29 de mai. de 2025

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Sr. ANTÔNIO ARIMATÉIA DO NASCIMENTO, 69 anos de idade, falecido às 12h 47min do dia (27.05.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua José Cavalcante Dias, nº715, Bairro Dirceu. O sepultamento será realizado às 09h 30min de hoje (28.05.2025) no cemitério do Alto Santa Maria.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 28 de maio de 2025.

Policia Civil da Delegacia de Buriti dos Lopes, cumpre mandado de busca, apreensão e prisão em Caraúbas

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, com o apoio dos Grupamentos da Polícia Militar de Caraúbas e Caxingó, cumpriu, no início da tarde desta quarta-feira (28), um mandado de busca e apreensão no Povoado Jacaraí Velho, zona rural de Caraúbas.

Durante a operação, foram encontrados no imóvel: uma pistola Beretta calibre 7.65, uma espingarda calibre 12, uma espingarda de pressão, aproximadamente 300 gramas de maconha e cerca de R$ 469 em dinheiro trocado — indícios que reforçam a prática de tráfico de drogas.

O suspeito, identificado pelas iniciais F.C.C.A., foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

A Polícia Civil aproveita para reforçar o pedido à população local para que continue realizando denúncias anônimas, uma medida que tem contribuído significativamente para a segurança pública.

Denúncias podem ser feitas pelo número (86) 99498-3554 ou pelo link: http://bit.ly/dpbldenuncias. O canal é destinado a informações sobre crimes como tráfico de drogas, estupro e localização de fugitivos da Justiça.

Em casos de urgência, a população pode acionar a viatura 24 horas pelo número: (86) 99531-3430.

Informações: Policia Civil

Polícia Civil flagra furto de energia em pousada durante operação na Praia do Arrombado – Luís Correia

O responsável pela pousada Vereda Tropical foi preso pela Polícia Civil do Piauí, suspeito de furtar energia para abastecer o empreendimento localizado na Praia do Arrombado, no município de Luís Correia, Litoral do Piauí. A ação foi desencadeada nesta quarta-feira (28) pela Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (DEBESP), em apoio à Equatorial Piauí.

Durante a inspeção em cinco imóveis, a perícia da Polícia Civil identificou que os locais eram abastecidos irregularmente com energia elétrica diretamente da rede de distribuição da Equatorial, sem qualquer tipo de medição. Entre os imóveis estava a pousada Vereda Tropical, administrada pelo pai do proprietário, que mora em Brasília (DF), além de residências localizadas em área de alto valor turístico. Um dos proprietários de uma dessas casas também foi preso.

Foto: Reprodução/WhatsAppPousada Vereda Tropical

Pousada Vereda Tropical

A equipe técnica da distribuidora de energia que acompanhava a ação reconheceu que os cabos utilizados nas ligações ilegais eram da própria concessionária, configurando uso de produtos furtados da concessionária.

Um perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) emitiu relatório técnico confirmando a prática de furto de energia elétrica por meio de ligações diretas à rede de distribuição.

As duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia para prestar esclarecimentos e responderão pelos fatos em investigação. (Brunno Suênio/Gp1)

Auditoria expõe superlotação, leitos improvisados e alto gasto com pessoal no HEDA em Parnaíba

Relatório do TCE-PI revela que hospital opera com taxa de ocupação acima do limite, pacientes em corredores e gestão ineficiente dos recursos humanos

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) apontou graves falhas na administração do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, uma das principais unidades de saúde da rede estadual. O documento, resultado do processo TC/007686/2024, revelou que o hospital opera em estado de superlotação, com pacientes internados em corredores, leitos improvisados no pronto-socorro e gastos excessivos com pessoal, sem proporcionar retorno em eficiência.

O HEDA é gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) desde 2023, por meio de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), com valor global superior a R$ 224 milhões. O objetivo da terceirização do serviço era garantir uma gestão eficiente e de qualidade à população de mais de 650 mil habitantes da região Norte do estado. No entanto, a auditoria revelou que o hospital enfrenta sérios problemas estruturais e administrativos.

