3 de mar. de 2025

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. MARIA AUXILIADORA ALVES DA FONSECA, 88 anos de idade, falecida às 08h do dia (01.03.2025) em sua residência na Rua Aimoré, n°624, Bairro Pindorama. O corpo foi velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 08h 30min do dia (02.03.2025) no cemitério São Sebastião.

2. MANOEL LÚCIO SUTERO SILVEIRA, 54 anos de idade, falecido às 16h 10min do dia (01.03.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Maria Pretinha, n°241, Bairro Baixa do Aragão. O sepultamento ocorreu às 15h do dia (02.032025) no cemitério do Carpino.

3. FELINTO GONÇALVES DA COSTA, 95 anos de idade, falecido às 20h 14min do dia (01.03.2025) em sua residência na Rua São Francisco, N°1993, Bairro Alto Bonito em Luís Correia-PI, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (02.03.2025) no cemitério do Carnaubal.

4. JOÃO BATISTA CARDOSO, 81 anos de idade, falecido ás 11h 30min do dia (02.03.2025) em sua residência na Avenida Martins Ribeiro, n°368, Centro de Ilha Grande-PI, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 17h do dia (02.03.2025) no cemitério dos Morros da Mariana.

5. JOSÉ DOMINGOS DOS SANTOS OLIVEIRA, 38 anos de idade, falecido às 00h 20min do dia (02.03.2025) em via pública. O corpo foi removido do IML e trasladado para o Assentamento Salgadinho em Buriti dos Lopes, onde foi velado e sepultado.

6. RAIMUNDA RESENDE DE CARVALHO, 92 anos de idade, falecida às 07h 10min do dia (02.03.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Batalha-PI, onde foi velado e sepultado.

7. CARLOS ANDRÉ LIMA, 29 anos de idade, falecido às 07h do dia (02.03.2025) em via pública. O corpo foi removido do IML e está sendo velado na Rua Travessa Francisco Borges dos Santos, n°590, Bairro João XXIII. O sepultamento será realizado às 10h de hoje (03.03.2025) no cemitério do Catanduvas.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 03 de março de 2025.

Parnahyba perde em casa para o Atlético-Pi e segue para semifinais do Piauiense 2025


Parnahyba x Atlético-PI, Campeonato Piauiense 2025 (Foto: Lucas Batista)

Jr Mandacarú marca dois gols e auxilia Auriverde em vitória sobre Azulino. Flávio marca contra para CAP, e Dedeco desconta em jogo em Parnaíba

O Atlético-PI está livre do rebaixamento à Série B do Piauiense de 2026. O CAP venceu por 3 a 1 o Parnahyba, em jogo válido pela volta da segunda fase do campeonato estadual. O jogo entre as equipes foi disputado neste domingo, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba. Jr. Mandacarú marcou duas vezes, Flávio marcou o terceiro do CAP (contra), e Dedeco descontou. Com a vitória, o Atlético-PI chegou aos 10 pontos e se livrou da queda. Parnahyba permaneceu com a terceira colocação na classificação geral com 13 pontos.

O jogo:

A primeira etapa começou com um susto. Melk, do CAP, escorregou e bateu com a cabeça no poço, que fica à beira do campo do Pedro Alelaf. Após o susto - o atleta está bem -, o jogo foi retomado, e o Auriverde embalou na partida. Júnior Mandacaru conseguiu converter penalidade e abriu o placar na partida. Apático, o Parnahyba não conseguiu criar tantas situações fortes dentro da etapa inicial, e o jogo seguiu para o intervalo com o Auriverde em vantagem sobre o Azulino.

A etapa complementar começou com o Atlético-PI ainda embalado. Preocupado com o rebaixamento, após tentativa de bola na área de Ramires, o CAP contou com a sorte e com o gol contra de Flávio. logo em sequência, o Cavernão marcou novamente. Em velocidade, o atacante Jr. Mandacarú marcou o segundo gol dele na partida. O jogador disparou pela esquerda, driblou todo mundo e fez o gol. O Tubarão descontou com Dedeco, que aproveitou cruzamento dentro da pequena área e escorou para as redes.

Próximos jogos

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) vai divulgar os detalhes sobre as semifinais do Piauiense nesta segunda-feira. A previsão é que os jogos ocorram nos dois próximos finais de semana. Confrontos ocorrem em ida e volta.

