30 de mai. de 2025

Ficou sem foto e digitais ao tirar seu Título de Eleitor?

 As eleitoras e os eleitores que já possuem título de eleitor mas não tiraram foto e nem tiveram suas digitais coletadas no momento do seu alistamento eleitoral são o público alvo do Projeto Biometria lançado nesta quinta-feira (29/5), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), com o objetivo de alcançar 100% do eleitorado piauiense com dados biométricos registrados no Cadastro Nacional de Eleitoras/Eleitores.

Esse grupo específico de cidadãs e cidadãos, cerca de 134 mil pessoas em todo o Piauí, até esta data, receberão uma mensagem automática da Justiça Eleitoral, pelo seu whatsapp cadastrado no momento do seu alistamento, solicitando o seu comparecimento ao cartório eleitoral para tirar sua fotografia e cadastrar suas digitais.

Ficou sem foto e digitais ao tirar seu Título de Eleitor? - (Divulgação/TRE)Divulgação/TRE
Ficou sem foto e digitais ao tirar seu Título de Eleitor?

Quem tem o e-Título salvo em seu celular, e faz parte desse contingente de pessoas sem foto e digitais, vai ver no aplicativo a informação de "biometria não coletada". Neste caso, a Justiça Eleitoral solicita o seu comparecimento ao cartório eleitoral para tirar sua foto e cadastrar suas digitais.

Caso você tenha dúvida se tirou a foto e teve as digitais coletadas consulte sua situação eleitoral no site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br > Clique em Situação eleitoral (à direita da tela) > Informe o número do título eleitoral ou CPF ou nome, e siga as instruções; ou use o link abaixo: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/

Se na consulta você constatar que está com biometria ausente ou não coletada, procure seu cartório eleitoral para fazer seu cadastramento biométrico.


Benefícios

A identificação biométrica torna o cadastro eleitoral fidedigno à realidade populacional brasileira apta ao exercício de seus direitos políticos, aumenta a confiabilidade do processo eleitoral e afasta incorreções na identificação de eleitoras e eleitores. Além disso proporciona o acesso a um número maior de serviços disponibilizados na plataforma Gov.br. 

Quem tem o título de eleitor e já tirou sua foto e teve suas digitais coletadas não participa desse projeto porque já tem seus dados biométricos cadastrados.

A falta de fotografia e de digitais no cadastro de algumas eleitoras e eleitores ocorreu por causa das medidas sanitárias impostas, em nível mundial, durante a pandemia de Covid-19, caracterizada como emergência de saúde pública, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, no período de 11 de março de 2020 a 5 de maio de 2023. Durante esse período, o alistamento eleitoral foi realizado online, sem o registro de biometria, e a identificação da eleitora e do eleitor, pela mesária ou mesário, na seção para a votação nas Eleições 2022, foi feita através da apresentação de um documento oficial com foto.

Antes da pandemia, o Estado do Piauí havia alcançado o índice de 100% de eleitoras e eleitores cadastrados biometricamente. Porém, com o surgimento da Covid-19 e a realização de alistamentos online, surgiu esse défice de cadastros com biometria não coletada.

O projeto Biometria do TRE-PI envolve os cinco cartórios eleitorais da Capital e os 69 cartórios eleitorais do Interior, totalizando 74 unidades da Justiça Eleitoral, abrangendo os 224 municípios do Piauí. O plano de ação está dividido em quatro etapas com a finalidade de concentrar esforços em determinados grupos de Zonas Eleitorais, durante um tempo determinado de dois meses, facilitar o acompanhamento dos trabalhos, a mensuração dos resultados, e a identificação de pontos de melhoria.

Prego batido! Gracinha e Zé Santana selam parceria política para 2026 em Parnaíba

Prego batido! Gracinha e Zé Santana selam parceria política para 2026 | Reprodução/Instagram

O cenário político do Piauí ganha novos contornos com a formação de uma aliança estratégica entre o ex-secretário de estado e pré-candidato a deputado federal Zé Santana e a deputada estadual Gracinha Mão Santa, que buscará a reeleição em 2026. O encontro entre os dois marcou o início de uma parceria política.

