tempo para ser normalizado nas áreas mais elevadas da cidade.
A Águas do Piauí reforça que seus canais de atendimento seguem à disposição da população, inclusive para o registro de demandas emergenciais, são eles: o 0800 223 2000, que recebe ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br. A concessionária agradece a compreensão da população.
AtlasIntel: Rafael Fonteles lidera com 63,5% e amplia vantagem na corrida pelo Governo do Piauí
Pesquisa AtlasIntel/Meio Norte divulgada nesta segunda-feira (22/06) aponta que o governador Rafael Fonteles (PT) mantém ampla liderança na disputa pelo Governo do Piauí. Segundo o levantamento, ele aparece com 63,5% das intenções de voto em um cenário estimulado para as eleições de 2026.
Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Se esses fossem os candidatos, em quem você votaria nas próximas eleições para governador do Piauí?”. Confira os resultados:
- Rafael Fonteles (PT): 63,5%;
- Joel Rodrigues (PP): 22,9%;
- Toni Rodrigues (PL): 3,5%;
- Elizeu Aguiar (Novo): 1%;
- Gisvaldo Oliveira (PSOL): 1%;
- Mainha (Podemos): 0,5%;
- Ravenna Castro (Democrata): 0,2%;
- Lourdes Melo (PCO): 0,1%;
- Brancos e nulos: 5,6%;
- Indecisos: 3,3%.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio, Rafael Fonteles apresentou estabilidade, passando de 63,4% para 63,5%. Já Joel Rodrigues oscilou de 24,7% para 22,9%, dentro da margem de erro do levantamento.
A pesquisa foi encomendada pela AtlasIntel em parceria com o Meio Norte e ouviu 1.197 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 16 e 21 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PI-00806/2026 e BR-08344/2026.
PM apreende pistola 9mm após disparos em via pública no bairro Planalto, em Parnaíba
A Polícia Militar do Piauí, por meio do 27º Batalhão Mont Serrat, atendeu na manhã desta segunda-feira (22) uma ocorrência de disparos de arma de fogo em via pública e possível situação de violência doméstica no cruzamento da Rua Pedro Machado de Morais com a Projetada 216, no bairro Planalto, em Parnaíba.
Ao chegar ao local, os policiais foram informados por moradores sobre uma discussão envolvendo um casal, durante a qual teriam sido efetuados disparos de arma de fogo. Ainda nas proximidades, com auxílio de populares, a equipe visualizou o casal deixando a área em uma motocicleta.
Durante o acompanhamento tático, os suspeitos foram abordados e, na revista pessoal, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 milímetros, municiada com 11 cartuchos intactos, em posse de Francisco das Chagas Lima de Araújo. Segundo a PM, a arma apresentava a numeração suprimida.
No bolso da bermuda do suspeito foi localizado um cartucho deflagrado. No local onde os disparos teriam ocorrido, os policiais encontraram outro estojo de munição deflagrada.
O casal foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba. De acordo com a Polícia Militar, a companheira do acusado informou que não tinha interesse em representar criminalmente contra ele, afirmando que teria ocorrido apenas uma discussão de casal.
Em razão da apreensão da arma de fogo e dos disparos efetuados em via pública, Francisco das Chagas Lima de Araújo foi autuado em flagrante e permanecerá à disposição da Justiça, devendo passar por audiência de custódia nesta terça-feira (23).
Tríduo e Festa de São João Batista movimentam comunidade do Alto do Batista em Parnaíba
A comunidade do Alto do Batista, localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, celebra de 21 a 24 de junho o tradicional Tríduo e Festa em honra a São João Batista, padroeiro da localidade.
A programação religiosa reúne fiéis, famílias e visitantes em momentos de oração, celebrações litúrgicas e confraternização, fortalecendo a fé e preservando uma das mais tradicionais manifestações religiosas da região.
Durante os quatro dias de festividades, serão realizadas missas, novenas e homenagens ao santo precursor de Jesus Cristo, além de atividades sociais que promovem a integração da comunidade.
