8 de jun. de 2021

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PORTO DAS BARCAS


Por Fernando Basto Ferraz * 

Toda cidade possui seus símbolos que a identificam e lhe dão personalidade. Em Parnaíba o Porto das Barcas é um desses símbolos. Foi no Porto das Barcas que a cidade de Parnaíba se fez e prosperou a partir do empreendedorismo do português Domingos Dias da Silva, procedente do Rio Grande do Sul, que comercializava seus produtos diretamente com as cidades do Porto e Lisboa, em Portugal, com a autorização da Rainha D. Maria I. Não importa que o embrião de nossa cidade tenha acontecido no povoado Testa Branca situado próximo ao aeroporto de Parnaíba. Foi no Porto das Bascas que nossa cidade firmou-se com sua pujança econômica. Ainda é tempo de parabenizar e agradecer ao grupo de parnaibanos que tomaram para si a iniciativa bem sucedida de revitalizar todo o acervo das edificações do patrimônio histórico existente no perímetro do nosso Porto das Barcas que se encontrava abandonado, em ruína. Toda a polêmica sobre a homenagem que o Governo do Piauí quer prestar à memória do ilustre e empreendedor João Claudino, já falecido, ao dar seu nome ao Porto das Barcas constitui uma agressão a esta cidade, ao seu povo, à sua história rica de empreendedorismo, ousadia, independência, pioneirismo. Não se discute os méritos do homenageado, que ao longo da vida conquistou o respeito e a admiração dos piauienses como empresário de muitas empresas bem sucedidas no Piauí. O que tem provocado estranheza, inconformismo, aborrecimento aos parnaibanos com o pretendido ‘Porto das Barcas João Claudino’ é a percepção de que ele não criou vínculos com a cidade de Parnaíba para receber tal homenagem. João Claudino, ao contrário do que ocorria com frequência em Teresina, sequer era visto nas ruas e eventos sociais desta cidade de Parnaíba. Na verdade, ele passou a ser lembrado, com indignação, por ter demolido o belo prédio da avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, onde funcionou o Escritório de Representação da Companhia de Navegação inglesa Booth Line para, no lugar, construir um prédio com formato de caixão, próprio para funcionamento de armazém de secos e molhados, onde instalou uma de suas lojas do Armazém Paraíba. De positivo, essa demolição, até hoje lamentada na cidade, despertou nos parnaibanos a iniciativa de não mais permitir a destruição do acervo do patrimônio histórico de suas edificações, hoje preservados pelo IPHAN. Trata-se de mais um mau exemplo de agressão, prepotência de singular astúcia política que poderia ter sido evitada se o Governo do Estado do Piauí tivesse usado o bom senso de previamente ouvir o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba, além de Academia Parnaibana de Letras, como bem lembrou o acadêmico Pádua Marques. O Piauí tem se destacado nas homenagens que presta a seus filhos ilustres, figuras públicas, quando os imortaliza com nomes de cidades de baixo IDH, com população de no máximo 5.000 habitantes, com o conforto de não ser incomodado com a resistência de uma oposição aguerrida. Já são mais 50 cidades piauienses com nomes de pessoas – versão atual do coronelismo regional que atende aos interesses de projetos de poder que se propõem continuar existindo ‘ad eternum’. A nós, parnaibanos, cabe o papel de lutar, de resistir contra tal decisão precipitada, inoportuna, descabida, de acrescentar ao Porto das Barcas o nome do respeitado empresário João Claudino que em vida jamais cultivou laços afetivos com Parnaíba e o seu povo. Convém ser lembrado sempre que o Porto das Bascas permanece sendo o símbolo maior da pujança econômica da cidade de Parnaíba. Por esta razão, convém que permaneça apenas com este nome por melhor harmonizar-se com sua história. Se, contudo, permanecer a intenção do Governo do Piauí de homenagear João Claudino nesse lugar, que o faça dando seu nome ao Museu do Mar que acaba de criar naquele lugar. A história e os valores da cidade de Parnaíba não se negociam, não podem ser ignorados por seus governantes de ocasião, seja a nível municipal ou estadual, sob pena de perderem o respeito e a legitimidade de suas ações perante a história e a memória de nosso povo. Viva Parnaíba! Viva a terra de Simplício Dias da Silva, que não se curvou e nem se acovardou perante as agressões e provocações de decisões políticas equivocadas, inoportunas, agressivas de iniciativa daqueles que momentaneamente detinham o poder e a condução de seu destino. A cidade de Parnaíba e o seu povo exigem respeito! 

