29 de mar. de 2021

Resultado do Enem 2020 será divulgado nesta segunda-feira


Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira, 29, a partir das 18h, as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado da prova pode ser conferido na Página do Participante e também no aplicativo Enem Inep disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para iOS).

O resultado estará disponível tanto para os candidatos que fizeram a prova física quanto para aqueles que fizeram o Enem digital. Alunos treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, só terão acesso às notas no dia 28 de maio.

O candidato pode acessar a página do participante com o login gov.br, um acesso único a diversos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o MEC disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161. Veja abaixo o passo a passo para consultar sua nota.

Como consultar o resultado do Enem 2020

Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

No chat, clique em “Página do Participante - Entrar com gov.br”

Digite seu CPF, clique em “Avançar” e digite sua senha. Clique em “Entrar”.

Na próxima página você deve selecionar qual edição do Enem deseja consultar, caso tenha prestado a prova mais de uma vez.

Como recuperar a senha

Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

No chat, clique em “Página do Participante - Entrar com gov.br”

Digite seu CPF e clique em “Avançar”

Selecione “Esqueci minha senha” e escolha algum modo de recuperação disponível.

Os resultados estão divididos entre as cinco áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

Entenda como é calculada a nota do Enem

Cada questão do Enem tem um peso diferente. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter notas distintas. Isso acontece porque a prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Se o candidato acerta perguntas consideradas difíceis e erra as fáceis, o sistema aponta que há mais chances de ele ter “chutado” as respostas e a nota cai.

A redação é corrigida com base em cinco competências: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, seleção e organização das informações, capacidade de argumentação e, por fim, elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Todas as competências têm o mesmo peso.

O seu resultado final vai depender do curso e da universidade escolhidos. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo, algumas faculdades determinam pesos diferentes para as áreas do conhecimento, enquanto em outras todas elas têm o mesmo peso.

Para saber a sua média, veja os critérios estabelecidos pelo curso que você deseja entrar e, então, faça o cálculo. Se o peso for igual para todas as áreas do conhecimento, basta somar todas as notas e dividir por cinco para obter a média final.

Governo Federal diz que auxílio vai voltar a ser pago no dia 16 de abril


O Governo Federal confirmou na sexta-feira, 26, que os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a nova rodada do auxílio emergencial em 16 de abril, seguindo o calendário próprio do programa. A previsão consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Os demais públicos, que são os integrantes do Cadastro Único de programas sociais que não recebem o Bolsa e os cadastrados pelo site ou aplicativo da Caixa, terão calendário específico. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a intenção é que o calendário desses grupos preveja o início dos pagamentos para antes de 16 de abril.

O governo publicou também o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial a vulneráveis. Além de reiterar os critérios de concessão do benefício, o ato reforça a proibição à realização de novos pedidos do benefício por quem estava empregado até julho de 2020, quando o cadastro foi encerrado, mas foi demitido recentemente. Apenas os elegíveis em dezembro de 2020 receberão a ajuda.

"Os trabalhadores não elegíveis para o recebimento no mês de dezembro de 2020 não poderão solicitar, por qualquer meio, o auxílio emergencial 2021", diz o decreto, também publicado em edição extra do DOU.

Na nova rodada, apenas uma pessoa por família poderá receber o auxílio, que tem valores de R$ 150 para famílias de uma só pessoa, R$ 250 para famílias com mais de um integrante e R$ 375 para mães que são as únicas provedoras do lar, pagos em quatro parcelas mensais.

Alcance

O auxílio beneficia trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados (que não estejam recebendo o seguro-desemprego) com renda familiar de até três salários mínimos, ou de até meio salário mínimo por pessoa. Os beneficiários do Bolsa Família só receberão o auxílio caso ele seja mais vantajoso do que o valor pago no programa regular.

Até o ano passado, duas famílias poderiam receber o benefício ao mesmo tempo. Agora, como apenas uma pessoa na família será contemplada, o decreto estabelece regras de priorização, caso mais de um seja elegível por ter recebido a ajuda até dezembro de 2020.