*Altos x Fluminense-PI

*Piauí x Parnahyba

*As equipes da esquerda decidem as semifinais em casa

Veja como terminou

1- Altos: 15 pontos (4V, +8 SG e 12 GP);

2- Piauí: 14 pontos (3V, 2 SG e 9 GP);

3- Parnahyba: 13 pontos (4V, -1 SG e 11 GP);

4- Fluminense-PI: 12 pontos (3V, +3 SG e 7 GP);

5- Atlético-PI: 10 pontos (2V, +1 SG e 11 GP);

6- Oeirense: 9 pontos (2V, 0 SG e 7 GP);

7- 4 de Julho: 8 pontos (2V, -6 SG e 10 GP);

8- River-PI: 5 pontos (1V, -7 SG e 5 GP).

Altos, Piauí, Parnahyba e Fluminense-PI estão classificados para as semifinais. 4 de Julho e River-PI estão rebaixados.


Fonte: GE-PI l Edição : Jornal da Parnaíba

Banhista morre afogado na Lagoa do Portinho

 

 O IML removeu o corpo do comerciário Carlos André Lima, 29 anos - que residia no bairro João XXIII em Parnaíba, vítima de afogamento na Lagoa do Portinho nesta manhã de domingo de carnaval (2).

A informação que a vítima estava sob efeito de álcool e foi mergulhar na Lagoa e acabou se afogando, fato ocorrido por volta das 7hs da manhã. Os bombeiros resgataram o corpo.

2 de mar. de 2025

Nova Lagoa do Portinho é opção de lazer no feriadão para turistas que visitam o litoral do Piauí

 A nova estrutura da Lagoa do Portinho, totalmente revitalizada, é um dos principais pontos turísticos do litoral piauiense. Neste feriadão de Carnaval, é uma opção que alia natureza, esporte, lazer e festa. O espaço, inaugurado no final do ano passado, é palco de um pôr do sol encantador.

Na obra de revitalização foram investidos R$ 6,7 milhões. Toda a área no entorno foi reformada, com pavimentação em bloco intertravado, construção de píer, pergolados, academia popular, playground, Centro de Educação Ambiental do Litoral, salas de artesanato e administrativas.

A área ganhou ainda três quiosques, um para a Semarh, outro para o Corpo de Bombeiros e um para a Polícia Ambiental. “A Lagoa do Portinho é um patrimônio natural dos piauienses, brasileiros e do mundo inteiro. Com essa obra, chegarão muitos investimentos privados para o aproveitamento do potencial desse nosso patrimônio”, afirma o governador Rafael Fonteles.

Foto: Governo do Piauí

Programação de Carnaval

O Carnaval Euphoria promete agitar o litoral piauiense com uma programação imperdível entre os dias 1º e 5 de março, na Praia de Atalaia, em Luís Correia. Com entrada gratuita, o evento coloca o estado do Piauí na rota dos grandes carnavais brasileiros. Com patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e apoio da Prefeitura de Luís Correia, o evento busca fortalecer o turismo local e impulsionar a economia da região.

A festa terá shows de Pablo, Xand Avião, Taty Girl, Tony Salles, Walkyria Santos, Olodum, Oz Bambaz, Mara Pavanelly, Avine Vinny, Mateus Ximenes, Melanina Carioca, Vitor Amaral, Kleyton Sousa, Layana Bellinni, Álvaro Neto e DJ Hudson. Além disso, contará com atrações locais e regionais, incluindo Brisa Roots, Hallan Castro, Igo Sousa, Swing do Piseiro e Bruninho.

Além de proporcionar cinco dias de muita festa e diversão, a segurança dos foliões será uma prioridade. O evento contará com o apoio integral das forças de segurança estaduais, garantindo que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade.

Foto: Governo do Piauí

Dois corpos são encontrados no litoral do Piauí; um estava com os pés amarrados

 Dois corpos em estado de decomposição foram encontrados na tarde de sábado (1º/03) em uma área de manguezal na região da Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí. A Polícia Militar do 2º BPM foi acionada para a ocorrência, e a perícia constatou que uma das vítimas estava com os pés amarrados com uma corda. 