(*) da Academia Parnaibana de Letras e da Academia Cearense de Cultura.

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PRF realiza nas rodovias piauienses a escolta da maior Pá Eólica da América Latina; veja os vídeos

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou no domingo (06/06) a escolta do transporte da maior Pá Eólica da América Latina. Com 76,3 metros de comprimento, esse equipamento, que veio da China, fará parte de aerogeradores localizados no Complexo Eólico Lagoa do Barro localizado no município de Lagoa do Barro do Piauí/PI, localizado a 549,0 km de Teresina/PI.

Serão 54 unidades a serem transportadas em três meses de trabalho. Devido à sua grande extensão, torna-se necessário a presença de Policiais Rodoviários Federais na escolta para garantir a segurança do trânsito durante o transporte do equipamento. Devido à dimensão e peso especiais desses equipamentos, seu transporte se torna um desafio logístico e rodoviário, que requer planejamento e infraestrutura que estejam de acordo com a legislação e que garantam a segurança viária.

A PRF assume fundamental papel na logística das movimentações destas cargas superdimensionadas, sendo responsável pela escolta e promoção da segurança tanto dos equipamentos como dos demais usuários da rodovia. Em 2020, houve um aumento exponencial desse tipo de serviço e foram realizados 396 escoltas. Somente em 2021, já foram realizadas 338 escoltas e o órgão tem previsão de mais 2.100 escoltas desse tipo de carga.

O Complexo Eólico Lagoa do Barro, que contará com potência instalada de 195 MW, gerados por 65 aerogeradores distribuídos por 8 parques em uma área de 2.854 hectares. O investimento total previsto é de R$ 1,3 bilhão.

Os motoristas devem redobrar a atenção ao se depararem com esse tipo transporte, pois as pás são transportadas em velocidade reduzida e tanto os profissionais de escolta quanto os policiais acompanham a viagem até o destino final.

As empresas que realizam esse serviço de escolta devem atender a diversos requisitos para garantir a segurança viária durante o translado, como possuir uma Autorização Especial de Trânsito (AET), utilizar veículos de escolta credenciados, comprovar que o motorista é capacitado para a condução do veículo, possuindo o curso de transporte de carga indivisível e a licença de motorista de escolta, dentre outros.

Está trafegando na rodovia e observou uma dessas escoltas? Confira as dicas:

  • Reduza a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta;
  • Mantenha uma distância segura dos outros veículos;
  • Redobre a atenção ao volante;
  • Respeite as orientações dos policiais e profissionais de escolta;
  • Aguarde a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar;
  • Só ultrapasse quando não oferecer risco ao trânsito.

Fonte: PRF-PI

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PRF divulga balanço da operação Corpus Christi no Piauí


Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (7) o balanço preliminar da Polícia Rodoviária Federal sobre a Operação Corpus Christi 2021. No documento estão os principais indicativos a respeito das fiscalizações realizadas pelo órgão com relação a prevenção de acidentes e crimes nas rodovias federais.

A operação teve duração de cinco dias e 16 acidentes foram contabilizados, desses, 8 são de natureza grave. Os números divulgados apontam ainda que 21 pessoas ficaram feridas e 4 pessoas vieram a óbito. De acordo com a PRF, os dados são semelhantes a dias rotineiros nas rodovias federais piauienses.