Zé Santana recebeu Gracinha para uma primeira reunião oficial. “Grato e feliz pelo apoio desta atuante parlamentar. Que possamos transformar essa parceria em ações importantes para Parnaíba e todo o Piauí”, afirmou Santana em suas redes sociais, ao anunciar o apoio da deputada à sua pré-candidatura à Câmara Federal.

A deputada Gracinha reforçou a importância de estreitar laços com lideranças federais. “Vamos cada vez mais aproximar políticos e, juntos com todos os parnaibanos do bem, lutaremos por melhorias e progresso”, declarou. 

A fala ocorreu em meio à divulgação da inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto em Ilha Grande — uma conquista fruto de sua articulação política em audiência pública, com apoio de trabalhadores da Big Jatos e Big Fossas.

Vale lembrar que Zé Santana deverá ser candidato pelo PT. Já Gracinha… os ventos a levam para sair do Progressistas, rumo ao MDB. (Alécio Rodrigues)

Cearense é condenado a mais de 07 anos de prisão em Parnaíba-PI

 

 Policiais Militares lotados no 27º Batalhão Mont Serrat - deram cumprimento nesta manhã de quinta-feira(29), ao mandado judicial em face do nacional Francisco Benedito Gomes Júnior, o Ghitor, de 33 anos, natural de Granja-CE. 

O mandado de prisão é decorrente de condenação transitada em julgado nos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, com pena de 07 anos - 03 meses e 15 dias no regime fechado.

Após a prisão, a patrulha da FT enviou o apenado à central de flagrantes de Parnaíba. 

Cópia do mandado de prisão.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. MARIA DO SOCORRO CARNEIRO VERAS, 60 anos de idade, falecida às 10h 15min do dia (29.05.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Anhanguera, n°2610, Bairro Piaui. O sepultamento ocorreu às 08h de hoje (30.05.2025) no cemitério da Fraternidade.

2. OTACIANA DO NASCIMENTO SANTOS, 94 anos de idade, falecida às 14h do dia (29.05.2025) em sua residência na Rua Prudente de Moraes, n°926, bairro Pindorama, onde está sendo velada. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (30.05.2025) no cemitério São Sebastião.

3. MARIA JOSÉ DA MOTA AYRES, 88 anos de idade, falecida às 20h 30min do dia (29.05.2025) em sua residência na Rua Marechal Pires Ferreira, n°504, Bairro de Fátima. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 16h 30min de hoje (30.05.2025) no cemitério da Igualdade.

4. FRANCISCO DAS CHAGAS SOUSA PINTO JÚNIOR, 35 anos de idade, falecido às 20h 20min do dia (29.05.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua Jornalista Batista Leão, n°14, Bairro Frei Higino. O sepultamento será realizado às 17h de hoje (30.05.2025) no cemitério São Sebastião.

5. MARLI GOMES COSTA, 55 anos de idade, falecida às 00h 50min do dia (30.05.2025) em sua residência na Rua Floriano, n°771, Bairro Nova Parnaíba. O corpo está sendo velado

no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (30.05.2025) no cemitério da Fraternidade.

6. JOSÉ NERES DA SILVA, 58 anos de idade, falecido às 03h de hoje (30.05.2025) em sua residência no Povoado Carreiras, município de Caxingó-PI, onde está sendo velado. O sepultamento será realizado às 08h de amanhã (31.05.2025) no cemitério da comunidade.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 30 de maio de 2025.

Parnaíba recebe nova pavimentação na avenida Beira Rio após pedido da população

Parnaíba está recebendo uma importante obra de pavimentação asfáltica na avenida Beira Rio, fruto da demanda da população identificada por meio do Orçamento Digital Participativo (OPA). A intervenção cobre uma área de 7.560 m² e tem investimento previsto de aproximadamente R$ 500 mil. A pavimentação visa melhorar significativamente o tráfego de veículos e pedestres, além de contribuir com a valorização urbana e o fortalecimento do potencial turístico da região.