Reforma sem cronograma e leitos insuficientes

Durante a inspeção in loco, realizada entre julho e agosto de 2024, os auditores constataram que a clínica cirúrgica do hospital estava em reforma, sem previsão clara de conclusão e sem cronograma oficial. Para contornar o problema, pacientes foram remanejados para a clínica médica, que, por sua vez, foi transferida para o anexo do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Essa sobreposição de serviços levou à utilização dos corredores do pronto-socorro como espaço de internação.

Auditoria expõe superlotação, leitos improvisados e alto gasto com pessoal no HEDA em Parnaíba. (Foto: TCE-PI)
“Os leitos de observação, que deveriam ser usados para casos emergenciais e estabilização, estavam ocupados por pacientes em internação prolongada, o que compromete diretamente a capacidade de atendimento emergencial”, diz o relatório.

A taxa de ocupação da clínica cirúrgica atingiu uma média de 115,5% no período auditado — um valor muito acima do parâmetro recomendado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que varia entre 80% e 85%. Já o tempo médio de permanência dos pacientes foi de 5,5 dias, também superior ao ideal de 3 a 4 dias, o que pressiona ainda mais a rotatividade dos leitos e agrava o quadro de superlotação.

Gasto elevado com pessoal sem eficiência proporcional

Um dos pontos mais preocupantes destacados no relatório é o alto custo com recursos humanos. A folha de pagamento do hospital consome uma parte significativa dos recursos públicos, mas sem refletir em um aumento proporcional da eficiência na gestão hospitalar. O Núcleo Interno de Regulação (NIR), por exemplo, conta com equipe multiprofissional 24h por dia, mas ainda assim não possui processos formalizados e eficazes para controle de leitos, causando falhas no planejamento e na tomada de decisões estratégicas.

Além disso, os dados sobre internações e altas hospitalares são coletados manualmente em planilhas, o que compromete a confiabilidade e a tempestividade das informações usadas na gestão.

Outro lado

O Portal ClubeNews entrou em contato com a Sesapi, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Recomendações do TCE-PI

Diante das irregularidades, o Tribunal de Contas recomendou à Secretaria de Saúde e à gestão do HEDA um conjunto de ações para reverter o quadro crítico da unidade hospitalar. Entre as principais recomendações estão:

  • Revisar e readequar as metas contratuais, alinhando-as com os parâmetros da ANS para tempo de permanência e taxa de ocupação;
  • Implementar sistemas de monitoramento em tempo real para controle de leitos, produtividade e indicadores de qualidade;
  • Formalizar protocolos de regulação interna e gestão de leitos, com fluxos definidos e uso de ferramentas digitais;
  • Reforçar a atuação da Comissão de Governança Clínica, com reuniões periódicas entre a SESAPI e a OSS gestora;
  • Apresentar plano de ação para reduzir cirurgias suspensas e internações prolongadas, com foco na eficiência assistencial;
  • Aperfeiçoar a coleta e consolidação de dados hospitalares, substituindo planilhas manuais por sistemas integrados.

Por: Eduardo Amorim | portalclubenews

28 de mai. de 2025

Casal é preso em Parnaíba por aplicar golpes com falsos comprovantes de PIX

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª e 2ª Delegacias Especializadas em Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), cumpriu nesta quarta-feira (28/05) dois mandados de prisão preventiva na cidade de Parnaíba, litoral do estado. Os alvos foram um homem de 25 anos, identificado pelas iniciais J.P.P.S., e uma mulher de 28 anos, S.C.P., acusados de estelionato (art. 171 do CPB) e falsa identidade (art. 307 do CPB).





Casal é preso em Parnaíba por aplicar golpes com falsos comprovantes de PIX. Foto: Divulgação

De acordo com o delegado Aldely Sousa, titular da 1ª Depatri, o casal vinha sendo investigado após diversas denúncias de comerciantes locais. A dupla fazia pedidos em restaurantes e enviava comprovantes falsos de pagamento via PIX. No entanto, após a entrega dos produtos, cancelavam a transação, e o golpe só era descoberto pelas vítimas algum tempo depois.

