O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, recebeu representantes de entidades municipais, estaduais e federais para juntos discutirem ações para um ambicioso plano de regularização fundiária em Parnaíba.
8 de dez. de 2020
Prefeito Mão Santa determina ações para regularização fundiária
Vacina será gratuita e não obrigatória, diz Bolsonaro
“Havendo certificação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”, escreveu em sua conta no Twitter.
Bolsonaro, que se reuniu mais cedo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ainda que os recursos para a aquisição dos imunizantes estão garantidos.
“Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos”.
O Ministério da Saúde tem acordo para a compra de doses produzidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, incluindo um pacto de transferência de tecnologia e produção local da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O governo federal mantém contato com outros laboratórios estrangeiros que desenvolvem doses contra a covid-19 e que, se aprovadas, também poderão ser adquiridas para imunizar a população.
Vacinação em São Paulo
Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo divulgou um plano estadual de vacinação contra a covid-19 a partir de 25 de janeiro, começando por idosos e trabalhadores da saúde.
O governo paulista trabalha com a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante ainda não tem registro na Anvisa, etapa prévia necessária para que a dose seja usada na população.
Fonte: Agência Brasil
A Sigma Óticas conta agora com novas marcas em armações e óculos solares!
Agora você pode encontrar na Sigma Óticas a marca Carmen Vitti, coleção Ticiane Pinheiro, e Sabrina Sato!
Se você está a procura de peças que combinem bom gosto, versatilidade e ainda alto
padrão de qualidade, temos a solução: Armações
Carmen Vitti e Sabrina Sato, e ainda
óculos solares Sabrina Sato, sempre acompanhando as últimas tendências da
moda com peças minimalistas, mas que dão ao look uma sofisticação incrível e
única!
Aproveite os descontos especiais de fim de ano
na Sigma Óticas e adquira hoje mesmo a sua peça Carmen Vitti ou Sabrina Sato.
Estamos aguardando por você! Parcelamos
em todos os cartões, inclusive Credishop em até 6x.
Gostou?
Então procure a gente hoje mesmo!
Acesse nossas redes sociais @sigmaoticasoficial
no Instagram e Sigma óticas no Facebook, ou ainda no WhatsApp, através do (86)
98862-7521.
Nos faça uma visita em Parnaíba – PI, na Rua
Riachuelo, 569. Centro.
ESPERAMOS
POR VOCÊ!
Arlindo Leão e outros assuntos aleatórios
![]() |
| Arlindo Leão exibe o arquivo de A Libertação |
07/12/2020
Estive muito ocupado com alguns problemas pessoais e em mandar os links de meu conto A fuga dos jesuítas – do Brejo de Santo Inácio a Pedra do Sal e o de minha entrevista ao programa Personalidade Piauí, que já tem um notável arquivo, para alguns de meus contatos. O entrevistador foi o jornalista Bartolomeu Almeida, simpático cidadão, efetivamente comprometido com o seu programa e com assuntos culturais. Ele domina a técnica de interagir com os seus convidados e sabe motivá-los a se expandir em suas respostas.
Ele se prepara para fazer as entrevistas, se informando sobre o entrevistado e sobre a temática a ser explorada. Ilustra o programa com fotografias, que lhe ensejam as perguntas e aguçam a memória do entrevistado. Por outro lado, é bem informado, e a gente percebe que ele gosta do que faz; e o que faz ele o faz com entusiasmo e boa-vontade, dando o melhor de si e buscando o melhor de suas “personalidades”. Sobre ele, por Whatsapp, disse o meu filho João Miguel: “Fala bem. Bom jornalista. Informado e de boa dicção.”
Várias pessoas me enviaram, por Whatsapp, amáveis comentários sobre o conto e sobre a entrevista. Dei os devidos descontos, porque todos foram emitidos por pessoas amigas e bondosas. Num deles, o meu amigo, juiz inativo e diácono, João Batista Rios me elevou a tal altitude, em palavras encomiásticas que não mereço, que tive medo de cair e me esborrachar todo. Mas é isso mesmo; amigos são para essas coisas. Se um amigo, de vez em quando, não nos elogiasse, para que diabos serviriam os amigos?
O presidente da Academia Piauiense de Letras, o notável escritor e jornalista Zózimo Tavares, me enviou uma fotografia de um flagrante em que eu estava sendo entrevistado, com a lacônica e enigmática frase: “A prova dos 9”. Não tendo entendido bem a sua mensagem, respondi em blague: “Nove, nove fora = a nada”. Bem sei que ele, em sua amizade e generosidade, jamais me daria um zero, por isso, em seguida, caindo em mim, emendei: “Viajei fora da curva. Agora entendi. É a nota. Por sinal muito alta. O confrade foi muito generoso. Obrigado.”