A obra na Beira Rio se soma a outros investimentos recentes em infraestrutura no município, como a pavimentação da Rua Itaúna, a revitalização do campo da Sociedade Cristã São João Bosco e intervenções nos bairros Planalto e Ilha de Santa Isabel. Esses projetos refletem um conjunto de melhorias que têm transformado o espaço urbano de Parnaíba, promovendo mais qualidade de vida à população e incentivando o desenvolvimento local, com atenção especial às demandas comunitárias. (Daniel Santos)

“O Brasil padece de falta de caráter”, dispara Zé Filho durante posse no Centro das Indústrias

Zé Filho fez duras críticas ao cenário nacional do país - Foto: Reprodução

Zé Filho fez duras críticas ao cenário nacional do país - Foto: Reprodução

Enquanto o Brasil afunda em uma crise que não é apenas econômica ou política, mas moral e institucional, poucas vozes têm coragem de apontar o dedo para o que realmente está no centro do problema: o colapso ético que contamina os pilares da República. Uma dessas vozes é a do ex-governador e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, Antônio José Moraes Sousa Filho, o Zé Filho, que lançou duras críticas ao atual cenário nacional durante a posse da nova diretoria do Centro das Indústrias do Piauí- CIEPI.

“O Brasil não sofre apenas por falta de dinheiro. O Brasil sofre por falta de caráter”, disparou Zé Filho, num discurso que ecoou com força entre empresários e lideranças do setor produtivo.

Para ele, o país está tomado pela corrupção, e a impunidade virou norma. Zé Filho foi direto ao afirmar que a desonestidade virou rotina, e que os brasileiros estão sendo forçados a conviver diariamente com escândalos que minam qualquer perspectiva de desenvolvimento.

“Você liga a televisão e é desvio aqui, desvio ali. Gente roubando do INSS, dos aposentados. Tudo hoje é desvio. Isso não é mais pontual, é sistêmico. É uma cultura do roubo. E isso não tem outro nome: é falta de caráter”, criticou com firmeza.

Instituições em pane e valores invertidos

Zé Filho não poupou críticas ao estado atual das instituições brasileiras, ressaltando a inversão de valores que tomou conta do país. Enquanto o discurso oficial prega que "as instituições estão funcionando", a realidade, segundo ele, é outra: "funcionam para proteger os mesmos de sempre, não para mudar o país".

“O que o Brasil precisa são pessoas comprometidas com a nação. Com educação, saúde, infraestrutura, geração de emprego e o crescimento do setor produtivo. Mas o que se vê é uma classe política voltada para seus próprios interesses, distante da realidade do povo”, afirmou.

Censura, submissão institucional e a crise invisível

Num momento em que o país presencia um avanço preocupante da censura - institucionalizada por decisões judiciais e ações do Executivo -, a fala de Zé Filho adquire ainda mais peso. Não se trata apenas de economia ou desemprego - o Brasil vive uma crise de identidade.

Zé Filho, na verdade, expressa um sentimento que vem tomando conta não só do setor produtivo, mas também do brasileiro que ainda consegue fazer uma sinapse da realidade nacional. De fato, o país vive hoje uma completa inversão de valores. Está tudo trocado. A pirâmide ficou invertida. O certo virou errado, e o errado virou método de governo. E isso é sustentado por estruturas que deveriam proteger a democracia. O país mergulhou numa crise sem precedentes desde a redemocratização.

Um basta necessário

O presidente da FIEPI encerrou seu discurso com um apelo duro, mas necessário: é hora de romper esse ciclo vicioso. Não dá mais para conviver com isso. É preciso dar um basta”. Para ele, ou o Brasil reencontra seu eixo moral, ou seguirá sendo arrastado por um mar de escândalos, estagnação e descrédito internacional.