Segundo a polícia, os corpos podem ser de pessoas que estavam desaparecidas na região do Brejinho, zona rural de Luís Correia. Uma testemunha afirmou que uma das vítimas seria um homem conhecido como "Saci", do povoado Cearazinho. A suspeita é que ambos tenham sido assassinados e levados pela maré até o local onde foram encontrados.

A ocorrência foi atendida por equipes do 2º BPM, sob comando da Capitã Ruthineia, com apoio da Força Tática. Os corpos foram encaminhados para exames periciais, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Foto: ReproduçãoIML

Corpos são encontrados em mangue no litoral do Piauí; um estava com os pés amarrados

A polícia foi acionada após a denúncia sobre um corpo no local.

Dois corpos foram encontrados em dunas de usina eólica em Parnaíba

Dois corpos, ainda não identificados, foram encontrados em uma área de mangue no sábado (01), na região da Pedra do Sal, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

A polícia foi acionada após uma denúncia sobre um corpo na região. No local, de difícil acesso, foram encontrados dois corpos. Um deles estava em avançado estado de decomposição.

O segundo, de acordo com a polícia, teria sido deixado no local há cerca de duas semanas e estava com os pés amarrados. A identidade das vítimas e as circunstâncias das mortes ainda são desconhecidas.

A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local. Os corpos foram removidos para a perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Com informações do Click Parnaíba

Motociclista morre após colidir com poste em Parnaíba

A Polícia Militar e a Perícia Criminal foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

Motociclista morre após colidir com poste no bairro São Vicente de Paula | Foto: Reprodução/Internet
Um motociclista identificado apenas como Roberto morreu na tarde deste sábado (1º) após perder o controle da moto e colidir com um poste em uma curva no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.

MORREU NA HORA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou que a vítima já estava sem vida.

CAUSAS EM APURAÇÃO

A Polícia Militar e a Perícia Criminal foram acionadas para realizar os procedimentos necessários. As causas do acidente ainda serão apuradas.

Por: Ananda Soares | meionews

CANTINHO DO CAMARÃO - Funcionando no Calçadão Cultural na Beira Rio e no Ideal Mall na São Sebastião



Tudo pronto para Parnahyba x Atlético-Pi em jogo que define as semifinais do Piauense 2025 no Pedro Alelaf

 


Parnahyba e Atlético-PI irão entrar em campo neste domingo, às 15h45, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, em partida válida pelo jogo de volta da segunda fase do Campeonato Piauiense 2025

Na partida de ida, o Parnahyba venceu o Atlético-PI por 2 a 1 no estádio Albertão, em Teresina. No momento, o Tubarão está na vice-liderança da classificação geral com 13 pontos e está classificado para as semifinais. O Cavernão está na sexta posição da tabela com sete pontos e está brigando contra o rebaixamento para a Série B do estadual.

Classificação geral do Campeonato Piauiense

1 - Piauí: 14 pontos (3V, 2 SG e 9 GP);

2 - Parnahyba: 13 pontos (4V, +1 SG e 11 GP);

3-  Altos: 12 pontos (3V, +4 SG e 8 GP);

4- Fluminense-PI: 12 pontos (3V, +3 SG e 7 GP)

5- Oeirense: 9 pontos (2V, 0 SG e 7 GP);

6- 4 de Julho: 8 pontos (2V, -2 SG e 10 GP);

7- Atlético-PI: 7 pontos (1V, -1 SG e 8 GP);

8- River-PI: 5 pontos (1V, -7 SG e 5 GP)

Transmissão e ingressos

Valores: R$ 20 (meia-solidária + 1kg de alimento não perecível);

Pontos de vendas: 

Banca da Shakira l Banca do Louro l CT do Parnahyba l Lojas Noroeste;

Transmissão: TV Cidade Verde.

Por mais uma oportunidade, Jucélio Lira comandará o Parnahyba. O treinador Arnaldo Lira cumprirá seu último jogo de suspenso neste confronto contra o Atlético-PI. Para esta partida, o zagueiro Jailton será poupado por conta de dores na coxa. Outros jogadores considerados titulares devem ser conservados por causa de desgaste físico.

Veja provável escalação do Parnahyba:

Janilson; Kennedy, Emilio, Diego Mota e Edson; Baltazar, Samuel e Leandro Sobral (Dedeco) e Athyrson; Wesley e Vitão.

Arbitragem

Árbitro: Edimar da Silva Leite;

Assistente 1: Alisson Lima Damasceno;

Assistente 2: Francisco Railton Araújo Sousa;

Quarto Árbitro: José Valmir dos Santos Xavier.