Em um dos casos, S.C.P. chegou a enviar uma montagem com a imagem de um distintivo de investigadora criminal com seu nome, tentando se passar por servidora da segurança pública do Piauí, o que agravou ainda mais a situação.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que têm sido fundamentais para a elucidação de crimes na região. Informações podem ser repassadas pelo número (86) 99557-2241, pelo site oficial da Polícia Civil do Piauí. (Tiago Moura)

Prefeito Francisco Emanuel recebe Balanço Social do Hospital Marques Basto e destaca avanços na saúde de Parnaíba

Presidente do Hospital e Maternidade Marques Basto, Mirócles Veras,
 apresentação balanço anual do hospital para o prefeito Francisco Emanuel 

Na última segunda-feira (27), o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, participou de uma importante reunião com o presidente do Hospital e Maternidade Marques Basto (HMB), Mirócles Veras, e com os demais membros da diretoria da instituição. Durante o encontro, o gestor municipal recebeu o Balanço Social referente ao ano de 2024, documento que evidencia, de forma clara e transparente, os resultados, ações e conquistas do hospital no atendimento à população.

Referência em diversas especialidades médicas e procedimentos de alta complexidade, o Hospital Marques Basto tem sido um parceiro essencial para a cidade e para toda a região. O prefeito Francisco Emanuel ressaltou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pela instituição.

“Fico extremamente feliz em ver que o compromisso com a saúde não para de crescer. Para 2025, a instituição já se prepara para ampliar ainda mais sua capacidade de atendimento, com a implantação de novos serviços de alta relevância, como cirurgias de cabeça e pescoço, neurocirurgia, além da tão aguardada implantação do serviço de radioterapia, que vai beneficiar centenas de pacientes oncológicos, que hoje precisam se deslocar para outros centros para realizar esse tratamento”, destacou o prefeito.

Da esquerda para a direita: Diretor técnico do HMB,  Edgard dos Santos
Veras Junior, prefeito Francisco Emanuel, presidente do HMB, Mirocles
Veras e o diretor administrativo/financeiro do hospital, 
Mirocles Campos Veras
Durante a reunião, também foi anunciada a criação de 30 novos leitos, o que contribuirá para tornar o atendimento ainda mais ágil, humanizado e eficiente, atendendo à crescente demanda da população.
A Prefeitura de Parnaíba reconhece o papel fundamental desempenhado pelo Hospital Marques Basto ao longo dos anos, consolidando-se como uma instituição comprometida com a saúde, a responsabilidade social e a excelência no cuidado com as pessoas.

“Seguimos juntos, somando esforços, trabalhando de mãos dadas para construir uma saúde cada vez mais forte, eficiente e acessível para todos. É assim que avançamos, com parcerias sólidas e compromisso com a nossa gente”, completou o prefeito Francisco Emanuel. (Por: Luzia Paula)

Curso Confeccionador de Bolsa em Tecido finaliza com desfile comemorativo

 O Curso Profissionalizante Confeccionador de Bolsa em Tecido, da Indústria do Conhecimento/SENAI, encerrou-se nesta terça-feira (27), com um grande desfile, quando as alunas e, agora profissionais, puderam expor as bolsas produzidas por elas mesmas.

Oferecido nos turnos manhã e tarde, o curso teve início no dia 06 de março, reunindo 30 alunas divididas nos dois turnos, somando uma carga horária total de 160 horas. Lá também são ofertados gratuitamente os cursos de Construtor de Alvenaria, Pintor de Obras Imobiliárias, Almoxarife, Operador de Computador e Costureiro Industrial de Vestuário.

Esta é uma iniciativa do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, como forma de beneficiar os moradores da região, muitas vezes carentes de tais serviços. A Indústria do Conhecimento/SENAI está situada no Bairro Frei Higino, ao lado do CAIC.

"Muitos pais de família, donas de casa e jovens pensam em ingressar em um curso de qualificação, mas muitas das vezes o valor das mensalidades não lhes é acessível. Então, está unidade do SENAI aqui no Bairro Frei Higino foi idealizado pensando justamente nestes nossos irmãos parnaibanos. Por isso, disponibilizamos os cursos desta unidade de forma inteiramente gratuita", garantiu Zé Filho.