Houve ainda o registro do aumento do fluxo de veículos principalmente na BR 343, sentido Norte do estado, a rodovia dá acesso ao litoral piauiense.

As BR’s 343, 135, 316 e 230, 020 e 222 registraram 6,4,2 e 1 acidente respectivamente. Os acidentes com vítima fatal ocorreram nas BR’s 135, 230 e 343 nos municípios de Corrente, Fronteiras e Luís Correia.

Apesar das causas principais dos acidentes apontarem conduta inadequada, houveram acidentes que se deram devido as más condições das rodovias, de acordo com a PRF. O número de abordados também aumentou. Ao todo, 1.050 veículos foram fiscalizados durante a operação e 1.172 pessoas foram fiscalizadas. 1. 324 autos de infrações foram lavrados.

Registro de infrações

Foram lavrados 274 autos de infração em condutores de motocicletas por não uso do capacete de segurança, 55 por não uso do cinto de segurança e 134 por Ultrapassagem em local proibido. Com relação à fiscalização de alcoolemia, foram realizados 41 testes e lavrados 21 autos de infração, resultando em 06 pessoas presas por este motivo. As principais infrações de trânsito flagradas pelos policiais ainda são as que tem maior gravidade e podem resultar em acidentes graves.

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Caixa encerra pagamento e saque do abono salarial em 30 de junho


A Caixa informou hoje (7) que trabalhadores que cumpram as exigências para o recebimento do abono salarial do calendário 2020-2021, com ano-base 2019, terão até o dia 30 de junho para fazer o saque do benefício.

Caso perca o prazo, o trabalhador qualificado para o abono só terá outra oportunidade para o saque a partir do próximo calendário. A Caixa informa que, segundo portaria que regula o abono salarial, o benefício fica reservado ao beneficiário por um prazo de 5 anos.

Em nota, o banco informa que foram pagos R$ 17 bilhões para cerca de 22 milhões de trabalhadores. Desses, 6,3 milhões receberam o abono salarial em contas poupança sociais digitais sem custo algum para usuários.

Até o momento, cerca de 560 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício - o que resulta em R$ 328 milhões aguardando resgate.

Tradicionalmente liberados entre julho e junho, houve mudança no calendário de pagamento do abono salarial, que passará a ser pago entre janeiro e dezembro de cada exercício. As informações de pagamento serão referentes ao ano anterior, e deverão ser repassadas pelos empregadores responsáveis pelos beneficiários. Com a mudança, o ano-base de 2020 deverá ser pago a partir de janeiro de 2022.

O que é o abono salarial?

Criado em 1990, o abono salarial é um benefício para trabalhadores de baixa renda que cumpram requisitos definidos em lei. Para ter direito, é necessário ter carteira de trabalho há pelo menos 5 anos, ter renda mensal inferior a dois salários mínimos, ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base - consecutivos ou não - e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Fonte: Agência Brasil

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7 de jun. de 2021

Wilson Martins confirma pré-candidatura a deputado federal e comenta sobre estratégia no PSB


Ex-governador Wilson Martins (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

O ex-governador e secretário de Defesa Civil Wilson Martins (PSB) confirmou, nesta segunda-feira (07/05), que é pré-candidato a deputado federal.

Questionado sobre a possibilidade de filiar-se ao MDB, Wilson Martins confirmou ter recebido convites para ingressar na sigla do deputado Themístocles Filho e do senador Marcelo Castro e ponderou sobre a boa relação que mantém com os emedebistas. O secretário frisou que aguarda o posicionamento do Congresso Nacional sobre possíveis mudanças acerca de coligações partidárias e acrescentou que a estratégia inicial é construir chapa proporcional no PSB.

“Imagino que poucos partidos teriam condições de formar chapas proporcionais para deputado federal. Conversamos recentemente sobre isso, a ideia é ter a possibilidade de mais um ou dois partidos que possam se alinhar com formação de chapa própria, sem a necessidade de mudança partidária. A estratégia inicial é se manter no PSB e construir um chapa proporcional para Dep Federal e Dep Estadual”, pontuou. (Paula Sampaio)

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Moradores do município de Ilha Grande estão sem água há quatro dias


Moradores do município de Ilha Grande, situado no litoral piauiense, procuraram o GP1 na tarde desta segunda-feira (07) com a denúncia de que a cidade está há quatro dias ininterruptos sem água.