* * *
O outro comentário foi emitido pelo amigo Arlindo Leão. Seu elogio foi um exagero um tanto exacerbado. Mas não posso dizer que não gostei. A minha vaidade gostou, porém tenho que fazer umas penitências, para expiar esse pecado. Não terei indulgência para comigo, e vou usar o cilício mais cortante que tiver.
Arlindo é filho do jornalista Batista Leão, que conheci a partir de junho de 1975, quando eu e minha família nos mudamos para Parnaíba. Ele morava num sobrado, perto da Praça da Graça, em cujo logradouro passamos a residir. Nos umbrais de sua casa, encimando o muro, creio, havia duas ou três esculturas de heráldicos e soberbos leões. Como diria o excelso poeta Mário Faustino, no poema Nam Sibyllam, eram cândidos leões alvijubados, que se espedaçavam contra as salsas areias sibilantes.
Nessa época os dois Batista mais conhecidos de Parnaíba eram Batista Leão, pai do Arlindo, e João Batista Costa. Este era um antigo funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos, que acabara de se transformar em empresa pública, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em plena ditadura militar, em chapa encabeçada por Elias Ximenes do Prado, fora eleito vice-prefeito do município, pelo MDB, partido da oposição, na época do bipartidarismo. Gostava de músicas executadas pelas grandes bandas americanas, e vez ou outra ele me emprestava seus LP’s e eu lhe emprestava os meus. Era um cidadão risonho, sempre bem-humorado, que morreu um tanto precocemente. Aliás, para mim, a morte de meus amigos é sempre precoce. Me desviei do foco de minha conversa, para lhe prestar esta singela homenagem.
Voltando a falar no jornalista Batista Leão, acrescento que ele era nessa época, e ainda o foi durante muitos anos, diretor do jornal Folha do Litoral (do qual fui colaborador, com a publicação de poemas modernistas), e superintendente da Rádio Educadora, a pioneira da radiodifusão no Estado do Piauí, e, então, a única emissora do litoral piauiense. Em 23/04/1983 fundou o seu próprio jornal, a que deu o nome de A Libertação.
Com ele conversei algumas vezes, e juntos participamos de algumas reuniões culturais, inclusive em seu palacete e na mansão da professora Maria da Penha, que tinha um enorme caramanchão, referto de buganvílias e madressilvas. Foi por essa época que o Arlindo, bem mais jovem do que eu, me fez uma sibilina pergunta, que na época não soube responder: qual seria o maior, Fagner ou Zé Ramalho? Ambos e o saudoso Belchior fizeram músicas que nos encantaram e nos embalaram os sonhos da juventude. Hoje, optaria por Zé Ramalho, embora reconhecendo a grandeza do Fagner.
Tendo ficado com alguma dúvida e querendo resolver pequena pendência, resolvi ligar para o Arlindo. Ele se encontrava em companhia do Dr. Cajubá Neto, meu amigo há muitos anos, fidalgo pertencente a uma estirpe ilustre de importantes advogados, com quem conversei um pouco antes de voltar a falar com o destinatário de minha ligação. O Arlindo foi secretário, em diferentes pastas, dos governos de Zé Hamilton Castelo Branco, de Florentino Veras e de Mão Santa (Francisco de Assis Moraes Souza). É recordista, porquanto foi secretário do município de Parnaíba por nove vezes, em diferentes ocasiões.
Agora, Arlindo Leão, entusiasta da cultura e da história de Parnaíba, me lava, me enxágua e me lustra a alma com o seguinte comentário, cujo exagero se deve à sua lhaneza e amizade:
“Querido Elmar, assisti à sua entrevista, por sinal bastante interessante. Se dependesse de nossa cidade na realidade você seria um parnaibano dos mais admirados e respeitados, pela sua inteligência, pelo seu caráter, pela sua dignidade e pela sua honra. Infelizmente Parnaíba não teve a sorte de você ter nascido aqui , tamanha é a sua história de amor com nossa cidade. Um forte abraço. Arlindo Leão.”
De fato, não nasci em Parnaíba. Vim a conhecê-la, como já disse acima, em 1975, quando iniciava minha juventude. Tinha 19 anos, e me deslumbrei com a beleza da antiga Praça da Graça e da Praça Santo Antônio, com a penumbra de seus magníficos oitizeiros, com os seus solares, os seus chalés, os seus sobrados, os seus palacetes, e com a sua deslumbrante paisagem natural.