A diretora do SENAI Parnaíba, Juliana Falcão, esteve na cerimônia de encerramento e ficou muito orgulhosa dos trabalhos feitos por mulheres autônomas da região, que agora tem uma profissão. "O objetivo do curso é exatamente esse: qualificar nossas alunas para atuar no mercado de trabalho. A grande maioria delas não tinham renda e agora estão aptas a entrarem no mercado ou até mesmo abrirem uma pequena confecção em casa", enfatizou Juliana.

Conforme salientou o coordenador de cursos da Indústria do Conhecimento/SENAI, Cássio Araújo, ao longo do curso, foram produzidas quatorze bolsas por aluna, de variados modelos. "Elas fizeram bolsas em tecidos e plástico, criaram acabamentos feitos com retalhos, deixando as peças com um toque charmoso, aprenderam modelagem, risco e corte das peças", explicou.

As alunas do curso Confeccionador de Bolsas em Tecido são mulheres autônomas, que buscavam qualificação para trabalharem como artesãs se dedicaram ao máximo na aprendizagem do curso. A aluna Maria Luiza, do turno da tarde, é um grande exemplo. Ela produziu mais de vinte bolsas com os conhecimentos adquiridos no curso e aplicou estes produtos para venda e uso pessoal. Já Maria de Lourdes, do turno da tarde, também usou o que aprendeu para produzir bolsas e vender na Feirinha do Amor, onde expõe o seu trabalho. Seguindo o exemplo de sucesso das colegas de turma, a aluna Taynara Parentes passou a receber encomendas em grande quantidade de bolsas para lembrancinhas. Entre muitos outros exemplos, estes são alguns dos resultados de dedicação e foco das alunas da Indústria do Conhecimento/SENAI.

Para se tornar um aluno da Indústria do Conhecimento/SENAI, basta entrar em contato com os números: (86) 98192-0201 (Cássio) ou (86) 99495-6805 (Francisco).

Operação da Polícia Civil combate tráfico de drogas e organização criminosa em Barra Grande

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Homicídios, Tráfico de Drogas e Proteção à Pessoa (DFHT) de Luís Correia, deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) uma operação voltada ao combate de crimes relacionados ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas na região de Barra Grande.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra G. S. A., conhecido pelo apelido de “Bequim”, apontado nas investigações como integrante de uma organização criminosa envolvida com tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Além disso, outro investigado, identificado como Y. J. S. A., também alvo da operação, passou a cumprir medida cautelar de monitoramento eletrônico, conforme decisão judicial.

A Polícia Civil informou que a operação faz parte de um trabalho contínuo de repressão a grupos criminosos que atuam no litoral piauiense, especialmente no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, que compromete a segurança da população.

A instituição reforça a importância da participação da sociedade nas ações de combate ao crime e disponibiliza o número (86) 99492-5070 para o recebimento de denúncias anônimas, que ajudam de forma significativa no avanço das investigações e no fortalecimento da segurança pública.

Com informações da PC/Pi

Banco Central lança Pix Automático com início previsto para Junho

 Pix

O Banco Central (BC) promove, na próxima quarta-feira (04/06), às 9h30, um evento em São Paulo para o lançamento oficial do Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos. A ferramenta estará disponível a partir de 16 de junho e permitirá a realização de transferências programadas, com funcionamento semelhante ao débito automático tradicional. Estarão presentes no evento o presidente do BC, Gabriel Galípolo, além de diretores da instituição e o presidente da Zetta, Eduardo Lopes. Com informações de Metrópoles.

Em desenvolvimento desde o ano passado, o Pix Automático visa facilitar pagamentos recorrentes, como mensalidades e contas de consumo. A funcionalidade permitirá que empresas iniciem cobranças automáticas, enquanto os clientes poderão autorizar os débitos periódicos sem necessidade de autenticação individual a cada transação. Essa autorização poderá ser feita pelo aplicativo da instituição financeira ou pelo computador.

Segundo o Banco Central, o novo mecanismo traz vantagens como o aumento da eficiência nas transações, a redução de custos com cobrança e a diminuição da inadimplência. A expectativa é de que a novidade seja amplamente adotada por empresas de diversos setores que trabalham com pagamentos recorrentes.