Segundo o decreto, terá prioridade a mulher provedora de família monoparental. Na ausência desse tipo de beneficiário, receberá o auxílio o integrante mais velho da família (conforme a data de nascimento). Se houver empate, o benefício será dado preferencialmente à mulher. Se ainda assim restar indefinição, o desempate será feito pela ordem alfabética do nome.

O decreto ainda padronizou os prazos que os beneficiários terão para sacar os valores, que serão depositados em contas bancárias ou na conta de poupança digital criada pela Caixa para acelerar os pagamentos do auxílio. Antes, os beneficiários do Bolsa Família tinham até nove meses para movimentar o dinheiro, enquanto os demais, 90 dias. Agora, o prazo será de quatro meses, ou os recursos voltarão para o governo.

Na regulamentação da portaria, o governo também lista todas as bases de dados que serão consultadas para aferir se o beneficiário tem direito ou não ao auxílio.

CORONAVÍRUS 28/03: Boletim epidemiológico de Parnaíba, PI

 




ELETRÔNICA AGAMENON - Visite-nos e confira nossa ofertas!!

  


Prefeitura de Parnaíba informa

  

Com Covid-19, pastor Silas Malafaia não terá encontro com Bolsonaro

 O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, testou positivo para Covid-19. Ele teria agenda com o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda (29), o que não acontecerá mais. 

Malafaia esteve com Bolsonaro há duas semanas. Na ocasião, os dois e outros pastores gravaram um vídeo para convocar “todo o povo de Deus” a fazer um “jejum em favor da nação brasileira”.

A pastora Elizete Malafaia também contraiu o coronavírus, mas já se recuperou. “Minha esposa já saiu da Covid-19. Eu que ainda estou, devo estar nos últimos dias com esta tralha”, disse o religioso Folha. Ele fez um teste que ainda deu positivo para a presença do vírus em seu organismo.

De acordo com o pastor, o casal está bem. Ele conta que desde setembro toma ivermectina, medicação sem eficácia comprovada para o tratamento da enfermidade, além das vitaminas D e K12. “Esses troços amenizam o impacto da Covid. Como o pessoal fala, é um preventivo para aliviar o impacto dessa tralha”, disse. 

Fonte: Folha

LABORATÓRIO CITOMED - Lembre-se esse momento vai passar !!!

 

28 de mar. de 2021

Piauí já recebeu 461 mil doses de vacina contra a covid-19, diz presidente Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou, nesse sábado (27), através do aplicativo de troca de mensagens Telegram, os dados sobre a distribuição das doses de vacinas contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aos estados brasileiros.

Segundo o presidente, o Piauí já recebeu 461.880 doses do Governo Federal, sendo que desse quantitativo 214.796 já foram aplicadas. Entre os estados que mais receberam vacinas estão: São Paulo com 7.743. 018, Minas Gerais com 3.635.330 doses recebidas, Rio de Janeiro com 3.098.830, Bahia com 2.386.600 doses, e Rio Grande do Sul com 2.216.450 de doses entregues.

Entre os que receberam menos doses estão os estados do Amapá com 91.650 doses, Roraima com 133.260 doses, Acre com 141.540 e Tocantins com 193.650 doses recebidas.

Confira abaixo as doses recebidas e aplicadas por estado:

Goiás - 966.980 de doses recebidas/ 515.102 doses aplicadas;

Ceará - 1.333.350 de doses recebidas/ 546.476 doses aplicadas;

Amazonas - 1.079.720 de doses recebidas/ 454.122 doses aplicadas;

Santa Catarina - 1.018.990 de doses recebidas/ 508.458 doses aplicadas;

Pernambuco - 1.438.880 de doses recebidas/ 678.864 doses aplicadas;

Minas Gerais - 3.635.330 de doses recebidas/1.485.921 doses aplicadas;

Tocantins - 193.650 de doses recebidas/ 110.425 doses aplicadas;

Piauí - 461.880 de doses recebidas/ 214.796 doses aplicadas;

Paraná - 1.727.850 de doses recebidas/ 653.397 doses aplicadas;

Pará - 1.096.940 de doses recebidas/ 463.474 doses aplicadas;

