1 de jun. de 2025

SESI CULTURA PIAUÍ - UMA NOITE DANÇANTE!

A coordenadora do FESTIVAL DE DANÇA do SESI, Mônica Karine Pessoa, com as tops, Fátima Sampaio e Natasha Rodrigues. 

- Uma noite dedicado a dança e suas manifestações, que vai ficar registrada no calendário cultural da cidade, foi a realização do Festival de Dança do SESI, que teve seu momento de glória na noite do dia 31 de maio, com o palco montado no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, o Verdinho, com a revelação de novos talentos da dança litorânea. 

O Diretor Administrativo da FIEPI, Edgard Ataíde e o empresário Antônio de Pádua Brito. 

- Uma grande produção foi montada, para a apresentação de 10 grupos e artistas da terrinha, que colocaram em cena toda a vocação para a dança, apresentadas em belas coreografias, performances e figurinos, cada qual representando o seu estilo. Um conceituado corpo de jurados, composto por nomes de destaques, apreciaram a apresentação de cada grupo, e escolheram, o Studio Ballet Will Ferreira, como o grande vencedor da noite, que levou o prêmio de 8 mil reais. No segundo lugar, ficou a Associação Capoeira Engenho, levando o cheque de 6 mil reais. E na terceira colocação, o dueto Pás de Dó, levando para casa o cheque de 4 mil reais. 

O presidente de Sindicato da Indústria de Gesso, Dario Mesquita. 

- Um evento cultural que marca toda a iniciativa do presidente da FIEPI, Zé Filho, em apoiar ações que levem a cultura e a arte, para a classe trabalhadora da cidade e a população em geral. O Festival foi coordenado pela cerimonialista Mônica Karine Lopes Pessoa. Depois das disputas no palco, o evento foi embalado com show musical da cantora Camila Portela, tornando a noite mais dançante ainda. As tops Natasha Rodrigues e Fátima Sampaio, da agência SHEEPMODELS, fizeram parte da recepção do evento, usando looks MODA PARAÍBA e com produção de make da maquiadora Layanne Campos. 

O empresário Abdoral Furtado com sua amada, Graça, filha e netas. 
O vereador David Soares com o jornalista Arlindo Leão. 
O historiador e professor Luiz Orlando Martins, coordenou o grupo de jurados da noite. 
A nutricionista Veruska Pinto, do staff da FIEPI. 
Álbum de família, para o político Carlsom Pessoa, com sua amada Mônica Karine, o filho, João Pedro, a nora Adryelle e a netinha, Maria Ester. 
A jornalista Lívia Pessoa, veio especialmente de Teresina, registrar o evento. 
As tops Fátima Sampaio e Natasha Rodrigues, com make up de Layanne Campos. 






By Carneiro Jr.

HOMEM MORRE NO HEDA APÓS SER VÍTIMA DE ESPANCAMENTO NO BAIRRO SÃO VICENTE DE PAULA EM PARNAÍBA

 


O auxiliar de serviços, Marcos Antonio Alves Rodrigues de 38 anos foi espancado e esfaqueado por elementos ainda não identificados na noite deste sábado (31), na Rua Padre Cícero, bairro São Vicente de Paula em Parnaíba. 

A vítima foi socorrida para o pronto socorro do Heda, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 3hs da madrugada deste domingo (1º).

O corpo foi removido para o IML e liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento. O caso vai ser investigado pela Polícia Cívil.



Informações do Portal do Catita 

Lançada a 4ª edição da Feira Literária de Barra Grande, em Cajueiro da Praia/PI

 O lançamento da IV FLIBG – Feira literária de Barra Grande, na Villa dos Poetas Pousada, no povoado de Barra Grande/ Cajueiro da Praia/PI, na quinta feira(29), contou com a presença de autoridades, como a vice prefeita da cidade, Nathália Régia, Secretária de Cultura, Marília e a Secretária de Educação do município, Elivânia Damasceno além de professores/as, escritores e escritoras e representantes de parceiros do evento como a SEDUC /PI, SEBRAE, Sesc Caixeiral, IFPI/Parnaíba. Os homenageados desta edição, a escritora Sônia Terra, enviou mensagem de agradecimento e apoio a feira e o escritor homenageado Claucio Ciarlini, compareceu ao evento .