Entre os segmentos que podem se beneficiar estão concessionárias de serviços públicos, instituições de ensino, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, plataformas de streaming, portais de notícias e empresas de assinaturas ou do setor financeiro. O lançamento do Pix Automático marca mais um passo na expansão do sistema de pagamentos que já movimenta trilhões no país.

Zé Filho defende melhorias no ambiente de negócios durante posse da diretoria do CIEPI






O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, defendeu mais investimentos e melhorias no ambiente de negócios do país durante posse da nova diretoria do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), ocorrida na noite desta terça-feira (27) em Teresina.

A nova diretoria comandará o CIEPI no triênio 2025-2028 e tem como presidente o industrial Marcelo Medeiros, que atualmente também preside o Sindicato das Indústrias de Massas e Biscoitos de Teresina.

O presidente da FIEPI, Zé Filho, participou do evento acompanhado da esposa Maryanne  Moraes Souza, e na oportunidade falou um pouco sobre a história da instituição para destacar a iniciativa e coragem dos industriais que deram início ao CIEPI, que começou como Associação Industrial de Teresina, depois Associação Industrial do Piauí e anos mais tarde com uma articulação da FIEPI tornou-se o CIEPI. Ao se dirigir aos industriais defendeu mais incentivos para indústria, menos corrupção no país e um ambiente mais favorável aos negócios.

Marcelo Medeiros também enalteceu a história do CIEPI e reforçou seu compromisso com a classe industrial e com o desenvolvimento do Estado.

“Sem o setor produtivo forte, não há geração de empregos, não há desenvolvimento.  E a indústria, sempre foi e continuará sendo, caminho para o desenvolvimento”, pontua.

VÍDEO: Encontro de Pessoas com Fibromialgia de Parnaíba


As fibromialgicas professora Aquila e empresáriaJeane, representando parte dos grupos em nossa cidade, na última terça feira(27), fomos visitar o espaço que será o Encontro de Pessoas com Fibromialgia de Parnaíba, ocorrerá dia 6 de junho de 2025, no horário das 17h às 20h. 

A ida na Câmara Municipal acompanhadas do ex-presidente daquela Câmara o jornalista Carlson Pessoa, que nos levou até a sala do presidente vereador Daniel Jacson que ouviu as explicações e autorizou o espaço para realização do evento.





PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Sr. ANTÔNIO ARIMATÉIA DO NASCIMENTO, 69 anos de idade, falecido às 12h 47min do dia (27.05.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua José Cavalcante Dias, nº715, Bairro Dirceu. O sepultamento será realizado às 09h 30min de hoje (28.05.2025) no cemitério do Alto Santa Maria.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 28 de maio de 2025.

Diretora é afastada após ser filmada com pênis de borracha em escola infantil


Viralizou nas redes sociais o vídeo de uma diretora de uma escola infantil de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, em que a mulher aparece segurando um pênis de borracha.

Com a repercussão do vídeo, a servidora foi afastada do cargo. Pais de alunos matriculados na escola ficaram revoltados.

No vídeo, a diretora aparece na porta de uma sala de aula e aparentemente chama uma colega e, da porta, diz “”você não pode ver o que eu vou mostrar para [nome da colega], fica aí, fica aí”.

Assim que a outra servidora sai, a diretora mostra o acessório sexual.

Em nota, a Secretaria de Educação do município repudiou o ato.

“A Secretaria Municipal de Educação, por meio deste comunicado, informa que repudia veementemente a conduta adotada pela diretora de um estabelecimento de ensino. Esclarecemos que esta secretaria não compactua com atitudes dessa natureza, tampouco com qualquer comportamento que contrarie os princípios da ética e do respeito.

Ressaltamos que as medidas cabíveis para responsabilização da servidora estão sendo adotadas.

Por fim, enfatizamos que a conduta desta profissional não condiz com o Código dos Agentes Públicos Municipal da Administração Direta e Indireta do Município, bem como com as orientações repassadas pela Secretaria Municipal de Educação às unidades escolares.”(Diário do Poder)

Adolescente é apreendido em Luís Correia após ameaçar companheira com serra elétrica

 Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desta segunda-feira (26) em Luís Correia, litoral do Piauí, após ameaçar a própria companheira, também de 17 anos, utilizando uma serra elétrica.

