







O Estado do Piauí recebe, neste sábado (20), 85 mil doses de vacinas contra a Covid-19, que permitirão o início da vacinação da população quilombola e de idosos de 70 a 74 anos. Os imunizantes são a CoronaVac, do Instituto Butantan, e a Covishield, oriunda da parceria da Fiocruz com a Oxford/AstraZeneca.
“Com a chegada dessa nova remessa, vamos aumentar nosso público de vacinados. Agora, entramos na etapa de vacinação da população quilombola e de idosos a partir de 70 a 74 anos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
As vacinas vão contemplar 100% da população quilombola, 78% do grupo de 70 a 74 anos , dar continuidade a Imunização dos idosos de 75 a 79 com mais 40% e 3,7 % para o grupo de trabalhadores da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da coordenação de Imunização, inicia a entrega às Regionais de Saúde, na segunda (22). “O Governo do Piauí vem trabalhando para que possamos vacinar nossa população o mais célere possível e assim conseguirmos vencer essa pandemia”, ressalta Florentino Neto.
No Piauí, 172.582 pessoas já receberam a vacina contra a Covid-19. Sendo 130.069 a primeira dose e 42.515, a segunda. A vacinação de cada município pode ser acompanhada no site da Sesapi.



Uma estudante de 18 anos morreu durante sexo com o marido dentro da própria residência na madrugada desta quinta-feira (18/03), no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, litoral de São Paulo. As informações são do G1 SP.
A Polícia Militar foi acionada ao imóvel e, chegando lá, encontrou o pai da vítima. Ele relatou às autoridades que o genro ligou pedindo ajuda e informando que Vitória Castro havia desmaiado no banheiro.
O marido disse à polícia que, após ter uma relação sexual com sua esposa no quarto, foi para o banheiro, e ao tomar banho, chamou a jovem. Quando os dois estavam em nova relação sexual, ela deu um suspiro e desmaiou
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atestou o óbito, mas não a causa da morte, alegando, ainda, que a vítima não aparentava marcas de agressão.
A vítima deixa um filho de dois meses. A estudante não fumava, não bebia e não usava drogas, segundo o pai.
O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Sede de São Vicente e encaminhado ao 2º DP do município, onde será investigado.
O Dr. Antonio Roberto é médico Oftalmologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico das doenças da retina e vítreo. Oferecemos equipamentos modernos para o diagnóstico e tratamento de condições como:

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:
1. JOSÉ AIRTON BARGA DE LIMA, 58 anos de idade, falecido dia (19.03.2021 em sua Residência, Rua São Felix, n°270, Bairro Alto Santa Maria, onde está sendo velado O sepultamento será logo mais às 15h no cemitério Igualdade).
2. RAIMUNDO NONATO CARVALHO DE SANTANA, 55 anos de idade, falecido dia (20.03.2021) em sua Residência, Rua Santo Antônio, n°2180, Bairro Piauí, onde está sendo velado. O sepultamento será logo mais às 16h no cemitério Santana.
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.
Parnaíba – PI, 20 de Março de 2021.
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 941 casos confirmados e 24 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste sábado (20).
Dos 941 casos confirmados da doença, 515 são mulheres e 426 são homens, com idades que variam de um a 93 anos.
Nove mulheres e quinze homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram das cidades de Buriti dos Montes (71 anos), Colônia do Piauí (74 anos), Domingos Mourão (78 anos), Floriano (76 anos), Parnaíba (63 e 82 anos), Pedro II (62 anos) e Teresina (76 e 88 anos). Os do sexo masculino eram de Barras (79 anos), Campo Maior (84 anos), Demerval Lobão (39 anos), Domingos Mourão (53 anos), Francisco Mâcedo (73 anos), Guadalupe (57 anos), Oeiras (57 anos), Piripiri (80 anos), Teresina (50, 53, 58, 63, 74 e 84 anos) e Uruçuí (61 anos). Quatro vítimas não possuíam doenças preexistentes.
Os casos confirmados no estado somam 192.786 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.802 e foram registrados em 217 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.169 ocupados, sendo 742 leitos clínicos, 379 UTIs e 48 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.153 até o dia 20 de março de 2021.