Maranhão - 845.690 de doses recebidas/ 406.811 doses aplicadas;

Rio de Janeiro - 3.098.830 de doses recebidas/ 1.142.927 doses aplicadas;

Espirito Santo - 535.720 de doses recebidas/ 362.175 doses aplicadas;

Distrito Federal - 448.410 de doses recebidas/ 240.693 doses aplicadas;

Amapá - 91.650 doses recebidas/ 54.645 doses aplicadas doses recebidas;

Sergipe - 271.930 de doses recebidas/ 129.568 doses aplicadas;

Roraima - 33.260 de doses recebidas/ 56.248 doses aplicadas;

Rondônia - 190.208 de doses recebidas/ 98.913 doses aplicadas;

Mato Grosso do Sul - 467.010 de doses recebidas/ 257.197 doses aplicadas;

Mato Grosso - 447.960 de doses recebidas/ 217.810 doses aplicadas;

Paraíba - 656.630 de doses recebidas/ 416.832 doses aplicadas;

Bahia - 2.386.600 de doses recebidas/ 1.363.820 doses aplicadas;

Alagoas - 479.860 de doses recebidas/ 266.427 doses aplicadas;

São Paulo - 7.743.018 de doses recebidas/ 4.876.489 de doses aplicadas;

Rio Grande do Norte - 536.648 de doses recebidas/ 286.434 de doses aplicadas;

Acre - 141.540 de doses recebidas/ 56.179 de doses aplicadas;

Rio Grande do Sul - 2.216.450de doses recebidas/ 1.299.210 de doses aplicadas.

Sindicato pede que prefeito Mão Santa afaste servidores na pandemia


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parnaíba encaminhou, na última quarta-feira (24), um requerimento ao prefeito Mão Santa (DEM), pedindo o afastamento dos servidores que não estão na linha de frente do combate ao coronavírus. O prefeito não lançou nenhum decreto para restringir a circulação de pessoas e nem determinou o fechamento do comércio.

Clique aqui e confira o requerimento

De acordo com o presidente do sindicato, Leandro Lopes, o requerimento se baseia nos relatos de servidores que temem o agravamento da situação entre a categoria. O prefeito Mão Santa decidiu não aderir ao decreto do Governo do Piauí, que determinou lockdown em todo o estado até o próximo domingo (04). O sindicato pede que o prefeito afaste os servidores não essenciais neste momento, durante o período de 29 de março a 11 de abril.

 “Decidimos tomar providência diante relatos de muitos servidores que estão com medo, alguns adoecidos, já contaminados. Observando o decreto do estado do Piauí e também o da Capital de 10 dias de lockdown com alguns feriados antecipados, a gente observa que nesse momento mais crítico da pandemia o município de Parnaíba não fez nenhum decreto a fim de restringir a circulação de pessoas. Queremos diminuir o risco de contaminação entre os servidores, por isso, entramos com o requerimento solicitando algumas medidas por parte do poder municipal e também sugerindo um lockdown daqueles servidores que não são tão essenciais, que não estão na linha de frente. Seria a paralisação das atividades do dia 29 de março até o dia 11 de abril, ou seja, um tempo para que evitasse a circulação desses servidores”, disse Leandro Lopes.

O presidente disse ainda que, caso o prefeito Mão Santa não acate o pedido, os servidores irão iniciar um lockdown por conta própria e paralisar todas as atividades presenciais por 15 dias.

“Requeremos também que a prefeitura fizesse um ato para restringir a circulação de pessoas no município e assim diminuir a circulação do vírus. Nós observamos que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde está com a situação complicada, no que diz respeito a leitos clínicos e de UTI os hospitais de campanha que vão reabrir logo não darão conta da demanda. Com essa preocupação com a saúde no município de Parnaíba, o sindicato resolveu adotar essa postura de um lockdown, se a prefeitura continuar com a negar a situação, iremos promover uma greve sanitária. Entendemos que prejuízos na economia podem acontecer, mas podem ser resgatados, já as vidas não”, finalizou.