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar do 24º Batalhão Atalaia, no âmbito da Lei Maria da Penha. O caso envolveu um casal de adolescentes residentes no bairro Atalaia, nas proximidades do lixão.

Segundo a polícia, a vítima procurou as autoridades e registrou um boletim de ocorrência relatando que foi ameaçada pelo companheiro com uma serra elétrica, o que motivou o acionamento da PM até a residência do casal.

No local, os policiais apreenderam a ferramenta utilizada na ameaça. Durante a vistoria, também foram encontrados nove cartuchos calibre 16 — sete intactos e dois deflagrados — além de duas trouxas de maconha.

O adolescente negou as acusações, mas, mesmo assim, foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi autuado pelo delegado Rodrigo Luna por ato infracional análogo aos crimes de ameaça (com base na Lei Maria da Penha), posse ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido e posse de droga para consumo pessoal.

Edição Portal do Rurik

Desembargador federal do Piauí, Carlos Brandão, é escolhido por Lula para ser ministro do STJ


O presidente Lula (PT) escolheu nesta terça-feira (27) Carlos Pires Brandão, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), para uma das duas vagas de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) abertas.

Brandão é apoiado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Ele foi escolhido sete meses após o STJ montar duas listas de três nomes para o presidente selecionar dois escolhidos, que ainda serão sabatinados pelo Senado.

Carlos Augusto Pires Brandão é desembargador federal no TRF da 1ª região, em Brasília. É egresso do curso de Direito da UFPI (1993), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialista em Direito Constitucional pela UFPI (2001) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).

Foi nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 para ocupar a vaga do desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca que, à época, tomou posse como como ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Além do juiz selecionado, a lista com postulantes dos Tribunais Regionais Federais era composta por Daniele Maranhão, também do TRF-1, em Brasília, e por Marisa Santos, do TRF-3, em São Paulo.

As duas cadeiras ficaram vagas com a aposentadoria de duas ministras, Laurita Vaz, em outubro de 2023, e Assusete Magalhães, em janeiro do ano passado.

Lula teria que escolher um nome da lista entre magistrados que integram um dos seis Tribunais Regionais Federais do país e outra de um integrante do Ministério Público, na qual a promotora Flávia Cordeiro do Piauí também disputa a vaga.

Lula já indicou em seu terceiro mandato outros três ministros para a corte: a advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Afrânio Vilela e Teodoro Santos.

HEDA reforça acolhimento a vítimas de violência no litoral do Piauí

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, mantém um papel fundamental no combate à violência sexual na planície litorânea do Piauí por meio do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS). O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma gratuita, segura e sigilosa.

Referência no acolhimento humanizado e especializado, o SAVVIS atende vítimas de todas as idades, inclusive em outras situações de vulnerabilidade. A coordenadora do serviço, Virgínia Matos, destaca o compromisso da equipe: “Nosso objetivo é garantir escuta especializada, fortalecer a rede de apoio e assegurar os direitos de quem necessita desse serviço”.


Somente entre janeiro e abril de 2024, o serviço realizou 59 atendimentos, conforme dados do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que administra o hospital. Em 2023, foram 173 casos registrados e, em todo o ano de 2024 até o momento, já são 141 atendimentos, evidenciando a importância da atuação contínua do SAVVIS.

A diretora-geral do HEDA, Wal França, também reforça a relevância da iniciativa. “O serviço garante suporte necessário para a recuperação das vítimas e fortalece a rede de proteção e assistência social”.

A equipe multidisciplinar é composta por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e técnicas de enfermagem. O atendimento é articulado com o Conselho Tutelar, Instituto Médico Legal (IML), Núcleo de Enfrentamento à Violência (NEV) e o Grupo de Apoio e Enfrentamento à Criminalidade (GAECIM).

Desde sua implementação em 2012, o SAVVIS atua também em campanhas educativas de enfrentamento à violência, promovendo palestras e mobilizações para conscientizar a população e incentivar denúncias. O foco principal dessas ações é a proteção de mulheres, crianças e adolescentes.