Por Douglas Ferreira

CELULARES NO BLACK FORA DE ÉPOCA PARAÍBA

 


29 de mai. de 2025

À espera de seus legítimos donos, várias motocicletas roubadas são levadas para Ciretran de Esperantina

Nove motocicletas apreendidas na região de Joaquim Pires-PI, com restrição de roubo/furto em outras cidades, foram levadas para Ciretran de Esperantina nesta manhã de quinta-feira(29).

O subtenente Vieira informou que os verdadeiros proprietários destes veículos não foram localizados, sendo que outras motocicletas recuperadas foram restituídas aos seus legítimos donos, restando apenas essas nove.

Disse ainda que seu grupamento através de blitz recuperou cerca de 100 de motocicletas nos últimos anos.  
 

Motos recuperadas 

 

SESI realiza Festival Ilustra SESI nesta sexta (30) e valoriza talentos artísticos de alunos em Parnaíba


Nesta sexta-feira (30), o Serviço Social da Indústria (SESI) promove a etapa final do Festival Ilustra SESI, desta vez com programação especial na Escola SESI de Parnaíba. A iniciativa integra as comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e reforça o compromisso da instituição com uma educação que estimula a criatividade e o protagonismo estudantil.

Voltado exclusivamente para alunos da rede SESI, o evento vai reunir ilustrações produzidas por estudantes, que foram desafiados a expressar, por meio da arte, o tema “A Indústria e a FIEPI nos seus 70 anos”. As obras refletem o olhar dos jovens sobre o papel da indústria no desenvolvimento do estado e sua importância na vida das pessoas.

Segundo o superintendente do SESI Piauí, Mardônio Neiva, a proposta do festival é fortalecer o vínculo entre arte, educação e cidadania:

> “O Ilustra SESI é uma oportunidade de estimular os alunos a se expressarem com liberdade, sensibilidade e senso crítico. A arte tem esse poder de transformar a escola em um espaço vivo, onde ideias ganham forma e significado”, afirmou.

A programação contará com exposição das ilustrações,  apresentação do Coral de alunos do projeto Voz e Movimento, e a premiação dos destaques do festival, em um momento de valorização e reconhecimento do talento dos alunos.

Para o presidente da FIEPI, Zé Filho, a iniciativa é uma forma de incluir os estudantes nas comemorações de sete décadas de história:

> “Nada mais simbólico do que celebrar os 70 anos da FIEPI com arte feita por jovens que representam o futuro da nossa indústria. É uma forma de inspirar, integrar e educar com propósito”, declarou.

O Festival Ilustra SESI reafirma o papel da educação artística na formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes do mundo à sua volta — e transforma a escola em espaço de expressão, emoção e transformação.

Serviço:

📍 Festival Ilustra SESI – Escola SESI Parnaíba

📅 Sexta-feira, 30 de maio

⏰ A partir das 18h30

🎯 Evento interno – exclusivo para alunos da rede SESI

Tocantinópolis pode ter cinco desfalques para duelo contra o Parnahyba-PI pela Série D

 O Verdão visita o Parnahyba-PI, neste domingo (1º), no fechamento do turno da Quarta Divisão

Tocantinópolis pode ter cinco desfalques — Foto: 𝗠𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗿𝗴𝗲/Tocantinópolis
O técnico Reginaldo França pode ter cinco desfalques para enfrentar o Parnahyba-PI, no próximo domingo (1º), pela 7ª rodada do Brasileiro Série D. Por outro lado, França deve contar com o retorno do volante William, que ficou fora dos dois últimos jogos. A expectativa é que o meia possa ser liberado pelo DM.

São dúvidas para este confronto os atacantes Cassimiro, Rochinha e Hitalo, e os defensores André e Erivelton. O zagueiro Gustavo, que passou por cirurgia, deve iniciar a transição agora em junho.


Com sete pontos em seis jogos, o Verdão precisa reagir com uma vitória no fechamento do turno, e buscar pelo menos mais três triunfos e dois empates no returno para ir à segunda fase – iria a 21 pontos, média que daria para avançar à segunda fase. Em 2024, o Tocantinópolis avançou com pontuação inferior, em quarto, na mesma chave - com apenas 19 pontos.