Outro lado

Procurado pela nossa reportagem, o superintendente de gestão do município de Parnaíba, Osmar Mendes, informou que a prefeitura ainda não recebeu o requerimento dos servidores, mas assegurou que todos que apresentarem laudo médico comprovando ser portador de alguma comorbidade terá o pedido de afastamento deferido.

32 pessoas morrem por Covid-19 no Piauí em 24h; 713 novos casos confirmados

 Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 713 casos confirmados e 32 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste domingo (28/03).

Dos 713 casos confirmados da doença, 376 são mulheres e 337 são homens, com idades que variam de um a 91 anos.

Dezesseis homens e dezesseis mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram de Canto do Buriti (79 anos), Fronteiras (44 anos), Floriano (51 anos), Luís Correia (88 anos), Marcolândia (67 anos), Miguel Alves (73 anos), Parnaíba (32, 37, 56 e 75 anos), Picos (73 e 82 anos), Teresina (48, 63 e 64 anos) e Valença do Piauí (79 anos). As do sexo feminino eram de Agricolândia (60 anos), Batalha (66 anos), Buriti dios Lopes (66 anos), Colônia do Piauí (69 anos), Esperantina (59 anos), Oeiras (97 anos), Parnaíba (31 anos), Piripiri (70 e 82 anos) e Teresina (45, 52, 64, 71, 73, 74 e 77 anos). Seis vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 202.230 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.028 e foram registrados em 218 municípios. Agricolândia registrou o primeiro óbito pela doença. Do total, 2.325 homens e 1.703 mulheres não resistiram a Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.349 ocupados, sendo 868 leitos clínicos, 434 UTIs e 47 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.826 até o dia 28 de março de 2021.

A Sesapi estima que 196.853 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação 
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 213.157 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 48.296  a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 po

Morre ex-vice prefeito de Parnaíba vitima de covid19

Faleceu no inicio da noite deste domingo(27) o engenheiro e empresário Roberto Broder em Teresina onde era radicado. O ex-vice prefeito parnaibano não resistiu a covid19 e veio a óbito depois de alguns dias internado.

Jovem desaparece após acidente em ponte em Piripiri no Norte do Piauí


Um jovem ficou desapareceu, possivelmente sendo carregado pelas águas, no município de Piripiri, após um acidente na BR-222, em trecho no sentido Caiçara. As informações são do Piripiri Repórter.

Dois irmãos, Kauã da Silva Nascimento e Sávio José, seguiam de moto, uma Bros, na rodovia e em uma das pontes, Sávio perdeu o controle da moto.

Com a queda, Kauã relatou que ficou desacordado. Ao retornar, seu irmão estava desaparecido. Ele acredita que ele tenha caído da ponte e sido levado pela correnteza. O fato ocorreu por volta de 22h deste sábado (27/03).

Kauã foi socorrido pelo SAMU e os bombeiros fizeram buscas. Na tarde deste domingo (28/03), a equipe intensificará as buscas por Sávio, com o uso de uma embarcação. Os jovens são da cidade de Pedro II, do bairro Santa Fé.

Grávida que deu à luz intubada encontra o filho 20 dias após parto de urgência


Uma grávida que estava internada no Hospital da Unimed precisou esperar 20 dias para ver o filho após seu nascimento. Com covid-19 e intubada, ela teve que ser submetida a um parto de urgência no oitavo mês de gestação. O tão esperado encontro da autônoma Laysi Silva e o pequeno Noah aconteceu neste sábado (27).

Laysi, de 35 anos, foi internada com Covid-19 no Hospital da Unimed no dia 6 de março e, no dia seguinte, por conta da gravidade da doença, precisou ser intubada. Para salvar a vida da mãe e do bebê, a equipe médica teve que realizar um parto prematuro. Noah nasceu com 3,265 Kg, mas sedado por conta da medicação que a Laysi estava tomando. O recém-nascido foi transferido para uma maternidade onde passou uma semana na UTI neonatal.

“Foi uma decisão difícil, mas bastante assertiva. Não poderíamos perder tempo. Redobramos os cuidados na realização do procedimento e deu tudo certo. Ver Laysi encontrando com o filho Noah nos enche de esperança e de energia para continuar na luta contra a Covid-19”, comemorou o diretor técnico do HUP, coloproctologista Rafael Correia Lima.