Fonte: GE-PI l Edição: Jornal da Parnaíba

Quer apenas sossego no carnaval?

 Para quem gosta de colocar o pé na areia e tomar aquela água de coco na beira do mar, o litoral do estado é uma ótima escolha. Os quatro municípios que compõem a região – Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia – abrigam belíssimas praias, como a da Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado, Peito de Moça e a famosa praia de Barra Grande. 

Ainda na região, é possível se refrescar na Lagoa do Portinho e se aventurar pelos Lençóis Piauienses e ainda conhecer o exuberante Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. A rica e deliciosa gastronomia local também é destaque, apresentando pratos à base de frutos do mar e peixes.

Delta do Parnaíba (Foto: CCom-PI)

41cbac40-96ca-46aa-9296-6237b6481814.jpg

Os parques nacionais, como o de Sete Cidades, Serra da Capivara e Serra das Confusões, também são ótimos atrativos turísticos para conhecer durante o feriadão. Esses espaços abrigam formações rochosas espetaculares e sítios arqueológicos repletos de simbolismo e história.

Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Thiago Amaral)

large_AMRL_0677_c827b5d05d.jpeg

Já os cânions do Poti e do Viana são opções de lazer para aqueles que querem vivenciar experiências únicas. Esses atrativos são verdadeiros cenários de filme com paisagens surreais e de tirar o fôlego.

Cultura, história e fé

Para os turistas que preferem destinos com vertente cultural e histórica, a dica é a cidade de Amarante, que respira música e poesia, e possui museus, escadaria e mirante com belíssima vista panorâmica. Ademais, é possível conhecer o Quilombo do Mimbó, na zona rural do município, que conserva anos de muita tradição e resistência.

Outra dica é Oeiras, a primeira capital do estado, que se destaca por sua charmosa e histórica arquitetura, que expressa fé e devoção. Não é à toa que é reconhecida como a Capital da Fé.

Igreja matriz de Nossa Senhora das Vitórias em Oeiras (Foto: CCom-PI)

oeiras_7.png

Na cidade, turistas têm acesso a um roteiro religioso que inclui o Museu de Arte Sacra (MAS), o Mirante do Morro do Leme e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, considerada a mais antiga do Piauí.(Com informações cidadeverde.com)

Governo revoga obrigatoriedade de carimbo em ovos vendidos a granel

 Capa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revogou a obrigatoriedade do carimbo na casca dos ovos vendidos a granel, uma exigência que estava em vigor desde 2020. A decisão tem como objetivo reduzir custos para os produtores, principalmente pequenos e médios produtores rurais, que enfrentavam dificuldades financeiras para se adequar à norma. Segundo o governo, a retirada da exigência não compromete a segurança alimentar dos consumidor

A identificação dos ovos continuará sendo feita por meio de embalagens e etiquetas nos locais de venda, garantindo a rastreabilidade do produto e a transparência das informações ao consumidor. Antes da revogação, cada ovo comercializado a granel deveria conter uma marcação individual com informações sobre o produtor e a validade, algo que gerava custos adicionais e dificultava a operação para muitos produtores.]

De acordo com representantes do setor agropecuário, a decisão do governo atende a uma reivindicação antiga da categoria. “A obrigatoriedade do carimbo gerava um custo extra e, muitas vezes, inviabilizava a venda de ovos a granel, especialmente para pequenos produtores”, afirmou um representante da Associação Brasileira de Avicultura.

Apesar da revogação da exigência do carimbo, o controle sanitário e a inspeção dos ovos continuam obrigatórios, para garantir que os produtos comercializados sigam padrões de qualidade e segurança alimentar. O MAPA destaca que a fiscalização e rastreabilidade por meio das embalagens e dos pontos de venda serão suficientes para garantir a procedência dos ovos.

A medida foi bem recebida pelo setor produtivo, mas gerou debate entre especialistas em segurança alimentar. Alguns defensores do antigo regulamento afirmam que a marcação direta na casca do ovo oferecia um nível extra de rastreabilidade e garantia ao consumidor. No entanto, o governo garante que a revogação da exigência não afetará a transparência na comercialização dos ovos, uma vez que outras formas de identificação continuarão obrigatórias.