A Sesapi estima que 187.816 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 130.743 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 42.775 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Um homem foi encontrado morto por populares manhã desta sexta-feira (19) em um barreiro que foi formado pelas águas de chuva, no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba.
Francisco das Chagas dos Santos Nascimento foi visto a ultima vez na tarde da última quinta-feira, 16. Como não há sinais visíveis de violência à polícia suspeita que ele tenha sido vítima de afogamento.

A Polícia Militar foi acionada para isolar o local. O carro tumba do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba (PI) fez a remoção do corpo, e levou até o Posto Avançado do bairro Frei Higino, para os procedimentos e liberação a família.
Já durante conversa com apoiadores na frente do Palácio do Planalto na manhã desta sexta, Bolsonaro voltou a criticar as medidas restritivas impostas por governadores para conter o avanço do novo coronavírus e afirmou que "vai chegar o momento" de o governo tomar uma "ação dura" por causa da pandemia. Mais tarde, segundo o Estadão apurou, o presidente negou a ideia de implementar um estado de sítio, em conversa com o presidente do STF, ministro Luiz Fux.
As restrições de um estado de sítio têm motivações diferentes das decretadas em um toque de recolher simples, diz o professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Claudio Langroiva Pereira. O primeiro, em resumo, visa conter uma ameaça ao Estado democrático, enquanto o segundo funciona como uma medida sanitária emergencial.
Entenda a seguir o que é e para que serve o estado de sítio e a diferença para um toque de recolher.
Segundo o art. 137 da Constituição Federal, o presidente da República pode pedir autorização para decretar estado de sítio no caso de:
"I - comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira."
O mecanismo faz parte do chamado sistema constitucional de crise, afirma o professor de Direito Constitucional do Mackenzie, Sávio Chalita, cujo objetivo é "sempre a defesa do estado e das instituições democráticas". Faz parte do sistema também o estado de defesa; entenda aqui o que significa.
O toque de recolher é medida listada na Lei 13.979/20, que dispõe sobre normas de combate à pandemia que podem ser aplicadas por prefeitos e governadores. Ela permite restringir a circulação de indivíduos, desde que justificada com evidências científicas para controle da pandemia.
O art. 3º da lei diz:
"Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas: VI - restrição excepcional e temporária, por rodovias, portos ou aeroportos, de:
a) entrada e saída do País; e
b) locomoção interestadual e intermunicipal".
O professor Chalita ressalta ainda: "A lei condiciona que as medidas restritivas poderão ser tomadas apenas se baseadas em evidências científicas e em caráter temporário, sendo o único objetivo a promoção e preservação da saúde pública".
Apenas o presidente da República, mas com autorização de outras instâncias do Poder. Em primeiro lugar, ele deve ouvir tanto o Conselho da República quanto o Conselho de Segurança Nacional acerca do assunto.
O Conselho da República é um comitê convocado especialmente para deliberar sobre a declaração ou não do estado de sítio ou de defesa, bem como a estabilidade das instituições democráticas. Já o Conselho de Segurança Nacional é outro órgão de consulta do presidente, mas para assuntos relacionados à soberania nacional e ao Estado democrático. Cabe a ele decidir sobre declarações de guerra ou de paz e a opinar sobre o decreto de estado de sítio também.
Com a resposta positiva, ele deve solicitar a autorização para decretar o estado de sítio ao Congresso Nacional. O decreto só é aprovado com maioria absoluta (50% + 1).
Segundo o art. 139 da Constituição, o estado de sítio prevê a limitação dos seguintes direitos fundamentais:
obrigação de permanência em localidade determinada;
detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
suspensão da liberdade de reunião;
busca e apreensão em domicílio;
intervenção nas empresas de serviços públicos;
requisição de bens.
O estado de sítio pode ser decretado por até 30 dias. Depois, pode ser prorrogado pelo mesmo prazo, sem limite máximo no número de prorrogações, diz Chalita. No caso de decreto por guerra ou agressão armada estrangeira, o estado de sítio pode durar até o fim do conflito.