No dia 22, Laysi finalmente recebeu alta e pode voltar para casa, no bairro Manoel Evangelista, Zona Sudeste de Teresina. Laysi foi recebida com muita emoção por familiares e vizinhos. Por precaução da família, o tão aguardado encontro da mãe com o pequeno Noah só ocorreu neste sábado (27). Laysi também reencontrou sua mãe, Dona Osimar, que não tinha contato desde a internação.

“Quero agradecer a todos os profissionais de saúde do HUP pelo atendimento que recebi. Me senti como uma celebridade. Me trataram como uma rainha. Não consigo descrever a emoção de poder pegar meu filho no colo depois de tudo que passamos. Esse momento só foi possível por conta do comprometimento e da competência desses profissionais”, disse Laysi.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Em menos de 24h, três condutores embriagados são presos pela PRF em BRs no Piauí


Policiais Rodoviários Federais efetuaram a prisão de três homens acusados pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. As ações aconteceram durante a Operação Vita Protegat nas BRs 316 e 343 nas cidades de Picos e Piripiri.

O primeiro abordado, um homem de 35 anos, conduzia a motocicleta Honda/NXR 150 Bros ES na BR 316 na cidade de Picos e foi flagrado realizando ultrapassagem em local proibido. Quando foi abordado, foi verificado que o homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica, e após ser submetido ao teste de alcoolemia, foi verificado o resultado de 1.27 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, portanto 25 vezes maior que o limite permitido.

Em outro caso na cidade de Piripiri na BR-343, os policiais abordaram outra motocicleta Honda/CG 150 Fan conduzida por um homem de 38 anos que transportava um passageiro sem capacete de segurança. Os policiais verificaram que o condutor apresentava visíveis sinais de uso de bebida alcoólica. Após ser submetido ao teste de alcoolemia, o condutor apresentou como resultado o valor de 0.71 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Os policiais verificaram também que o acusado já havia cometido o mesmo crime em 2017 e, na ocasião, havia sido preso pela PRF.

Simultaneamente, na cidade de Picos na BR 316, os policiais abordaram um veículo VW/Saveiro 1.6 CE conduzido por um homem de 35 anos que estava transitando na contramão de direção. Os policiais deram ordem de parada, porém o condutor empreendeu fuga sendo necessário a realização de um acompanhamento tático, quando conseguiram abordá-lo. Foi verificado que o condutor apresentava visíveis sinais claros de embriaguez e, após ser submetido ao teste de alcoolemia, o condutor apresentou como resultado o valor de 0.43 mg/l miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Em todas as situações, os condutores foram conduzidos até à Polícia Civil nas cidades de Picos e Piripiri para os procedimentos necessários. Todos responderão pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.


Fonte: PRF-PI

Idosos com 69 e 68 anos poderão se vacinar contra a Covid-19 na terça-feira (30) em Teresina


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou neste sábado (27) que a vacinação contra a covid-19 tem continuidade em Teresina com a adição de mais duas faixas etárias: 69 e 68 anos. Os idosos pertencentes a este grupo poderão garantir sua dose nos dias 30, 31 e 1º de abril (terça a quinta desta semana) nos pontos de drive thru ou nas Unidades Básicas de Saúde mediante agendamento prévio no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

Os idosos de 69 anos serão vacinados nos dias 30 e 31 em sete pontos de drive thru espalhados pela cidade, das 9h às 17h.

Serão eles:

1. Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Avenida Ministro Sergio Mota, S/N, Bairro Santa Maria da Codipi.

2. Terminal de Integração Zoobotânico – Avenida Presidente Kenedy, Bairro Zoobotânico.

3. Faculdade Estácio de Teresina – Estacionamento da Faculdade na Avenida dos Expedicionários, Bairro São João.

4. Terminal de Integração Livramento – Avenida dos Expedicionários, S/N, Bairro Dirceu I.

5. Terminal de Integração Parque Piauí – Avenida Marechal Juarez Távora, 118, Bairro Parque Piauí (próximo ao clube dos Cem).