Mas me tornei parnaibano por vocação e devoção, e por um honroso Título de Cidadania, proposto pelo vereador Batista Veras. E Parnaíba me deu mais, muito mais, conforme lhe disse em minha resposta, com que encerro esta nota nestes tempos covidianos:
“Parnaíba me deu muito; me deu sua beleza arquitetônica e natural; me deu a amizade de meus melhores amigos. E me deu até, em minha juventude, a esplêndida beleza de suas moças em flor.”
Ministro Milton Ribeiro fala em retomar aulas nas universidades em março
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a prever uma data para retorno das aulas presenciais nas universidades públicas e privadas. Após recuar na semana passada da data anunciada para janeiro, o ministro fala agora em 1º de março, segundo declaração dada por ele em entrevista à CNN Brasil.
"Nós estamos apontando para o dia 1.º de março que nós julgamos ser uma data equilibrada e boa para que dê tempo para que as universidades façam alguns ajustes, inclusive pedagógicos e letivos", explicou.
Ele ponderou que a previsão está sujeita a novas análises em caso de um novo aumento da covid-19 nas cidades. "Mas na portaria há previsão para que, caso haja um recrudescimento ou não das condições de cada cidade, isso pode ser depois conversado com o próprio MEC. Não queremos um retorno a qualquer custo", acrescentou.
Segundo ele, o País está entre os últimos países a retomar as aulas presenciais em todo o mundo. "Não há mais condição de a gente ficar prorrogando indefinidamente o retorno presencial das aulas", reforçou o ministro. Ele disse que uma nova portaria sobre o assunto seria publicada na noite desta segunda-feira, 7, em edição extra do Diário Oficial da União.
O anúncio da medida na semana passada enfrentou forte resistência das universidades federais, que pedem que as aulas a distância sejam prorrogadas até o fim de 2021. Na quarta-feira, 2, uma primeira portaria falava em retorno às aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. As atividades digitais deveriam apenas ser feitas de "forma complementar", de acordo com aquela determinação.
No mesmo dia, o MEC decidiu revogar a portaria após a repercussão negativa entre instituições e especialistas. Na quarta-feira, o ministro falou que previa fazer uma consulta pública "para ouvir o mundo acadêmico", mas menos de uma semana depois decidiu editar uma nova portaria alterando a data.
Segundo juristas, a primeira portaria poderia levar à judicialização, porque a Constituição garante a autonomia universitária e há ainda a previsão de que decisões sanitárias em relação à pandemia sejam tomadas pelos governos locais. Portanto, não seria possível uma universidade voltar a funcionar se o município não permitisse, por exemplo. Se a nova portaria mantiver os mesmos termos, é possível que contestações com conteúdo similar surjam por parte das instituições de ensino.
Usuário de tornozeleira eletrônica é atingido com tiro de revólver em Parnaíba
Violência Urbana
A informação que ele estaria ameaçando populares na região do mercado e também praticando abordagem ilícita no local.
A suposta vítima ficou desacordada e socorrida por uma ambulância do Samu. A polícia militar chegou ao local para fazer o levantamento do caso.
Usuário de tornozeleira eletrônica.
Prefeitura de Parnaíba abre processo seletivo de nível fundamental e superior
A Prefeitura de Parnaíba, no litoral do Piauí, anuncia a abertura de um novo Processo Seletivo que tem como objetivo a formação de cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental e superior.
Os cargos ofertados nesta seleção são para Motorista Categoria "D" e "E"; Professor dos Anos Iniciais da Educação Básica; Professor de Educação Física; Professor de Matemática; Professor de Geografia; Professor de Inglês; Professor de Ciências; Professor de Artes; Professor de Português; e Professor de História.
Ao serem admitidos, os profissionais irão desempenhar suas funções em carga horária de 20 a 40 horas semanais, e contarão com salários que podem variar de um salário mínimo a R$ 1.500,00.
Para participar
Os interessados poderão realizar o pedido de inscrição exclusivamente via internet, por meio do site RHS Consult, até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2021. O valor da taxa de inscrição varia, conforme escolaridade, de R$ 60,00 a R$ 100,00, e o pagamento deve ser efetuado até o dia 11 de janeiro de 2021.
Seleção
Como método de seleção dos candidatos, será atribuída uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas, tendo como data prevista de realização o dia 7 de fevereiro de 2021, em horário a ser divulgado posteriormente.
Dito isto, o conteúdo programático da seleção será composto por língua portuguesa, matemática, informática/atualidades; conhecimento regional para todos os candidatos, além de conhecimento específico e legislação educacional de cada área aos concorrentes de nível superior.
Este Processo Seletivo terá o prazo de validade de um ano, prorrogável por prazo igual, de acordo com a necessidade do órgão contratante.
