2 de mar. de 2018

Moradores constroem muros dentro das casas para conter enchentes em Parnaíba

Os moradores sofrem com fortes chuvas que caíram nos últimos dias na cidade.
O mototaxista Domingos Ferreira de França, construiu um muro no portão para conter enchentes em Parnaíba (Foto: Carlos Rocha/G1)
Moradores do Bairro Piauí em Parnaíba, Litoral do Piauí, sofrem com as últimas chuvas registradas no município. No encontro das ruas Anhanguera e Oeiras a força das águas derrubou o muro de uma casa e os moradores tentam construir muros de contenção cada vez mais altos dentro das residências. Algumas pessoas tiveram de mudar de casa após as chuvas.

O mototaxista Domingos Ferreira de França disse que sua mãe no momento mora em uma casa alugada após as chuvas derrubarem o muro da casa dela no bairro Piauí. "Ela se mudou ontem depois que a chuva derrubou o muro do quintal e entrou pela cozinha. Aqui moram três pessoas e que estão em casa alugada. Todo mundo aqui está com medo porque é na beira do 'piscinão'", contou o mototaxista sobre a área que canaliza a água de três ruas.
Ruas ficaram alagadas após as chuvas que caíram em Parnaíba. Carros pipa trabalham 24 horas para retira as águas das ruas alagadas no bairro Piauí (Foto: Arquivo Jornal da Parnaíba)
O comerciante Luíz Alves Muniz conta que todos os anos perde mercadorias por causa da elevação da água na região. "Essa mureta eu fiz antes de ontem. Se chover mais precisa fechar a porta toda", contou o comerciante cobrando uma solução para o problema.

Luiz conta que mora há 25 anos no local e que pensa em vender o imóvel no meio do ano. "Quando dá a noite e começa a chover a gente não dorme achando que vai acabar tudo", comentou o comerciante.
Aposentada Iracema Everton, de 77 anos pretende sair do local e chora lamentando a situação (Foto: Carlos Rocha/G1)
A aposentada Salvina Vieira, de 77 anos conta que teve de subir a geladeira em cadeiras para poder não ficar sem o eletrodoméstico. "A gente não tem nem gosto em comprar nada porque corre o risco de perder. Toda vez é assim", disse a aposentada.

O metalúrgico Adriano Silva brincou com o alagamento perto da Rodoviária de Parnaíba. "Estou tentando ver se dá para pegar um peixe. Todo ano é assim. Na última chuva chegou a entrar aqui e a água veio até o fundo", afirmou.
Moradora colocou geladeira sobre cadeiras para proteger da água (Foto: Carlos Rocha / G1)
Chorando a aposentada Iracema Everton Gomes disse que a cada chuva fica com medo. "A água sobe a calçada e alaga tudo. A gente fica sem saber o que fazer. Eu gasto com remédios e não posso ter mais esse prejuízo", lamentou.

No Bairro Piauí o aposentado João Batista da Conceição, de 68 anos, falou dos transtornos. "Tem vezes que a água bate na coxa. A gente tem de construir toda vez um muro novo e a água vai passando" afirmou o homem que mora sozinho na casa que era da irmã dele.
Chuva derrubou muro de residência (Foto: Carlos Rocha / G1)
O metalúrgico Adriano Silva tentou brincar com o alagamento perto da Rodoviária de Parnaíba. "Estou tentando ver se dá para pegar um peixe. Todo ano é assim. Na última chuva chegou a entrar aqui e a água veio até o fundo", lamentou.

Por Carlos Rocha/G1 PI | Jornal da Parnaíba

Inauguração Casa da Informática nesta segunda feira dia 5 de março

Veículos de carga estacionam em local proibido tumultuando o trânsito no Centro


Novos flagrantes de infrações cometidas por motoristas de caminhão e carros de carga foram registrados nesta manhã de sexta-feira (02), no Centro de Parnaíba. Caminhões das empresas “TT Distribuidor” e “Arco Logística” estacionaram na rua lateral do Elizeu Martins Supermercado, próximo a Ponte Simplício Dias.