6. Terminal de Integração Bela Vista – Avenida Prefeito Wall Ferraz, Bairro Bela Vista.

7. Terminal de Integração Buenos Aires – Av. União, Bairro Memorare.

Em um esforço para reduzir filas e garantir a organização do atendimento, a FMS montou um cronograma por mês de nascimento para este grupo. “No dia 30, pela manhã serão priorizados aqueles nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; no turno da tarde, os nascidos em abril, maio e junho; no dia 31, pela manhã será a vez daqueles que fazem aniversário em julho, agosto e setembro; por fim, no dia 31, à tarde será a vez dos nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação Covid-19.

Ela ressalta que o turno da manhã compreende o horário de 9h às 13, enquanto o turno da tarde seria das 13h às 17h.Já no dia 01/04 será a vez dos idosos de 68 anos. Para este grupo, haverá uma ampliação nos pontos de drive thru, que passa para 12, com funcionamento também das 9 às 17h:

1. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Bairro Pirajá.

2. Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Avenida Ministro Sergio Mota, S/N, Bairro Santa Maria da Codipi.

3. Terminal de Integração Buenos Aires – Av. União, Bairro Memorare.

4. Uninovafapi – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, Bairro Uruguai.

5. ADUFPI – Av. Universitária, 391, Bairro Ininga.

6. Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.

7. Terminal de Integração Zoobotânico – Avenida Presidente Kenedy, Bairro Zoobotânico.

8. Faculdade Estácio de Teresina – Estacionamento da Faculdade na Avenida dos Expedicionários, Bairro São João.

9. Terminal de Integração Livramento – Avenida dos Expedicionários, S/N, Bairro Dirceu I.

10. Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, Bairro São Pedro.

11. Terminal de Integração Parque Piauí – Avenida Marechal Juarez Távora, 118, Bairro Parque Piauí (próximo ao clube dos Cem).

12. Terminal de Integração Bela Vista – Avenida Prefeito Wall Ferraz, Bairro Bela Vista.

“A organização para esta faixa etária se dará da seguinte forma: das 9h às 13h vacinaremos os idosos nascidos entre janeiro e junho; e das 13h às 19h, os nascidos entre julho e dezembro”, diz a coordenadora.

A inserção da nova etapa não modifica o cronograma já estabelecido para segunda dose dos idosos de 81 a 84 anos, que também acontece nos dias 30 e 31 de março. Eles serão atendidos em cinco pontos de drive thru das 9h às 17h:

1. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Bairro Pirajá.

2.ADUFPI – Av. Universitária, 391, Bairro Ininga.

3. Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.

4. Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, Bairro São Pedro.

5. Uninovafapi – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, Bairro Uruguai.

Está mantida também a organização por idade: no dia 30 pela manhã, será a vez daqueles de 84 anos; à tarde, 83 anos; dia 31 pela manhã, 82 anos e nesse mesmo dia à tarde, 81 anos.

Aqueles que não dispuserem de meio de transporte para se dirigir ao drive thru podem optar pela vacinação nas UBS, que deve ser agendada no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

“Caso o paciente não tenha acesso à internet, ele pode se dirigir à UBS mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento no SAME (setor de marcação de consultas) da unidade”, informa Emanuelle Dias.Já os acamados receberão sua dose em casa, também mediante agendamento no site da FMS ou em contato com o agente comunitário de saúde da área.

Mais instruções sobre como fazer o cadastramento estão disponíveis em vídeo no link https://fms.pmt.pi.gov.br/instrucoes-vacine-ja. A estimativa para esta nova etapa é que cerca de 9 mil pessoas de 69 e 68 anos sejam vacinadas. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que o grupo prioritário para cada etapa da vacinação é escolhido levando em consideração a quantidade de doses recebidas e a população estimada para cada faixa etária. “À medida que recebermos mais doses, iremos ampliar este público da vacina, de forma que tenhamos doses garantidas para todos”, informa o presidente.