A Coordenadora da FLIBG, Josilene Neres, destacou a importância da Feira, que vai conectar escritores e escritoras regionais de todo o país e que têm como um dos objetivos, incentivar crianças e jovens estudantes e a comunidade em geral, à leitura com diversas atividades durante três dias, além de movimentar o turismo e a economia local com a comercialização de livros, artesanato, gastronomia e rede hoteleira: “teremos a presença de grandes escritores e lançamentos de livros em rodas de conversas e palestras, contação de histórias, shows, performances literárias e a participação de escritores como o poeta piauiense que atualmente mora em São Paulo, Rubervam Du Nascimento e o poeta maranhense Fernando Abreu.
As novidades desta FLIBG incluem também o prêmio de literatura Kenard Kruel que vai contar com a premiação orquestrada pela ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS, e o lançamento do livro de redações dos alunos de Cajueiro da Praia premiados na edição passada da feira, e o 2º Concurso de Redação. Josilene também citou a doação de livros e o cheque livros, por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, um grande destaque da Feira, que segundo a escritora “vai facilitar aos alunos da rede pública a aquisição de publicações e grandes obras que muitos destes jovens não teriam condições de comprar”. A feira será em agosto e até lá muitas novidades ainda serão anunciadas, concluiu a cordenadora da FLIBG.
A IV Feira Literária de Barra Grande será realizada de 14 a 16 de agosto de 2025

Criança de 12 anos morre eletrocutada ao encostar em geladeira na cidade de Buriti dos Lopes

Uma criança de 12 anos, identificada como David Lopes Batista, morreu eletrocutada no final da tarde deste sábado (31), após sofrer uma descarga elétrica ao tocar em uma geladeira na cidade de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí.

O caso ocorreu por volta das 17h, em uma ocupação localizada atrás do Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa, na zona urbana do município. Segundo a perícia, a vítima sofreu uma descarga elétrica e morreu imediatamente – acidente doméstico.

De acordo com informações preliminares, o garoto jogava futebol e, ao retornar para casa, foi até a geladeira beber água. O eletrodoméstico, antigo, teria provocado uma descarga elétrica intensa, agravada pelo fato de o menino estar descalço e com o corpo úmido de suor.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. O 31º Batalhão da Polícia Militar foi chamado por populares e isolou o local para o trabalho da perícia.

A Polícia Científica confirmou que se tratou de um acidente doméstico e liberou o corpo para os familiares.

Por Rurik Araújo 

"Não adianta dizer que não sou candidato", diz Flávio Nogueira sobre Senado


O deputado federal Flávio Nogueira (PT) voltou a defender seu nome para disputar o Senado em 2026, na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles (PT). Em entrevista nessa sexta-feira (30), ele afirmou que existe hoje um “rolo compressor” contra sua pré-candidatura. Flávio Nogueira ressaltou que o governador ainda não definiu a composição da chapa e, por essa razão, nenhuma opção estaria descartada.

“Não adianta abafar, dizer que eu não sou candidato. Não notam o rolo compressor dizendo que a chapa já está formada? Não está. Ele [governador] falou isso publicamente? A palavra é dele”, afirmou o deputado federal.

PT precisa de mais senadores

Na avaliação de Flávio Nogueira, o Partido dos Trabalhadores precisa de mais senadores para fortalecer a base do presidente Lula (PT). “Isso é uma eleição nacional. Olha o que o Lula está sofrendo no Senado. Olha o que passou a Marina no Senado com os pseudo aliados. Será que o PT não quer um senador dele? Para dizer que é dele?”, completou o parlamentar.

Disputa interna

Na chapa majoritária há duas vagas para candidaturas ao Senado. Uma delas já é garantida ao senador Marcelo Castro (MDB), grande aliado do PT, e a outra vem sendo pleiteada tanto pelo deputado federal Júlio César (PSD) como por petistas, a exemplo de Flávio Nogueira.

Irmã Eva: Saiba quem é a freira que chamou a atenção pela beleza em Goiânia


Aos 21 anos, Irmã Eva, viralizou nas redes sociais após ser filmada vendendo artigos religiosos em Goiânia (GO). Ela é natural de Patos de Minas (MG) e antes de ser freira, Kamila Cardoso, seu nome de registro, participou de concursos de beleza e atuou como modelo. Com 18 anos, escolheu deixar tudo para trás para seguir uma escolha espiritual. Hoje, ela faz parte da Congregação Sancta Dei Genitrix, instituição comandada pelo padre ortodoxo José Ribamar R. Dias.

destaque nas redes sociais

Em um vídeo que ganhou a web e mostra irmã Eva, com trajes religiosos, oferecendo adereços de fé em uma via pública de Goiânia, o que mais chamou a atenção dos internautas foi sua beleza, que rapidamente gerou comparações e grande repercussão online. Mesmo com a repercussão, irmã Eva mantém a discrição sobre sua vida pessoal e segue dedicada à missão religiosa.

31 de mai. de 2025

Altos empata fora de casa com o Sampaio Corrêa e segue invicto na Série D


Mesmo perdendo por dois gols de diferença, o Altos foi atrás do resultado fora de casa e arrancou um empate em 2 a 2 com o Sampaio Corrêa, pela sétima rodada do Brasileirão Série D 2025. O embate foi neste sábado (31), no estádio Castelão, em São Luís. Com o empate, a situação das equipes na tabela na mudou, permanecendo na zona de classificação e voltando a se enfrentar na quarta-feira (11), em Teresina.