O encerramento acontece no dia 24 de junho, data dedicada a São João Batista, com celebrações especiais e a participação de devotos de diversas comunidades de Parnaíba e municípios vizinhos.
A festa é organizada pela comunidade católica local e representa um importante momento de devoção, tradição e convivência fraterna na Ilha Grande de Santa Isabel.
DR. FELIPE MACHADO: Clinica Praiana Med
Dr Felipe Machado
Ortopedista
Crm pi 3658 , RQE 986
Atende praiana med , 📞86995966970 , Parnaíba Pi
Atende Praiana LC , Luis Correia , 📞86995498888 ,
Após encontro com presidente Lula no Planalto, Flávio Nogueira se reuniu com lideranças políticas e sindicais
TERESINA/PI
"Meu respeito e gratidão a todos os vigilantes que, com dedicação e responsabilidade, contribuem diariamente para a proteção da sociedade", finalizou o deputado Flávio Nogueira.
PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. JOSÉ MARCELINO PEREIRA DE OLIVEIRA, 71 anos de idade, falecido às 06h 30min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para o Povoado Marruazinho, zona rural de Esperantina-PI, onde foi velado e sepultado.
2. NATIMORTO DE MARIA SALETE DOS SALES, falecido às 15h do dia (20.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi removido direto para o cemitério Santana.
3. MANOEL DE JESUS PEREIRA DE OLIVEIRA, 56 anos de idade, falecido às 19h 40min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Manoel de Souza, n°150 em Luís Correia-PI. O sepultamento no cemitério do Povoado Tabual, zona rural de Tutóia-PI.
4. FRANCISCO CANDEIRA DE ALBUQUERQUE, 74 anos de idade, falecido às 17h 20min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi
velado no SALÃO DE VELÓRIO VIP DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério São Sebastião.
5. FRANCISCO FREITAS TOMAZ, 88 anos de idade, falecido às 11h 20min do dia (20.06.2026) no SAMU de Parnaíba-PI. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO I DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério Santana.
6. FLORISA RODRIGUESDE SOUSA ARAÚJO, 62 anos de idade, falecida às 20h do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Piripiri-PI, onde foi velado e sepultado.
7. MARIA CELESTE SALES, 76 anos de idade, falecida às 10h 55min do dia (21.06.2026) em sua residência na Rua Chagas Costa, n°1151, Bairro Bel Vista em Joaquim Pires-PI, onde foi velada. O sepultamento ocorreu às 06h de hoje (22.06.2026) no cemitério da cidade.
8. ANTÔNIO LÚCIO SANTOS SOUSA, 72 anos de idade, falecido às 06h 08min de hoje (22.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado
no SALÃO DE VELÓRIO II DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 08h de amanhã (23.06.2026) no cemitério da Fraternidade.
9. OTÁVIO ASSIS DO NASCIMENTO, 68 anos de idade, falecido às 08h do dia (22.06.2026) em domicilio no Conjunto Dom Rufino II, Q A4, C 03, Bairro Primavera, onde está sendo velado. O sepultamento será logo mais às 17h 30min no cemitério São Sebastião.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.
Parnaíba – PI, 22 de junho de 2026.
OPA ultrapassa 240 mil votos e mostra força da participação popular no Piauí; propostas eleitas serão divulgadas na sexta (26)
O Orçamento Participativo Digital (OPA), iniciativa do Governo do Piauí, encerrou, neste domingo (21), mais uma votação com um número expressivo de participação popular: mais de 240 mil votos registrados em 10 dias de votação. Agora, os dados passam por análise e validação da equipe de tecnologia da plataforma Colab, garantindo a segurança e a transparência do processo. O resultado, com a lista das propostas eleitas, será divulgado no próximo dia 26 de junho.
Nesta edição, 499 entidades comunitárias inscreveram 1.034 propostas. Após análise técnica, documental e orçamentária, 800 foram consideradas viáveis e seguiram para votação popular, contemplando áreas essenciais como mobilidade urbana, esporte e lazer, cultura, segurança e justiça, produtividade e agricultura, além de transformação digital.