Por: Maria Hemanuella | portalr10

27 de mai. de 2025

XXVI MARCHA À BRASILIA: Mirócles Veras presidente da CMB destacou a importância das atividades dos hospitais filantrópicos na saúde pública

O Presidente da CMB, o parnaibano Mirócles Veras, na realização da XXVI Marcha a Brasília. 

- O parnaibano Mirócles Veras, presidente da CMB, foi uma das autoridades presentes na realização da XXVI Marcha à Brasília, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal Brasília, no dia 22 de maio, onde falou para autoridades e público presente, destacando a importância das atividades dos hospitais filantrópicos na saúde pública brasileira. 

O presidente Mirócles Veras ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

- A realização da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com o tema  "Autonomia Municipal : A força que transforma o Brasil", mobilizou as mais importantes autoridades brasileiras, entre o presidente da república, Luís Inácio Da Silva, ministros e políticos, movimentou a capital federal entre os dias 19 a 22 de maio, que participaram de uma movimentada agenda de atividades, entres debates e palestras, e na discussão o destino das emendas parlamentares e o aumento das atribuições municipais. 

O Ministro Alexandre Padilha, anunciando investimentos para o setor de saúde do Brasil. 

- Durante o evento o Ministério da Saúde anunciou um pacote de investimentos para fortalecer o Sistema Único de Saúde, o SUS, que é uma luta incansável, do presidente Mirócles Veras, que vem realizando ao longo de suas administrações dentro da Confederação das Santas Casas de Misericórdias, da garantia do atendimento de saúde a milhões de brasileiros, através das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. 

O Presidente da FIEPI, Zé Filho, em reunião com o Superintendente do Ministério da Agricultura e Agropecuária no Piauí, Alyson Pêgo.

O Presidente da FIEPI, Zé Filho, em reunião com o Superintendente do Ministério da Agricultura e Agropecuária no Piauí, Alyson Pêgo. 

- Em visita ao gabinete do presidente da FIEPI, Zé Filho, o Superintendente do Ministério da Agricultura e Agropecuária no Piauí, Alyson Pêgo, esteve em reunião na sede da entidade, no prédio Albano Franco, em Teresina, onde trataram das informações sobre a instalação de Agroindústrias no estado do Piauí. 

O Superintendente Alyson Pêgo, com todas as informações dos grandes investimentos da agroindústria no estado do Piauí. 

- Em constante ações, que busquem mais investimentos para a indústria piauiense, o presidente Zé Filho, tem uma significativa participação na consolidação do setor industrial do estado, com iniciativas e parcerias, que promovam a visibilidade do nosso potencial econômico. E com o constante crescimento do agronegócio na região, a instalação de agroindústrias, vêm diversificar ainda mais, a economia piauiense. 

- Já em pauta, para a instalação de grandes 8 projetos agroindustriais para o estado, movimentando bilhões de reais, através de investimentos do setor privado, onde vão gerar milhares de empregos até 2027, fortalecendo o setor industrial piauiense. E a FIEPI, procura atrair a atenção de investidores em potencial, que buscam o Piauí, para seus projetos e investimentos.(By Carneiro Junior) 


Suspeito de tráfico é preso em Parnaíba após tentativa de fuga e posse de drogas

 

Um homem, de 29 anos, suspeito de tráfico de drogas, foi preso no domingo (25) na cidade de Parnaíba, a 338 km de Teresina. A prisão ocorreu durante um patrulhamento de rotina realizado pela Polícia Militar.

Conforme a PM, uma equipe avistou o suspeito saindo de uma residência indicada como ponto de tráfico. Ao perceber a aproximação da polícia, o homem demonstrou nervosismo e tentou fugir a pé, arremessando uma garrafa PET em um terreno baldio.

"Ele foi capturado em seguida. Durante a abordagem, localizamos a garrafa descartada, que continha 127 porções de substância análoga ao crack, fracionadas e embaladas para a venda", informou a PM.

O homem foi preso em flagrante e conduzido à Central de Flagrantes, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Por Rayane Venancio | cidadeverde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...