Retrospecto

Com o empate a situação das equipes no grupo 2 do Brasileirão Série D 2025 não mudou muito, permanecendo na zona de classificação. O Altos segue na liderança com 13 pontos. O Sampaio Corrêa perdeu uma posição e está na quarta posição com nove pontos.

Próximos compromissos

Em seus próximos compromissos pela competição, Altos e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar na quarta-feira (11), pela oitava rodada e inicio do returno do Brasileirão Série D 2025. O embate será no estádio Albertão, em Teresina, às 19h.

Serviço Reservado da PM cumpre mandado de prisão por condenação contra apenado no crime de roubo

A ordem judicial foi cumprida na Ilha de Santa Isabel em Parnaíba-PI

O Serviço de Inteligência da Policia Militar do Piauí - deu integral cumprimento ao mandado de prisão decorrente de condenação transitada em julgado no processo do crime de roubo, em face do nacional João Vieira dos Santos Neto, 31 anos, natural de Luís Correia-PI, com pena de 04 anos, 04 meses e 25 dias no regime fechado.

O mandado foi cumprido neste sábado, 31 de Maio de 2025. 

No domingo (1º/06/2025), João Vieira dos Santos Neto, será enviado para audiência de custódia. 

Regressão Cautelar

Vídeo mostra momento em que mulher é atropelada e arrastada por caminhonete no interior do Piauí

 Uma mulher de 59 anos, identificada como Maria de Lourdes Almeida Cardoso, morreu na manhã deste sábado (31/05), após ser atropelada por um carro enquanto andava de bicicleta na PI-301, em Cocal, no Norte do Piauí. Ela morava no bairro Ulisses.

Segundo informações, o acidente aconteceu quando um casal que viajava de Teresina para o litoral tentou ultrapassar uma motocicleta e acabou colidindo com a ciclista, que havia acabado de acessar a rodovia pela Rua Coronel Jonas.

Câmeras de segurança da região flagraram o momento do atropelamento. Maria de Lourdes morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.

A área foi isolada por equipes da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS). O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar os procedimentos e fez a remoção do corpo para o posto avançado do órgão em Parnaíba.

Foto: Reprodução

Piauí ganhará fábrica milionária com a geração de centenas de empregos; conheça

A fábrica de fertilizantes ficará na ZPE de Parnaíba.  | Reprodução

A fábrica de fertilizantes ficará na ZPE de Parnaíba. | Foto: Reprodução

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nesta quinta-feira (29), a implantação da MBF Fertilizantes na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral piauiense. A decisão representa um novo capítulo na industrialização do estado, com investimento estimado em R$ 221,5 milhões.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

A planta industrial terá como diferencial a produção de fertilizantes formulados com base em bioinsumos, priorizando métodos sustentáveis e eficazes para atender as necessidades do agronegócio atual. A proposta é unir eficiência produtiva com responsabilidade ambiental, dois pilares considerados indispensáveis para o futuro do setor.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Com a instalação da unidade, a previsão é de que 321 empregos diretos sejam gerados, além da ampliação de oportunidades em cadeias produtivas associadas. A iniciativa também pretende estimular o crescimento econômico regional, com impacto significativo tanto no setor industrial quanto no agrário. (Francy Teixeira)

A fama curta dos gansos. *Pádua Marques

 

Nestes dias de clima e tempo incertos, quando a gente acaba se aborrecendo com a ideia de andar com um guarda-chuva, passei pela centenária praça da Graça várias vezes e pude observar com certa tristeza que os gansos do lago já não estão com esta bola toda no tratamento dispensado. Pra quem nos primeiros dias de glória foram motivo de belas homenagens até com fonte iluminada no Natal e Ano Novo, tratados, como diria, a pão de ló, agora amargam o ostracismo.

Lembro a alegria de crianças, velhos, casais de namorados, professores, soldados, estudantes e toda sorte de gente tirando selfie pra mandar pros parentes no Cocal da Estação, Cocal de Telha, Brejo dos Anapurus, bairro São Vicente de Paulo, Bom Princípio, Catanduvas e Sabiazal, São Paulo, Brasília. Mostrando pra eles o que lá não tinha e que finalmente Parnaíba estava na relação de cidades elegantes! Tinha gente, como se diz, rindo com os paus!

O dia do abandono ao que parece chegou muito cedo pros gansos da praça da Graça. O sucesso foi curto, curtíssimo feito o desses cantores de funk, esses sertanejos lá de Goiás que ao que parece tem dado em penca feito pequi ou maxixe. Antes os gansos eram fotografados à larga. Todo mundo queria saber de onde eram e quem teve a ideia brilhante de colocar aquelas aves tão exóticas num lago, no meio de uma gente tão modesta.