Fonte: G1

1 de mar. de 2025

Após derrota, River é rebaixado para a Série B; Piauí se classifica para a semifinal

Com a derrota para o Piauí, na segunda fase do Campeonato Piauiense, o River Atlético Clube está rebaixado para a Série B do estadual. Essa é a segunda vez que o Galo Carijó é rebaixado, a primeira vez aconteceu em 1969. 

A data para o rebaixamento do River não poderia ser pior, 1º de março, data em que o time completa 79 anos de fundação.

O jogo começou equilibrado e o primeiro tempo terminou sem gols. Na primeira metade do segundo tempo o Piauí conseguiu marcar, com Caique Bonfim. O placar garantia o Piauí a liderança da competição e uma vaga na semifinal do Campeonato Piauiense e enterrava de vez as chances do River de se manter na série A. Há poucos minutos do final da partida, Mateuzão marcou o segundo para o Piauí, sem chance para o goleiro Bernardo, selando o destino trágico do River. 

O técnico Renato Potiguá, do Piauí, foi o único a falar com a imprensa após a partida. O River avisou, antes do fim do jogo, que nenhum membro do time concederia entrevista após a partida. Segundo o comunicado do Galo, após o Carnaval a equipe vai programar uma coletiva de imprensa para falar sobre os próximos passos da equipe.

"Nos enfrentamos um adversário que lutava contra o rebaixamento. Fizemos um primeiro tempo aberto, tanto nós quanto o River poderia ter marcado, mas finalizamos a primeira etapa sem gols. No segundo tempo conseguimos bloquear o jogo do nosso adversário pelas laterais e marcamos os dois gols da partida. Agora é manter a cabeça fria, descansar e pensar na semifinal", disse. 

Em 2026, o Galo Carijó, dono de 32 títulos piauienses, vai disputar a Série B do Campeonato Piauiense. 

Polícia Civil prende suspeito de roubo de motocicleta em Luís Correia

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Seccional de Luís Correia, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem acusado de roubar uma motocicleta. O crime, ocorrido em 24 de agosto de 2023, na zona rural do município, foi agravado pelo uso de arma de fogo.

A ação faz parte dos esforços contínuos das forças de segurança para combater crimes na região. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva que qualquer informação sobre crimes seja repassada de forma sigilosa e segura, contribuindo para a manutenção da ordem pública.

Com informações da PC/PI

O que era ruim, piorou: escolha de Gleisi expõe Lula isolado e sem opções

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

A classe política recebeu com estupefação Gleisi Hoffmann no Ministério de Relações Institucionais, cujo papel é articular bom relacionamento do governo com o Congresso. Temperamental, do tipo que trata mal aliados e adversários igualitariamente, Gleisi não articulou nem a união do PT, que preside há 8 anos. Lula bota “fogo no parquinho” da articulação do governo, expondo sua dificuldade de encontrar quem aceitasse o cargo. Isolado, perde chance de ouro de “ciscar para dentro” e ampliar alianças.

Escolha de Janja

Impressiona o isolamento de Lula, que já não conversa sobre decisões. Consulta apenas a Janja e eventualmente a Rui Costa (Casa Civil).

Lacração em 1º

Sem opções e sob domínio da lacração, Lula acatou o buzinaço de Janja no seu ouvido: “compensar” com Gleisi a demissão da terceira ministra.

Me inclua fora dessa

Jaques Wagner (BA) e José Guimarães (CE), do PT, civilizados no trato e adequados à tarefa, nunca foram levados a sério por Lula para o cargo.

Já foi melhor

Criado por Lula em 2005, o ministério foi chefiado por políticos hábeis, como o próprio Wagner, Walfrido dos Mares Guia e José Mucio Monteiro. (Cláudio Humberto)

Heda reforça equipes para atender a população no período de Carnaval no litoral do Piauí

 O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde funciona na Rua Rodrigo Coimbra, 1650, bairro Rodoviária, em Parnaíba.

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, está preparado para oferecer um atendimento de saúde mais eficiente e ágil aos foliões que irão curtir o Carnaval na região. Devido ao aumento do fluxo para a região do litoral piauiense, as equipes da unidade de saúde foram reforçadas, seguindo o plano de contingência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O diretor clínico do hospital, Carlos Teixeira, lembra que a unidade de saúde tem uma série de medidas como ampliação de insumos, leitos especiais e reserva de centro cirúrgico, para garantir uma folia tranquila e celeridade nos atendimentos de quem necessitar.


