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Voos da Azul poderá ser suspenso e Gol poderá não fazer o pedido dos voos para Parnaíba PI. |
O que temos pra hoje é saudade, mas qual de nós vai procurar um pretexto, um motivo pra voltar...
Poderia ser apenas um trecho da letra de uma música (Cê Que Sabe) do cantor Cristiano Araújo, mas infelizmente é a verdade sobre a situação da Brigada de Incêndios do Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba PI. Hoje (07/06/18) o apresentador do programa Flagrante da Rádio Cidade FM, na pessoa de comunicador e vereador Carlson Pessoa, deu a noticia de que a Brigada de Incêndios do Aeroporto, está de saída do mesmo a partir do dia 23 de junho.
As informações obtidas pela redação do Flagrante dão conta de que a Infraero, que gerencia o aeroporto de Parnaíba, cancelará o convênio com o Corpo de Bombeiros por contenção de gastos. A alegação é de que a quantidade de passageiros que transitam no aeroporto não chega a 200 mil pessoas ao ano e que não teria necessidade de manter o serviço em solo parnaibano. A decisão já foi comunicada a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir de agora, a manutenção do serviço poderá ser mantida unicamente mediante intervenção e acerto do Governo do Estado.
Em dezembro do ano passado, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu que aeroportos com movimentação inferior a 200 mil passageiros por ano não precisarão manter caminhões de combate a incêndio para operar.
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Brigada de Incêndios do Aeroporto Dr. João Silva Filho em Parnaíba PI, será desativada a partir do dia 23 de junho. |
Pela regra atual, aeroportos sem carros de bombeiros só podem receber um voo semanal de grande porte ou até dois voos semanais de aeronaves de menor porte.
Pela proposta aprovada pela Anac, 44 novos aeroportos não terão mais a obrigação de operar com carros de bombeiros.
Na prática, com a decisão, essas unidades poderão ampliar o número de voos semanais sem serem obrigados a comprar um caminhão de combate a incêndio.
O novo regulamento da Anac prevê que os aeroportos terão até 180 dias para se adequar. Se a movimentação ultrapassar 200 mil passageiros por ano, terão de mudar de categoria.
Relator da proposta da Anac, o diretor Ricardo Fenelon afirmou que, na avaliação dele, a mudança ajudará no desenvolvimento da aviação regional e permitirá investimentos em outras áreas, já que esses aeroportos não terão o gasto com o caminhão de combate a incêndio.
"Vai se criar incentivos para a expansão da aviação regional, uma vez que esses recursos podem ser direcionados a outros investimentos, gerando um aumento da segurança operacional", afirmou Fenelon.
De acordo com o diretor, o sistema de combate a incêndio custa, em média, R$ 20 por passageiro nos aeroportos com movimento inferior a 200 mil passageiros por ano.
Nos aeroportos maiores, com movimentação superior a 5 milhões de passageiros por ano, o custo é de R$ 0,58.
"Nessa comparação verifica-se a desproporção do aporte financeiro necessário para o provimento do serviço nos aeródromos de pequeno porte, o que dificulta a expansão da aviação em aeroportos regionais", disse.
O Corpo de Bombeiros informou que, embora a resolução da agência determine que não seja necessária a presença da equipe de segurança, perigo “sempre existe”.
Diante de tal situação, o vereador Carlson Pessoa apresentará um requerimento na noite de hoje na Câmara Municipal, solicitando explicações ao superintendente da Infraero em Parnaíba, Ezequiel Gomes e ao comandante do Corpo de Bombeiros, Major Rivelino Moura.
Requerimentos também serão enviados ao governador do Estado, Wellington Dias (PT), com cópia para a deputada Juliana Moraes Souza (PSB) e para o deputado Dr. Hélio (PR). Ainda como medida, Carlson se reunirá também com o prefeito Mão Santa (SD) a fim de buscarem soluções para o problema.
A companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, está monitorando toda a situação e o desfecho final para a continuação ou não dos voos para Parnaíba PI.
Já a Gol que deseja em fim voar para Parnaíba em outubro, deverá frear essa vontade de operar voos regulares no Aeroporto, devido a seus Boeing 737-600/700/800 que obrigatoriamente necessitam do Grupamento de Bombeiros.
Com informações de Luzia Paula e Carlson Pessoa
Edição: PHB Airline News