Parnahyba-PI x Tocantinópolis

  • Partida da Série D: válida pela 7ª rodada do grupo A2
  • Data: domingo (1º)
  • Horário: às 16h
  • Local: Pedro Alelaf, em Parnaíba (PI)

Por Redação do ge.com

Piauí lidera geração de empregos formais no Nordeste e alcança 3º lugar no Brasil


estado do Piauí se destacou no cenário nacional de geração de empregos com carteira assinada no mês passado, alcançando o primeiro lugar no Nordeste e a terceira posição entre todos os estados do Brasil em variação percentual de empregos formais.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados, na quarta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Piauí (Cepro) da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), o saldo de empregos formais no estado foi de 3.218 novos postos em abril, com uma variação relativa de 0,88%, bem acima da média nacional (0,54%) e regional (0,57%).


Estoque de empregos formais

Atualmente, o estoque de empregos formais no Piauí chegou a 368.971. No acumulado de janeiro a abril de 2025, o estado já soma 7.314 novos postos de trabalho, com uma variação acumulada de 2,02%, superando tanto a média nacional (1,95%) quanto a do Nordeste (0,99%).

Em comparação com abril de 2024, o crescimento foi expressivo. Naquele mês, o saldo havia sido de 2.257 vagas, com variação de 0,64%. Ou seja, em abril de 2025 o resultado foi 43% maior em número absoluto de postos criados e com uma aceleração significativa na taxa de crescimento do emprego.

Esses dados colocam o Piauí:

  • Em 1º lugar no Nordeste, com variação de 0,88%;
  • Em 3º lugar no Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo (0,93%) e de Goiás (0,91%).

Para Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas da Secretaria do Planejamento do Piauí, “esse resultado comprova as iniciativas do governo Rafael Fonteles, que foca em investimentos e reforça políticas de empregabilidade, garantindo o dinamismo do mercado de trabalho piauiense e o fortalecimento da economia estadual”.

Empregos por setores

O destaque foi para o setor de serviços com 1.482 novas vagas de trabalho, o estado obteve o quinto maior saldo positivo do Nordeste na criação de empregos no mês de abril. O setor da indústria segue com o segundo maior crescimento, com saldo de 792 vagas, seguido da construção, com 723 novos postos, e o comércio, gerando 485 novas vagas.

Municípios que mais geraram empregos

Segundo Diarlison Costa, o desempenho expressivo evidencia a recuperação econômica e a capacidade do estado de gerar oportunidades formais em diferentes setores e regiões:

O território de desenvolvimento com maior crescimento em abril foi o Vale do Rio Guaribas, com variação de 3,61%, enquanto o maior saldo acumulado no ano se encontra no território de Entre Rios

Entre os municípios piauienses com maior geração de vagas, Teresina liderou com 1.724 vagas preenchidas. Em seguida, Picos com 523 vagas; União com 364; Parnaíba com 183 e Piripiri, com 122  novos postos de trabalho.

A maioria das novas vagas foi ocupada por homens, com 1.939 vagas, e mulheres, com 1.279. O grupo etário que mais se destacou foi o de jovens entre 18 e 24 anos, que somaram 1.313 contratações. O grau de escolaridade mais predominante foi o ensino médio completo, com 1.966 vagas preenchidas.

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 11 milhões nesta quinta-feira

Mega-sena

Mega-sena

A Mega-Sena realiza o concurso 2.869, nesta quinta-feira (29), com um prêmio acumulado de R$ 11 milhões. O sorteio acontecerá a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, situado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. 

Os interessados em participar devem ficar atentos ao horário, pois as apostas podem ser feitas até às 19h de hoje. As apostas podem ser realizadas em casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, facilitando o acesso a todos os que desejam tentar a sorte. O valor do jogo simples, que consiste em marcar seis números, é de R$ 5.

O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e na página do Facebook das Loterias Caixa, permitindo que os apostadores acompanhem em tempo real a divulgação dos números sorteados.