O toque de recolher vai de encontro ao direito de livre locomoção - este, sim, previsto na Constituição. Neste ponto, entra a consulta ao STF, a fim de determinar o que pesa mais no momento, afirma o professor Claudio Langroiva Pereira. "O que se pode avaliar é um abuso dessas medidas, que podem estar limitando o direito de 'ir e vir' sem justificativa. Porém, é algo que deve ser discutido sob a ótica do direito à vida, à segurança, à saúde e à livre locomoção". Em resumo, qual dos lados é "mais caro" à sociedade no momento da consulta.
Fonte: Estadão Conteúdo
O vídeo mostra a médica agradecendo um colega por ter atendido o seu pai, diagnosticado com covid-19. Ela agradece ao colega pelo diagnóstico e tratamento precoce, que ajudou a salvar a vida do seu pai.
“Muito obrigada por ter feito isso, tenho certeza que o diagnóstico precoce que salvou meu pai, obrigada mesmo, ele é muito precioso pra mim e depois eu vou conhecer você pessoalmente. A gente sabe que o diagnóstico precoce e a intervenção precoce nessa doença são realmente as ferramentas que mais estão associadas a sobrevida dos pacientes”, declarou no vídeo.
Com isso, cai por terra o que a cardiologista vem dizendo nos últimos dias. Ela tem dito na imprensa que negou o convite do presidente Bolsonaro por “divergências”, sobretudo no que diz respeito ao tratamento precoce, no entanto, acaba de ser desmascarada com a divulgação desse vídeo, que revelou toda a sua hipocrisia.
Produção do político e cantor gospel confirmou ao Correio Brasiliense a informação da morte.
(crédito: Reprodução/Facebook)Morreu na noite desta sexta-feira (19/3), o vereador e cantor gospel Irmão Lázaro em decorrência de complicações da covid-19. A produção do Irmão Lázaro confirmou a informação da morte ao Correio.
Internado em um hospital de Feira de Santana (a cerca de 100 km de Salvador, na Bahia) desde 25 de fevereiro, Irmão Lázaro estava em estado grave na Unidade Terapia Intensiva (UTI) do local.
Ainda nesta sexta, um boletim divulgado nas redes sociais do Irmão Lázaro indicava um estado de risco: “O estado do Irmão Lázaro continua grave e muito delicado, no dia de hoje não apresentou nenhuma intercorrência, permanece estável e requer muito cuidado. Continuamos em oração para que Deus faça o milagre necessário na vida de Lázaro e de todos que passam por esse momento complicado. Contamos com suas orações!”.
Pelas redes sociais, a filha do cantor compartilhou em texto uma despedida para o pai: “Hoje a pessoa mais importante da minha vida se foi, o homem que eu mais amei e continuarei amando o resto da vida!! O cara mais honesto e bondoso que já conheci, que me ensinou a amar a Deus acima de todas as coisas e que me amou como ninguém nunca amou!”.
Porém, segundo dados das plataformas Our World in Data e Vacina Brasil, 60 dias após o início de vacinação, o Brasil passou de 15,1 milhões de doses aplicadas, um milhão a mais que as 14,03 milhões administradas nos primeiros 60 dias pelo Reino Unido, grande produtor de vacinas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Assim como ocorreu com o Reino Unido, a vacinação no Brasil começou a acelerar apenas depois dos primeiros 30 dias de campanha.
No caso brasileiro, a média desde o início da vacinação é de 248,5 mil doses por dia, mas a média dos últimos sete dias é de cerca de 330 mil.
Desde a primeira dose, em dezembro de 2020, o Reino Unido aplicou em média 287,5 mil injeções por dia. Em 94 dias foram 27 milhões de doses.
Durante entrevista exclusiva ao GP1, na última terça-feira (16), o prefeito Lahesio Bonfim explicou que sua gestão investiu na prevenção contra a covid-19 e destacou quais os medicamentos foram necessários para que a cidade obtivesse bons resultados na pandemia.