Recordo agora de uma poesia antiga de minha autoria que é assim: Triste sina a das estátuas. Verões ou invernos, solitárias, mudas. Suportam o frio ou o calor intenso. E a insolência dos pombos e das águias. No caso dos gansos a insolência será o abandono. Lembro que eram vigiados vinte e quatro horas. Mais vigiados que uma creche ou uma escola. Tinha um tratador e um vigia pra ficar com as butecas de olhos bem abertas.

Ao menor gesto de alguém desavisado, uma criança que fosse, tentando se aproximar acima do permitido ou querendo dar comida, era repreendido na hora! Agora ninguém mais nem passa perto com o lago seco e os bichinhos procurando uma poça pra molhar o bico. Ninguém mais tira retrato.

Ninguém se aproxima com uma criança, um sobrinho, afilhado, netinho pra tirar uma selfie e depois mandar pra um parente distante. A fama acabou e a água ao que parece desceu pelo ralo junto. Uns devem estar dizendo pros outros, “que bom foi a nossa fama, mesmo que curta, companheiros”. Mas assim é a vida.

Ninguém diz o que está acontecendo. Ninguém mais tira selfie pra mandar pra madrinha lá na Tutoia dizendo que Parnaíba agora mais parece Paris ou Roma! Falando da capital da Itália, me recordo da história dos gansos do Capitólio.

Eram colocados pra alarmar ao menor sinal da presença de estranhos ou de inimigos. Eram tratados com patente de oficiais e recebiam comida no bico. Os da praça da Graça ao que parece nem tiveram tempo de aprender a lição de seus ancestrais e já estão mais por baixo do que rastro de búzio. 

* Pádua Marques, cronista, contista e romancista, membro da Academia Parnaibana de Letras e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. 

BANDEIRA VERMELHA: Conta de luz custará mais cara em junho, anuncia Aneel


 A bandeira tarifária das contas de energia passará para vermelha, no patamar 1, no mês de junho, anunciou nesta sexta-feira (30) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, esclarece a Aneel.

Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país.

Bandeiras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta de energia sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha tem dois patamares. No primeiro, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. No patamar dois, o valor passa para R$ 7,877 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.

Fonte Agencia Brasil

Festival de Dança no dia 31 de maio no Verdinho com Camila Portel e Grupo Raízes do Nordeste.

No próximo dia 31 de maio a partir das 19 horas, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí, realiza no Ginásio Verdinho, na rua Marechal Pires Ferreira, no bairro de Fátima, o Festival de Dança. O evento tem as participações especiais de Camila Portela e do Grupo Raízes do Nordeste

Festival Ilustra SESI premia jovens talentos em Parnaíba

Nesta sexta-feira (30), estudantes da Escola SESI Integrada Deputado Moraes Souza, em Parnaíba, foram homenageados durante a cerimônia de premiação do Festival Ilustra SESI. O evento reconheceu os melhores trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos, marcando o encerramento local do projeto que integra o Programa Nacional de Cultura do SESI.

A iniciativa, que conta com o apoio do presidente da FIEPI, Zé Filho, tem como objetivo promover a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo estudantil por meio da arte, transformando o ambiente escolar em um espaço de expressão e valorização cultural. As ilustrações produzidas abordaram temas que dialogam com o cotidiano e as vivências dos próprios alunos.

Representando o presidente da FIEPI, Zé Filho, o superintendente do SESI Piauí, Mardônio Souza de Neiva, destacou a relevância da arte na formação dos jovens. "A arte tem o poder de transformar. Transformar imaginação em realidade. Quando incentivamos nossos jovens a se expressarem, estamos também ajudando a formar cidadãos sensíveis, criativos e preparados para o mundo. É isso que buscamos com ações como o Ilustra SESI", reforçou durante o evento. 

Os estudantes premiados foram





> Festival Ilustra Sesi - Desenho Tradicional:  

- Maria Clara Keliane - 2°B

- Emili Maria Souza - 7°B

- Joana Ataíde - 3°A

> Festival Ilustra Sesi - Desenho Tecnológico:

- Caio Costa arruda - 3°B

- Gabriel Viera Carvalho- 3°B

- Vinicius Garces dos Santos - 9°A

Além disso, a equipe da escola parabenizou os participantes pela dedicação e agradeceu aos professores, familiares e colaboradores que incentivaram os estudantes ao longo do projeto.

“Foi um processo muito bonito de acompanhar, ver a alegria e a dedicação de cada aluno. Todos merecem o primeiro lugar depois de tantos desenhos fantásticos. O Sesi encontra diariamente na cultura uma ferramenta de transformar e fazer parte desse processo é extremamente prazeroso”, destacou Mônica Pessoa, coordenadora dos Projetos de Cultura do Sesi.

UTILIDADE PUBLICA - Procura-se gatinha de estimação

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...