Você que está vindo para o litoral, o Heda está preparado para atender qualquer intercorrência, funcionando 24 horas, com urgência e emergência e nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, obstetrícia e um anexo específico para pediatria”, disse o diretor.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde funciona na Rua Rodrigo Coimbra, 1650, bairro Rodoviária, e o anexo para serviços de pediatria está localizado na Rua Teresina, 796, bairro Nova Parnaíba.

Fonte: Portal A10

Moto usada em assalto à sorveteria é apreendida pelo serviço de inteligência da PM

A policia conduziu dois suspeitos para delegacia, um deles envolvido no assalto à uma cliente da sorveteria Santo Antonio, onde foi subtraído um cordão de ouro.

Uma equipe de inteligência da policia militar do Piauí, prendeu um rapaz identificado como Deílson Marcelo da Conceição Reis, 20 anos, acusado de receptação pela posse de motocicleta roubada, sendo a mesma usada no assalto à sorveteria.

O outro conduzido, que não teve o nome informado, é apontado como o autor do roubo à uma cliente da sorveteria Santo Antonio, localizada na Avenida São Sebastião, bairro de Fátima em Parnaíba. REVEJA. 

Por conta da LEI CRIMINAL, o delegado Rodrigo Mello mandou soltar o tal suspeito por falta de mandado judicial e sem flagrante delito, pelo fato do roubo ter ocorrido cerca de 15 dias atrás.

O delegado também mandou lavrar um despacho para ser enviado ao delegado Igor Rocha Gadelha, titular da delegacia de furtos e roubos, tido no meio policial como linha dura. 

No caso de Deílson Marcelo, o delegado Rodrigo Mello arbitrou fiança criminal no valor de R$ 15 mil reais para soltura do acusado do crime de receptação. 

Não pagando a conta na distrital, será enviado no domingo (2), para audiência de custódia. 

Moto usada em assalto à sorveteria em Parnaíba.

As prisões foram realizadas no bairro Frei Higino em Parnaíba.


Fonte: Portal do Catita

Presidente da Assembleia anuncia antecipação do salário dos servidores


O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, confirmou no início da noite desta sexta-feira (28) a antecipação do pagamento dos salários dos servidores efetivos e comissionados do Poder Legislativo. Conforme o chefe do Legislativo, o pagamento foi possível graças ao equilíbrio financeiro adotado na casa no primeiro mês da gestão.

Pelas redes sociais, Severo Eulálio confirmou o anúncio. 

"Sextou, meus amigos, e com uma notícia muito boa para os servidores da Assembleia. Os salários já estão pagos, já estão na conta de cada servidor. Nossa política de valorização dos mesmos continua firme e, assim, o faremos até o último dia. É aproveitando a oportunidade para desejar a todos um bom carnaval de muita folia, mas também de muita paz e tranquilidade no seio familiar"

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Assembleia suspendeu o contrato firmado com o Instituto Saúde e Cidadania (Isac) que gerenciava o Espaço de Saúde da Assembleia na zona leste da capital. Conforme a diretoria do parlamento, a suspensão ocorre para uma “avaliação criteriosa dos aspectos financeiros e operacionais” do contrato.

A publicação com a suspensão do contrato foi publicada no diário oficial da Assembleia da última quinta (27) e é assinada pelo presidente da Assembleia, Severo Eulálio (MDB). A decisão atende a um parecer da procuradoria da casa.

O Instituto assumiu em maio de 2023 a gestão do espaço que atende aos servidores da Assembleia. Além do Espaço a instituição gerencia cinco UPAs, uma unidade Pronto Atendimento Infantil e dois hospitais em cinco estados brasileiros.

Por meio de nota a presidência da Assembleia detalhou a suspensão do contrato.

NOTA À IMPRENSA

Em atenção à demanda do portal Cidadeverde.com, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Piauí vem informar que:

O contrato 01/2023, firmado entre a Alepi e o Instituto Saúde e Cidadania - Isac, está temporariamente suspenso para fins de análise financeiro-orçamentária. A medida visa garantir a conformidade e transparência dos processos, com a avaliação criteriosa dos aspectos financeiros e operacionais envolvidos.