NIVER: Hoje é o dia do nosso amigo
Casa Verde e Amarela é aprovada pelo Senado e segue para sanção
Senado aprovou nesta terça-feira (8) a MP (Medida Provisória) que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela, em substituição ao Minha Casa, Minha Vida.
Texto seguirá agora para a mesa de Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR - 24.08.2020A MP, que segue à sanção presidencial, cria programa destinado ao financiamento de construção e pequenas reformas àqueles com renda familiar mensal de até R$ 7.000 na área urbana e de até R$ 84 mil por ano, na área rural.
Ainda durante a votação da proposta na Câmara dos Deputados, na semana passada, a oposição considerava a medida um retrocesso por considerar que poderia implicar no fim do financiamento a famílias de baixa renda.
Mas o relator da proposta na Casa, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), garantiu que o texto não extingue os modelos de financiamento delineados no âmbito do Minha Casa, Minha Vida. Também afirmou que contratos e operações já iniciadas estão mantidos com as regras do programa até o seu término.
Fonte: R7.com
Polícia Militar encontra moto depenada abandonada em Parnaíba-PI
![]()
Patrulha da Polícia Militar composta pelos cabos Alessandro, R. Silva e soldado Moura apreendeu nesta segunda-feira(7), a motocicleta marca Honda CBX 200cc, de placa HVM 4641, Aquiraz-CE, encontrada parcialmente depenada na Travessa José de Morais Correia com a Rua Felipe Mota no bairro Santa Luzia, em Parnaíba-PI. 
O veículo foi levado ao Complexo da Polícia Civil no bairro São Francisco da Guarita. 
Moto depenada.
Procurador abre inquérito contra superintendente da Caixa Econômica no Piauí
O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil para investigar denúncia contra o superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Jonathan Valença. A portaria nº 546.2020 foi assinada pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares, na sexta-feira (04).
O superintendente regional, Jonathan Valença, é acusado de praticar as seguintes irregularidades: mudança da sede da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal sem observância do distanciamento adequado dos postos de trabalho; recusa de usar máscara no ambiente do trabalho da Superintendência Regional; obrigar ou coagir gestores com suspeita de contaminação pela covid-19 a trabalhar em regime de "home office" durante o período de quarentena.
De acordo com a portaria, é de responsabilidade das empresas a adoção das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde de seus trabalhadores.
O membro do MPT destacou as diversas normas elaboradas pelas autoridades públicas com vistas a controlar o número de pessoas infectadas pela covid-19 no Brasil, tanto em âmbito nacional, por exemplo, a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, como em âmbito local, o Decreto nº 18.901 do Governo do Estado do Piauí.
Outro lado
Nenhum representante da Caixa Econômica Federal se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.
Fonte: GP1
CENTENÁRIO: Parabéns Aldenor !!!
Hoje é uma data especial em que se celebra o seu aniversário de 100 anos de vida. A sua existência nos traz muitas alegrias.
Parabéns meu caro!!!
Homenagem de seus familiares e amigos conquistados ao longo dos seus 100 anos de vida.
NOTA DE FALECIMENTO
PRF flagra na BR 343 caminhão com 6,5 toneladas de excesso de peso em Parnaíba/PI
Policiais rodoviários federais apreenderam um caminhão M. BENZ/L 1313 que transportava carga em excesso. O flagrante aconteceu na BR 343 na cidade de Parnaíba/PI em uma fiscalização de rotina.
![]()
Os policiais deram ordem de parada ao veículo de carga que era conduzido por um idoso de 61 anos. Ao fazer as devidas verificações da nota fiscal com as características do veículo, os policiais concluíram que o veículo estava com 6,5 toneladas de excesso de peso. Além disso, o veículo apresentava também 5,5 toneladas de excesso na relativo à Capacidade Máxima de Tração.
Diante dessa situação, os policiais realizaram a apreensão do veículo até que fosse retirado o excesso de peso. Além disso o condutor foi autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro e se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para esclarecer a prática delituosa. O condutor responderá pelo crime de Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.
A PRF informa que o excesso de peso desses veículo prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.
O excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. E o caminhão só é liberado após transbordo da mercadoria excedente.
(Fonte: Com informações do Nucom/PRF)
Corre para a Tem Tudo Home Center - Vai construir ou reformar, vem aproveitar as promoções
A Tem Tudo Home Center chega nesse fim de ano com ofertas exclusivas.
Massa acrílica Andra Cores com 20% OFF! Promoção por tempo limitado!

