“A gente investiu na prevenção, mas dizem que não tem comprovação, realmente, os cientistas dizem que não. Só acho que a conclusão foi tirada muito rapidamente, só temos um ano de pandemia e se levam muitos anos para se colocar uma medicação em uso, bem em menos de um ano já disseram que não serve. Em uma guerra, uma faca, uma arma talvez não faça muito efeito, mas se é uma guerra, todas as armas que você tem, você deve usar. Eu sigo meus princípios, aprendi na medicina que a relação médico-paciente é de fundamental importância no resultado do tratamento. O que acontece se você dá um placebo a um paciente e ele acredita que aquilo vai resolver, vai dar certo. Então eu não posso olhar para um paciente e ver ele andando para uma UTI sem fazer nada”, declarou o prefeito.
Uso de medicações e profilaxia
Segundo o prefeito de São Pedro dos Crentes, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o uso de Ivermectina a cada 15 dias como profilaxia (prevenção). Já para quem apresenta os sintomas da doença é indicado o uso da Azitromicina combinado com a Hidroxicloroquina ou com a Ivermectina. Os dados do Governo do Maranhão mostram que a cidade teve duas mortes pela covid-19 até o momento, mas conforme o gestor os dois óbitos ocorreram ainda no início da pandemia.
“A gente regulamentou aqui Ivermectina a cada 15 dias. É usado a Azitromicina durante os dias de sintomas e a Hidroxicloroquina também. Ninguém nesse país ouviu falar de alguém que morreu tomando esses remédios. A Cloroquina é uma medicação usada há muitos anos contra malária e nunca se observou morte por conta desse medicamento. No ambiente hospitalar, outras medicações também não têm comprovação, mas quando vai para UTI se usa medicações na terapia com corticoides e ninguém nunca falou mal disso e nunca mandamos um paciente pra UTI. Perdemos dois pacientes bem no começo da pandemia somente”, ressaltou.
Comércio aberto
Lahesio disse ainda que o comércio permanece aberto. “Nós não fechamos nada, respeitamos a população. Aqui estamos na cidade que mais faz orações, se os céticos não acreditam em medicamento, que acreditem em Jesus, pois aqui existe um milagre”, acrescentou.
Escolas e igrejas abertas
O prefeito destacou que não impôs nenhum decreto para conter a circulação de pessoas na cidade, mantendo assim comércio, igrejas e escolas abertas.
“Quando disseram que poderia fazer política nós abrimos as escolas, o Ministério Público nunca veio para cima de mim e o resultado foi muito bom, pois tivemos aulas de setembro até novembro, quando todo o país estava parado e não me arrependo porque contra fatos não existem argumentos. O povo foi para igreja, foi para o comércio e o mais importante quis seus filhos nas salas de aulas”, finalizou o prefeito.
Existem diversos motivos para eles amarem as caixas, porém a principal é que quando os felinos precisam escapar de alguma situação, correm para as caixas. Isso acontece pois todos os animais possuem diferentes mecanismos de enfrentamento, e, no caso dos felinos, quando se sentem estressados ou sobrecarregados, fogem para cantos reservados e escondidos. Essa mesma estratégia é usada quando eles optam por ir a lugares altos.
Caso você mude sua rotina e a de seu felino, a caixa de papelão para gato vai ajudar o seu amigo de quatro patas a se acostumar melhor com a novidade.
Fonte: Blog Petz
Entre os motivos do porque cachorro ronca, podemos citar:
*Alergias
*Gripes e resfriados
*Obesidade
*Tumores nasais
Outros diversos fatores podem estar associadas ao ronco, como disfunções da glândula tireoide. Além de cachorro roncando ao respirar, fique atento também a outros sintomas, como secreções, fraqueza, falta de apetite, etc.
Leve seu amiguinho para um check-up no veterinário! Fazer um acompanhamento do estado de saúde do pet é a melhor maneira de identificar alterações ainda em estágios iniciais.
Fonte: Petz.com.br
Todo o conforto e comodidade para melhor atender o seu pet!
Clínica Veterinária Cuidar ☎️: 3321-2985 // 99515-4798
1º Não deixe o cão matar a sede em água parada:
Mantenha seu pet sempre limpinho!