O trânsito ficou obstruído, impedindo o tráfego dos outros veículos que tentavam circular pelo local.

Prefeitura de Parnaíba paga salários dos aposentados e pensionistas neste sábado até 2.500 reais

O Instituto de Previdência do Município de Parnaíba - IPMP através de seu presidente João Rocha Oliveira, comunica aos aposentados e pensionistas que recebem até R$ 2.500,00 (Dois Mil e Quinhentos Reais), que o dinheiro referente ao mês de fevereiro de 2018, estará na conta salario dos mesmos neste sábado nas primeiras horas do dia, por determinação do senhor prefeito municipal Francisco de Assis Moraes Souza. 





 

Flagrante mostra carro tumba do IML de Parnaíba caindo aos pedaços

O carro tumba do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba, estar sendo comparado com uma sucata coberta de ferrugem. Um fato lamentável e que revela a fragilidade da segurança pública e do único carro que serve pra fazer o transporte de corpos vitima da violência e acidentes de nossa cidade e parte da região norte do estado.
É notória a falta de compromisso por parte do governador Wellington Dias do PT quando o assunto é segurança pública.





Por: Gleitowney Miranda

Corpos encontrado enterrado permanecem sem identificação no IML


Os corpos dos dois homens continuam sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) em Parnaíba. Os corpos foram encontrados dentro de uma cova rasa por volta de meio dia de ontem, quinta-feira (01/03), dentro de uma casa localizada na Rua Anhanguera 2439 no bairro Piauí.

FLORICULTURA VIOLETA - Dia Internacional da Mulher

Dupla da moto preta acuada de assalto é presa em Parnaíba

Dois jovens identificados como, Cledilson dos Santos Silva de 20 anos e Kaio Veras da Silva de 21, foram presos pela Polícia Militar, por volta das 9 horas, da manhã de hoje (02/03), acusados de assaltarem uma jovem estudante. O fato ocorreu dentro da Escola Edson da Paz Cunha no bairro Nova Parnaíba.


De acordo com informações do Copom, da 2ª Batalhão de Polícia Militar, a própria vítima ligou para o número 190 e informou que os dois elementos em um moto Crypton  de cor preta se utilizaram de uma faca e praticaram o assalto, tomando-lhe um aparelho celular. Em seguida, os dois fugiram.
Uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo sargento Farlon Machado saiu em diligência e conseguiu prender a dupla nas proximidades do antigo 2º Distrito Policial, onde atualmente funciona a Central de Audiências de Custódias do Poder Judiciário.  Com eles os policiais apreenderam a arma utilizada no crime e recuperou o aparelho de celular da vítima. 

Os dois foram conduzidos para a Central de Flagrantes, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Por: Gleitowney Miranda

Comunicado Pax União

A Pax União Pensando no bem cuidar de seus associados, lança os convênios saúde.

ATENÇÃO PARA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:
·      Clinico Geral – Atendendo todos os sábados.
·      Consulta com oftalmologista – diariamente.
·      Consulta com Nutricionista – atendendo as quintas – feiras.
·      Consulta com Fisioterapeuta – aos Sábados.
·      Exames Eletrocardiograma e Ultrassonografia e dia 03 de Março.

                 Seja Sócio Pax União
   “Sua Qualidade de vida está em nossos Planos”.

Na mosca: Mão Santa diz ao presidente da Caixa que ela é “o maior antro de corrupção” do Brasil

Registro inicial da reunião do barulho.

Reunião do barulho: O prefeito de Parnaíba Mão Santa (SD) disse o que quis ao presidente da Caixa Gilberto Occhi durante audiência essa semana.

Fechou o tempo: Ao não ter liberados pedidos que totalizavam R$ 35 milhões, sendo R$ 30 milhões em empréstimo para infraestrutura, ele soltou o verbo: “a Caixa é o maior antro de corrupção desse país”, já que liberaria dinheiro para governos corruptos.

Depois da confusão Mão Santa foi chamado pelo presidente Michel Temer para uma audiência
O clima foi de constrangimento. Mão Santa foi levado para o encontro por Ciro Nogueira e o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força.