Com covid, Agnaldo Timóteo é intubado após complicações


Agnaldo Timóteo, que está com 84 anos e portanto pertence ao grupo de risco da Covid-19, precisou ser intubado na manhã deste sábado (27) por complicações relacionadas à doença. O músico está internado desde o dia 17 de março e já estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro, em estado grave. Seu quadro, no entanto, apresentava discretas melhoras, segundo familiares.

De acordo com eles, pelo fato de a Covid-19 ser uma doença com altos e baixos, a intubação se fez necessária a fim de desacelerar a evolução da infecção em Agnaldo. A decisão foi considerada uma medida de segurança.

O artista já havia tomado a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no dia 15 de março, mas contraiu a doença antes de desenvolver proteção para ela. Sobrinho do cantor, Timotinho Silva disse há uma semana que o artista foi imediatamente levado ao médico quando surgiram os primeiros sintomas.

 

Fonte: Folhapress

BrownDelícia: Brownies artesanais e com um sabor inconfundível

Você que não resiste a um delicioso doce, está na hora de experimentar as maravilhas do “BrownDelícia”. São brownies artesanais nos sabores tradicional, ninho, nutella, doce de leite e brigadeiro. Experimente e confira o sabor inconfundível. Cada um mais saboroso que o outro. Todos os Brownie são feitos com materiais de primeira qualidade.

Temos a pronta entrega e para encomenda através do Whatsapp: (86) 99430 4014.

Nosso Instagram: brown_delicia




Brasil passa de 20 milhões de doses aplicadas em 70 dias de vacinação


Ao completar 70 dias de campanha de vacinação contra a covid, o Brasil superou a marca de 20 milhões de doses aplicadas, cerca de 10% mais que o Reino Unido conseguiu em igual período.

O mesmo se aplica a Alemanha, França e Itália, que, somados, têm 210 milhões de habitantes, população semelhante à brasileira, e aplicaram 18,7 milhões de doses nos primeiros 70 dias de imunização contra covid. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O Brasil acelerou o ritmo da vacinação e se aproxima de mil doses aplicadas em um dia. A média diária já passa de 565 mil vacinas.

A última semana foi uma a mais mortal da pandemia no Brasil, mas foi também a de maior vacinação: foram aplicadas cerca de 4 milhões.

Ao todo, profissionais de saúde deram mais de 15 milhões de primeiras doses. Cerca de 5 milhões receberam segunda dose

Fisioterapia neurofuncional em Parnaíba é com o Dr. Daniel Moraes de Oliveir

O fisioterapeuta Daniel Moraes de Oliveira traz um novo conceito de fisioterapia para Parnaíba, trabalhando o paciente de forma integral, ou seja, nos aspectos físico, mental e espiritual.

Entre as suas especialidades, estão a traumato-ortopedia, neuro-funcional, respiratório, cardiopulmonar, reumatológica, geriátrica e pediátrica, aplicação de Kinesio Tapping, massagem funcional e RPG.

Agende seu horário através dos telefones: (86) 3321-3253 ou 99432-6434.

Instagram: danielmoraes768/




Ajuda ao próximo - Rifa Beneficente em prol de Adão Neto

Consulta Popular cresce em Parnaíba

Desde 2020 o Hospital e Maternidade Marques Basto a Consulta Popular vem ocorrendo com sucesso e atendendo a população que não tem plano de saúde e condições de ter acesso à consulta particular.

Com preço mais acessível a consulta popular acesso a equipe médica de qualidade e exames também com preços mais baixos.
Para o médico Luiz Gustavo, a consulta popular é importante para a sociedade, pois o acesso a saúde de forma constante e como prevenção de doenças contribui para o sistema de saúde como um todo. “É uma forma de estimular as pessoas a procurarem atendimento médico de forma contínua e sustentada. Muitas condições clínicas, como pressão alta e diabetes necessitam de um acompanhamento consistente para que se chegue a um adequado controle e qualidade de vida”, explicou o médico Luiz Gustavo.
A modalidade de consulta popular já existe em outros estados brasileiros desde 1996 e em Parnaíba o Hospital e Maternidade Marques Basto adotada a consulta popular sendo pioneiro no Piauí.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...