Fonte: Agência Brasil

PARNAÍBA - SENAI CONEXÕES

A psicóloga Taís Fontenele, do SESI-PI. 

- Os alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, o SENAI da Capitão Claro, tiveram uma noite cheia de experiência e de conhecimentos, com a realização do SENAI CONEXÕES, uma iniciativa em promover a interatividade de jovens e adultos, com grandes marcas, representada por empresários de sucesso da cidade, além de apresentação cultural. 

A diretora do SENAI da Capitão Claro, Juliana de Melo Falcão, com representantes de empresas de sucesso na cidade. 

- O evento contou com uma apresentação teatral do grupo TACS, que faz parte do programa Caravana SESI Cultura, uma iniciativa em levar a arte e a cultura para empresas, estudantes  e colaboradores do sistema "S", abordando temas de vital importância para a classe trabalhadora, fazendo parte do seu cotidiano. O Grupo TACS, apresentou uma peça, com muito humor e descontração, destacando temas como tabagismo, uso de EPIs e saúde. 

O grupo TACS, apresentou uma peça teatral com muito humor e informação. 

- O SENAI CONEXÕES, ainda teve seu momento de muita informação e empreendedorismo, com uma bate-papo com representantes das empresas, AK, Casa Carmem e Pontes Cera, que fizeram depoimentos sobre as suas atividades na indústria parnaibana. A acão foi coordenada pela psicóloga Taís Fontenele, que faz parte do SESI-PI. 


By Carneiro Carneiro Jr




Pousada e casas de veraneio são alvos de operação contra furto de energia na Praia do Arrombado em Luís Correia


Cinco imóveis foram flagrados com abastecimento irregular de energia elétrica na localidade Praia do Arrombado, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. A ação foi realizada nesta quarta-feira (28) pela Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (DEBESP), com apoio da distribuidora de energia e de peritos do Instituto de Criminalística.

De acordo com a Polícia Civil, entre os imóveis irregulares estava uma pousada, além de residências situadas em área de alto valor turístico. Duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia para prestar esclarecimentos e poderão responder pelos crimes apurados.

Durante a fiscalização, foi constatado que os imóveis estavam clandestinamente ligados à rede elétrica, sem autorização da concessionária nem qualquer sistema de medição de consumo. A equipe técnica da empresa de energia que acompanhava a operação identificou que os cabos utilizados nas ligações ilegais pertencem à própria concessionária, o que reforça a gravidade da infração.


O local foi isolado para inspeção detalhada. Um perito criminal do Instituto de Criminalística esteve presente e emitiu um laudo técnico, confirmando a prática de furto de energia elétrica por meio de ligações diretas à rede de distribuição.

A polícia reforçou que está intensificando a fiscalização de fraudes e ligações clandestinas em áreas turísticas do litoral piauiense, em cooperação com as concessionárias de serviços públicos.

Furto de energia é crime

Furto de energia elétrica é crime previsto no artigo 155, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro, que equipara a energia elétrica a "coisa alheia móvel". A pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.

A prática, popularmente conhecida como "gato", consiste em realizar ligações clandestinas na rede elétrica sem medição e sem autorização da concessionária, caracterizando subtração indevida de recurso com valor econômico. Além das sanções criminais, o responsável pode ser obrigado a ressarcir os prejuízos causados à empresa fornecedora e responder a processos administrativos e civis.(cidadeverde.com)

VÍDEO: Sensação de segurança com a presença da Policia Militar


Nas últimas semanas, tem sido constante a presença de uma viatura da Polícia Militar pela manhã na Praça Mandu Ladino, um local já tradicional de Parnaíba, especialmente durante o horário de pico das caminhadas.

Gostaria de parabenizar o comando do 2º Batalhão Major Osmar, responsável pela área, bem como o comando da Polícia Militar no litoral da Planície Litorânea, que abrange quatro cidades.