A Assembleia Legislativa do Piauí reitera seu compromisso com a transparência, a boa gestão dos recursos públicos e a continuidade dos serviços essenciais à população.


Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Piauí

Governo publica medida provisória que autoriza saque do FGTS

 

O governo publicou nesta sexta-feira (28), em edição extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória 1.290, que autoriza a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelos trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa. 

De acordo com o governo, a medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores dispensados desde janeiro de 2020 até hoje, data da publicação da MP, e injetará R$ 12 bilhões na economia. 

De acordo com a medida provisória, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o pagamento será feito da seguinte forma: 

Saque de até R$ 3 mil do saldo disponível: 

  • em 6 de março, para os trabalhadores com conta bancária previamente cadastrada para recebimento de recursos do FGTS;

  • conforme calendário a ser divulgado pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores sem conta bancária previamente cadastrada para recebimento de recursos do FGTS;

Valores remanescentes do saldo disponível:

  • em 17 de junho para os trabalhadores com conta bancária previamente cadastrada para recebimento de recursos do FGTS
  • conforme calendário a ser divulgado pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores sem conta previamente cadastrada para recebimento de recursos do FGTS.

trabalhador demitido desde 2020 que aderiu ao saque-aniversário não terá de sair da modalidade para sacar o saldo retido no FGTS.

A partir de amanhã (1º de março), aqueles que aderirem ao saque-aniversário e forem demitidos terão seus saldos bloqueados novamente, podendo sacar apenas a multa rescisória.

Agência Brasil

Defesa Civil alerta para chuvas intensas e aproximação de zona de convergência

 A Defesa Civil do Piauí emitiu um alerta de chuvas intensas para as próximas 24 a 48 horas devido à aproximação de uma Zona de Convergência Intertropical. O fenômeno atmosférico deve provocar precipitações intensas nos territórios do Norte e Centro-Norte piauiense, abrangendo as regiões da Planície Litorânea, Região dos Cocais, Região dos Carnaubais, Região Entre Rios e Vale do Sambito.

Áreas Afetadas e Riscos

Segundo o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil do Piauí, a configuração climática é favorável à ocorrência de chuvas volumosas, com potencial de alagamentos em áreas urbanas e rodovias das regiões afetadas. Mapas de alerta foram divulgados para 24 e 48 horas, detalhando as localidades sob maior risco de impactos.

Foto: Reprodução/Defesa Civil do PiauíPrevisão
Foto: Reprodução/Defesa Civil do PiauíPrevisão

Recomendações de SegurançaA Defesa Civil do Piauí recomenda atenção redobrada às áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, bem como cautela no tráfego em rodovias da região. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, para evitar riscos de quedas e descargas elétricas.

Outras recomendações incluem:

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Seguir as orientações das autoridades locais, como a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Acompanhar atualizações dos alertas climáticos pelos canais oficiais da Defesa Civil no Instagram (@defesacivilpi).

Para receber alertas por SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da comunidade para o número 40199.

Orientações em Caso de Emergência

A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência ou necessidade de assistência, a população deve entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros (193). O órgão também orienta que moradores das áreas de risco sigam as instruções das autoridades e fiquem atentos a novos comunicados oficiais.

Monitoramento e Acompanhamento

A Defesa Civil do Piauí continuará monitorando as condições climáticas e emitindo alertas conforme necessário. O órgão destaca a importância da prevenção e preparo da população para minimizar os impactos das chuvas intensas previstas.

Fonte: Governo do Piauí

Bancos e casas lotéricas no carnaval


BANCOS 

As agências bancárias estarão fechadas para atendimentos presenciais na segunda (03) e terça-feira (04), retornando ao atendimento na quarta-feira (05), a partir do meio-dia. O PIX funcionará normalmente durante o período de Carnaval. Já a compensação de boletos poderá ser feita a partir de quarta-feira.

CASAS LOTERICAS

As casas lotéricas funcionam normalmente até sábado (01), retornando na quarta-feira (05) após o feriado.

Fundo de Participação dos Municípios: Parnaíba recebeu quase 21 milhões de recursos federais

A prefeitura de Parnaíba recebeu, neste mês de fevereiro, do Fundo de Participação dos Municípios,  a importância de R$ 20.977.999,71. Neste dia 28, a última parcela recebida do FPM foi equivalente a R$ 5.187.640.47..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...