De acordo com uma moradora do bairro Centro, que pediu para não ser identificada, a população de Ilha Grande vem sofrendo rotineiramente com a falta de água. “Aqui sofremos muito com a falta de água, em muitos lugares só chega água à noite”, relatou.

Ainda de acordo com a moradora, alguns bairros são afetados com mais frequência com o desabastecimento. “Quem sofre mais são os bairros Porteiras e Labino”, citou a denunciante.

O que diz a Agespisa

Procurada pelo GP1 na tarde desta segunda (07), a Agespisa, por meio de sua assessoria, confirmou que houve um problema no sistema de captação de água da cidade, mas que as providências já estão sendo tomadas, de modo que o problema deve estar solucionado até amanhã, terça-feira (08).

“Houve um grave dano no sistema de da captação de água de Ilha Grande, mas a empresa já está trabalhando para corrigir o problema, que deve estar solucionado até amanhã”, consta na nota encaminhada pela assessoria da Agespisa.

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Covid-19 mata 17 pessoas e deixa 416 infectadas no Piauí nas últimas 24h

Foram registrados, no Piauí, 416 casos confirmados e 17 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Hoje, também foram confirmados mais oito óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação epidemiológica, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira (07/06).

Dos 416 casos confirmados da doença, 236 são mulheres e 180 são homens, com idades entre um e 100 anos.

Seis mulheres e onze homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram das cidades de Barras (67 anos), Corrente (66 anos) Parnaíba (49 anos), Padre Marcos (43 anos) e Teresina (54 e 55 anos).

Já os homens eram naturais de Assunção do Piauí (34 anos), Campo Maior (57 anos), Corrente (64 anos), Jacobina do Piauí (44 anos), Queimada Nova (86 anos), Picos (50 anos) Piracuruca (61 anos), Sebastião Leal (27 anos) e Teresina (40, 73 e 76 anos).

    Sesapi / Divulgação

Dos óbitos acumulados a mulher era de Teresina (61 anos). Já os sete homens eram das cidades de Francisco Ayres (89 anos), Piripiri (55 anos) e Teresina (52, 56, 63, 65 e 77 anos).

Os casos confirmados no estado somam 279.709 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.116 e foram registrados em 222 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  981 ocupados, sendo 623 leitos clínicos, 340 UTIs e 18 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 17.964 até o dia sete de junho de 2021.

A Sesapi estima que 272.612 pessoas  já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

    Sesapi / Divulgação
    Sesapi / Divulgação

 

Primeira vacina brasileira contra Covid está perto de se tornar realidade


O Instituto Butantan tem até hoje para apresentar à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – as informações complementares necessárias para a realização dos testes clínicos em humanos da vacina contra Covid desenvolvida pelo próprio Butantan. Será a primeira vacina genuinamente brasileira contra o Coronavírus.

O Instituto Butantan tem mais de um século de existência como centro de pesquisa biomédica  e produz atualmente 8 tipos de vacinas que são utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. São elas: vacinas contra raiva, HPV, Hepatite A, Hepatite B, Influenza Trivalente, H1N1, DTPa e a Coronavac.

A Butanvac, caso aprovada pela Anvisa, tornará o Brasil independente da importação do IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo, hoje indispensável para a fabricação das duas vacinas envasadas no país: a Coronavac e a da Astrazeneca.

A Butanvac trabalhará com a tecnologia já conhecida do antígeno do vírus inativado e, se tudo der certo, a promessa é de que a distribuição do imunizante comece já no mês de setembro deste ano. Uma boa notícia para nós, brasileiros.

Por Claudia Brandão\cidadeverde.com

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