A presença da PM transmite uma sensação maior de segurança tanto para os praticantes de caminhada quanto para os moradores e transeuntes. Acredito que essa estratégia esteja sendo adotada também em outros pontos da cidade, o que considero muito positivo, pois reforça a presença da autoridade policial, inibindo, na maioria das vezes, a ação de vândalos e criminosos.

Reitor da UFDPar participa de encontro nacional com ministros e dirigentes das universidades e institutos federais em Brasília


Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo
 O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, participou nesta terça-feira (27) de um importante encontro em Brasília, convocado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, com reitores e reitoras das universidades e institutos federais de todo o país. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença de ministros e representantes do governo federal, em um diálogo sobre os desafios e o fortalecimento da educação superior pública brasileira.

O Presidente Lula não pôde comparecer à reunião por recomendação médica. Por parte do Governo Federal, participaram o Ministro da Educação, Camilo Santana; o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Durante o encontro, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou recomposição orçamentária de R$ 400 milhões para as universidades e institutos federais. Além disso, informou o retorno dos repasses mensais com 1/12 do valor do orçamento anual e a liberação dos repasses previstos, porém represados de janeiro a maio deste ano, em função dos decretos dos limites de empenho para execução orçamentária e financeira, em particular, das instituições federais de ensino.

Pelas instituições federais de ensino superior, falou o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Daniel Diniz. Em sua fala, Diniz destacou o papel estratégico das universidades federais para o desenvolvimento social, científico e econômico do Brasil, e reforçou a necessidade, por parte do Governo Federal, de ampliar o apoio para o financiamento das IFES, garantindo recursos adequados para a manutenção, investimento e assistência estudantil, assegurando as condições de permanência dos estudantes.

Apesar da importância do anúncio em face da gravidade do quadro que se instalou nas universidades federais do país, com o corte que houve na aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025, na prática o anúncio de hoje somente recompõe a perda inflacionária em relação ao ano anterior. Portanto, a situação permanece crítica considerando o histórico das perdas no orçamento das universidades nos últimos anos.

Para o reitor João Paulo Sales Macedo: “Reconhecemos a vitória que significou o dia de hoje, mas é urgente que as universidades federais tenham suplementação orçamentária ainda este ano. Somente as medidas anunciadas até aqui não solucionam o problema que temos enfrentado no dia-a-dia das nossas instituições para pagar contratos, garantir investimentos, assistir mais estudantes com bolsas, auxílios e restaurante universitário e apoiar o ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também é urgente a liberação do orçamento aprovado sem os limites impostos, inclusive o anunciado de 1/18 para 1/12, para efetuar o planejado em cada uma das nossas instituições”.

A UFDPar reconhece a sensibilidade, o diálogo sempre aberto e os esforços do Governo Federal para a recomposição do orçamento das universidades federais. Porém, é necessário avançar com soluções que impliquem colocar as universidades no lugar de prioridade nacional, de fato, para nos afastar da crise que se instalou e tem se agravado ao longo dos anos.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUSA, 75 anos de idade, falecido às 18h do dia (28.05.2025) em sua residência no Povoado Vila Nova, s/n, zona rural de Buriti dos Lopes, onde está sendo velado. O sepultamento será realizado às 10h de hoje (29.05.2025) no cemitério da comunidade.

2. ANA CLÉLIA GUERRA ROCHA, 90 anos de idade, falecida às 08h 22min do dia (28.05.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O Sepultamento ocorreu às 08h 30min de hoje (29.05.2025) no cemitério da Fraternidade.

3. DÉBORA REJANE LOPES DOS SANTOS, 49 anos de idade, falecida na manhã de hoje (29.05.2025) em sua residência na Rua Francisco Severiano, nº88, Bairro São Francisco. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO.

4. MARIA DO CARMO LEAL DA SILVA, 41 anos de idade, falecida às 00h 44min de hoje (29.05.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo será trasladado para Joaquim Pires-PI, onde será velado na Rua Deputada Francisca Trindade, n°41, Bairro Bela Vista.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 29 de maio de 2025.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...