A reabertura será gradual e segura, à medida que as agências vão cumprindo os requisitos do protocolo de segurança. De acordo com o protocolo, será obrigatório o uso de máscaras e medição de temperatura para entrar nas agências. Veja as medidas a seguir:
Estarão disponíveis para atendimento presencial apenas os seguintes serviços:
- perícia médica
- avaliação social
- cumprimento de exigência
- justificação administrativa
- reabilitação profissional
Os demais serviços, como requerimento para aposentadoria por exemplo, continuam sendo feitos por meio digital, no aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.
- Só será permitida a entrada de quem fizer o agendamento antes pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Quem for às agências deverá usar máscaras e terá a temperatura medida antes de entrar no local.
- A agência deverá fornecer máscara descartável, caso a pessoa esteja utilizando máscara úmida, suja ou rasgada.
- Caso a temperatura for indicativa de febre, de 37,5°C ou acima disso, a medição será refeita, após alguns minutos.
- Se a temperatura continuar alta, os segurados, beneficiários ou acompanhantes terão o acesso proibido e serão orientados a procurar uma unidade de saúde ou médico.
- Também serão orientados a realizar o reagendamento do serviço por intermédio dos canais remotos, informando sobre o resguardo da data de entrada inicial do requerimento.
- As pessoas serão orientadas sobre a necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos e sobre a importância de manter o distanciamento mínimo de 1metro entre elas.
- Além das medidas de higienização, as cadeiras de espera também serão espassadas para evitar aproximação entre os segurados.
Atendimento remoto
As agência estão fechadas desde 24 de março por causa das medidas de restrição para enfrentar a pandemia de coronavírus. O atendimento passou a ser feito apenas pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para a volta gradual, além da readaptação das agências, servidores do grupo de risco vão continuar em trabalho remoto, além daqueles que não têm onde deixar os filhos, já que escolas estão fechadas.
Grande parte dos serviços é acessível de forma remota e o INSS acredita que mais pessoas acabaram por aderir essa forma de atendimento com a pandemia.
"Temos um legado positivo. Demandas espontâneas, como são chamadas cos casos em que pessoas entram nas agências para tirar dúvidas, começaram a ser feitas de forma virtual. Não tenho dúvida de que grande parte da demanda já se acostumou a fazer por meio do telefone 135 ou por meio dos canais remotos pela internet, como Meu INSS", afirma o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.
Fonte : R7