A votação foi realizada de forma 100% digital nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, ampliando o acesso da população e fortalecendo a participação cidadã.
Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, o volume de votos demonstra o engajamento da população com o programa. “Alcançar mais de 240 mil participações em um processo totalmente digital mostra que a população acredita no OPA e quer fazer parte das decisões. É uma votação expressiva, que reforça o compromisso do Governo do Estado em ouvir as pessoas e transformar essa participação em obras e melhorias reais para as comunidades”, destacou o gestor.
Resultado
O resultado com a lista final das propostas eleitas será divulgado no dia 26 de junho, no site da Secretaria do Planejamento (seplan.pi.gov.br) e nas redes sociais do OPA e da Seplan (@opapiaui e @seplan_pi).
OPA
Criado em 2023, o Orçamento Participativo Digital se consolida como uma das principais ferramentas de participação cidadã no estado. Ao longo de suas edições, o programa já soma 825 entidades participantes, 4.171 propostas cadastradas, 364 propostas eleitas e investimentos superiores a R$ 211 milhões, promovendo melhorias concretas e fortalecendo a democracia participativa no Piauí.

DROGARIA SOUSA - Promoção de Medicamentos e Fraldas
Promoção de Medicamentos e Fraldas. Na lojas matriz da Rua Pedro II, 1060 no Centro e da Av. Pinheiro Machado, 1082 no Pindorama.
Rafael Fonteles defende integração na saúde e afirma que "SUS não tem partido"
O governador Rafael Fonteles defendeu a ampliação da integração entre os entes federativos na área da saúde e afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar acima de disputas político-eleitorais. A declaração foi dada ao comentar sobre os desafios da regulação de pacientes e do acesso a consultas especializadas e exames.
Segundo o governador, apesar dos avanços proporcionados pelo programa Piauí Saúde Digital e pela expansão das centrais de diagnóstico, o principal desafio da saúde pública continua sendo a articulação entre municípios, Estado e Ministério da Saúde para garantir o atendimento da população.
"O que nós precisamos evoluir é aumentar essa integração entre o município, o Estado e o Ministério da Saúde. O SUS não tem lado, não tem partido. Não pode haver discussão política ou politizada quando se trata de saúde pública. Da nossa parte, sempre estaremos à disposição para ampliar essa integração, sobretudo no tema da regulação. Esse é o maior desafio que temos hoje na saúde pública e exige cooperação entre todos os entes", afirmou durante a inauguração da 12ª Central de Diagnóstico do Piauí, em Teresina.
O governador explicou que o modelo de gestão do SUS torna a regulação um processo complexo. Embora cidades como Teresina, Parnaíba e Picos tenham gestão plena da saúde e controlem suas filas de atendimento, boa parte dos equipamentos hospitalares e especializados pertence ao Governo do Estado. Além disso, esses municípios atendem pacientes encaminhados de diversas cidades do interior.
"A regulação entre o município menor, o município maior, o Estado e o Ministério é o grande desafio. É preciso muito espírito público, muita vontade de cooperar e muita dedicação das equipes. Uma coisa é comandar sua própria equipe, outra é integrar-se com uma equipe que você não comanda. Por isso, tenho convicção de que existe disposição para cooperar, independentemente de questões político-eleitorais", declarou.
Nova Policlínica
Durante a entrevista, o governador também comentou a discussão sobre a futura Policlínica de Teresina, cuja ordem de serviço foi assinada recentemente. Ele afirmou que cada ente federativo possui limitações orçamentárias próprias e defendeu que a prioridade seja aperfeiçoar os equipamentos já existentes, sem deixar de investir na ampliação da rede.
"Mais do que termos equipamentos novos, mais leitos e mais profissionais, que também são necessários, o grande desafio é integrar o que já existe para funcionar cada vez melhor. Esse é o nosso espírito. Não é um jogo de empurrar responsabilidades. É uma cooperação para melhorar o atendimento à população. Só a cooperação vai superar desafios como a regulação e o financiamento do Sistema Único de Saúde", concluiu.
Atualmente, o Piauí conta com 12 Centrais de Diagnóstico em funcionamento. A meta do Governo do Estado é chegar a 16 unidades nos próximos meses e, futuramente, implantar uma central em cada uma das 28 microrregiões piauienses, garantindo que a população precise se deslocar no máximo 100 quilômetros para realizar exames especializados.
Mulher é detida com 40 aves silvestres mantidas ilegalmente em Buriti dos Lopes
Uma pessoa foi detida e 40 aves silvestres foram resgatadas durante uma fiscalização ambiental realizada no domingo (21), em Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.
Conforme a Polícia Militar Ambiental, foram recebidas denúncias sobre a manutenção irregular e a possível comercialização de animais silvestres.
Durante a averiguação, os policiais localizaram diversas aves mantidas em situação irregular em uma residência. Entre os animais apreendidos estavam pássaros popularmente conhecidos como bigode e marreca.
Foto: Polícia Militar do Piauí
A responsável pelo imóvel foi conduzida à Central de Flagrantes de Parnaíba, juntamente com os animais apreendidos, para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.
As aves apreendidas deverão passar pelos procedimentos previstos pelos órgãos competentes para avaliação e destinação adequadas.(cidadeverde.com)
Levantamento divulgado pela 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) aponta crescimento dos acidentes em Parnaíba.


Enquanto isso a polícia local assiste e registra tudo, não há muito o que se fazer quando a cultura local é isso: dirigir sem regras. Parnaíba há alguns anos atrás sequer tinha regra de trânsito; era tudo calçamento, e isso ainda parece estar na mente dos condutores; os mais jovens idem, exemplo pega e fica.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)






.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)



.jpeg)