Occhi chegou a dizer que a culpa da não liberação do dinheiro era do ministro da Fazenda, Henrique Meireles.

Quando da saída Mão Santa ainda tascou: “olha, Paulinho da Força, agora tu tem um macho no teu partido, porque tu não tem força nenhuma não.

Depois da confusão Mão Santa foi chamado pelo presidente Michel Temer para uma audiência. O prefeito de Parnaíba foi acompanhado da primeira dama Adalgisa Moraes Sousa e do deputado federal Heráclito Fontes. Durante o encontro recebeu a garantia de que seus pleitos serão estudados e na medida do possível, atendidos.

Jornal da Parnaíba com informações do 180graus

Governadores propõem operação nacional para combater criminalidade

Os governadores do Brasil se reuniram na tarde desta quinta-feira (1) com o presidente Michel Temer e lançaram uma proposta ousada para combater a criminalidade no país: uma operação nacional envolvendo todas as forças policiais. O enfrentamento já ganharia às ruas nos próximos 90 dias. Os gestores não gostaram da proposta do governo federal de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para investimentos na segurança. A justificativa é que não seria suficiente.
“O fórum dos governadores propôs uma operação nacional, juntando todas as forças, todos os recursos, humanos e materiais, para de uma forma intensa fazer uma investida já nos próximos 90 dias. Todo mundo atuando de forma integrada, com todas as inteligências, todas as forças de investigação para combater a criminalidade”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias, em entrevista coletiva após a reunião.
Para a operação ter total êxito, os governadores querem contar com a colaboração do Judiciário. “Precisamos de uma integração com o sistema judiciário. Uma operação como essa demanda um plano mínimo e é isso que o Nordeste vai discutir próxima semana”, declarou.
A proposta oferecida por Michel Temer é de uma linha de crédito oferecida pelo BNDES ao estados que pode chegar a R$ 42 bilhões. O governo só exigiu que os recursos não sejam usados para pagamento de pessoal. O financiamento não precisa ter aval da União e ficaria  disponível por 5 anos. Para os governadores, a oferta foi frustrante. 
Foto: André Oliveira
“A linha de crédito do BNDES é um ponto de partida? Sim, mas não é o suficiente porque há necessidade de recursos para custeio, recursos humanos e, certamente, o financiamento do BNDES só permite para investimentos”, disse Wellington Dias.
Segundo o governador do Piauí, é preciso que seja aprovada no Congresso Nacional uma nova fonte de recursos para o financiamento da segurança pública. “A partir de um projeto do Senado poderemos ter uma nova fonte de dinheiro que possa permitir investimentos”, declarou.
No próximo dia 6 os governadores do Nordeste se reúnem em Teresina para discutir segurança pública.
O encontro com Michel Temer reuniu ainda os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
(cidadeverde)

Cheia no Igaraçu rompe dique de proteção em Parnaíba

Rio Igaraçu, efluente do Rio Parnaíba e que passa dentro do município de Parnaíba, subiu muito nos últimos dias em consequência das fortes chuvas que vem caindo na região.
O dique de proteção do Rio Igaraçu foi construído nos anos 80, ainda na gestão do prefeito Dr. João Tavares da Silva Filho, e tem como função proteger a cidade, em especial os bairros São José, Mendonça Clark (Centro), Nossa Senhora do Carmo e Cantagalo que sofrem com as cheias do rio.

O dique vinha sofrendo há anos sem nenhuma manutenção e ameaçando romper. Desta vez não teve jeito, uma parte do dique de proteção que fica próximo ao Sesc Beira Rio no bairro Do Carmo rompeu e ameaça deixar o bairro Nossa Senhora do Carmo e Cantagalo alagados. Além das águas pluviais e rio sofre também a influência das duas marés diárias do Oceano Atlântico.
Na manhã desta sexta-feira (02), uma equipe da prefeitura estava colocando areia e na tentativa de conter a invasão das águas no local onde a erosão destruiu a mureta de proteção.

O vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas. No lado maranhense, os afluentes mais importantes são o Rio Parnaibinha, que apesar do nome tem maior volume de água que o próprio rio Parnaíba, o rio Medonho e rio Balsas. Os principais afluentes no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá.  
Antes de chegar a foz e jogar suas águas no Oceano Atlântico, o Parnaíba se divide em diversos braços formando o Delta, um dos braços mais importe, o Igaraçu, que circunda o município de Parnaíba.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

STJ libera polícia a fazer buscas por causa de cheiro de maconha

São Paulo – A Sexta Turma do Supremo Tribunal Justiça (STJdecidiu que policiais podem fazer buscas caso tenham sentido “forte odor de maconha” mesmo se não tiverem um mandado para isso.
Para o relator, ministro Sebastião Reis Júnior, “é dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante da prática do crime de tráfico ilícito de entorpecentes, pois o referido delito é de natureza permanente, ficando o agente em estado de flagrância enquanto não cessada a permanência”.
A decisão foi tomada de maneira monocrática no início de fevereiro com base em um caso ocorrido em São Paulo. Na ocasião, agentes da polícia militar abordaram Derek Araujo dos Santos Furtado na rua. Como ele não portava documentos, os agentes o acompanharam até sua casa e lá sentiram um forte cheiro de maconha. Ao fazer buscas no imóvel, encontraram 667 porções de crack, 1.605 invólucros de maconha, 1.244 de cocaína e 35 frascos de lança-perfume.
A defesa de Furtado alega que houve ilegalidade na ação já que os policiais não possuíam um mandato de busca e apreensão e só tiveram conhecimento das substâncias entorpecentes depois de entrarem na residência.
“Vê-se dos autos que ‘na residência do paciente foram encontradas, ainda, diversas embalagens vazias de drogas, bem como anotações e contabilidade do tráfico. Além disso, ao ser indagado por ocasião flagrante, o paciente admitiu aos policiais militares que era o gerente do tráfico nas ruas Flamengo e Santana do Parnaíba’ – motivação suficiente e idônea para a custódia cautelar”, escreveu o ministro na decisão.
Uma pesquisa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, divulgada em fevereiro, revela que, na maior parte dos casos de suspeita por tráfico de drogas, os réus foram presos em flagrante e que apenas 6% deles foi após uma investigação policial.
O estudo também mostra que os agentes de segurança tendem a ser a única testemunha nesse tipo de ação e, na maior parte dos casos, a principal prova usada pelos juízes na hora de definir a sentença.
Fonte: Revista Exame 

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis 
A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas.  

1.    ROSA RAIMUNDA ROCHA DE CARVALHO, 86 anos de idade, falecida por volta das 01h00min de ontem (01.03.18) no Hospital Santa Edwiges - Parnaíba - PI. O corpo está sendo velado na Rua Passajarina, 49 – Bairro Pindorama - Parnaíba - PI.

2.    MARIA DA GRAÇA DE MENEZES, 97 anos de idade, falecida por volta das 21h05min de ontem (01.03.18) Em sua Residência - Parnaíba - PI. O corpo está sendo velado no SALÃO DE VELORIO DA PAX UNIÃO.


                   A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.
                                                                                                                    Floricultura Violeta
Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 02 de Março de 2018.

Ficha Limpa passa a valer também para ocupantes de cargos eletivos

Nesta quinta-feira (1º), os ministros do Supremo derrubaram a chamada modulação da Lei da Ficha Limpa. Na prática, isso quer dizer que a lei vale não só para os candidatos nas eleições, mas também para os atuais ocupantes de cargos eletivos.
Esse foi o entendimento defendido pelo ministro Luiz Fux, o relator da matéria e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Por seis votos a cinco, os ministros do Supremo decidiram em outubro de 2017 que a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada para políticos condenados por abuso de poder político e econômico antes de 2010, quando ela passou a vigorar. A lei tornou o condenado inelegível por oito anos.
Em 2017, o ministro Luiz Fux afirmou que ter a ficha limpa é uma pré-condição para uma pessoa se candidatar, que inelegibilidade não é pena e que, por isso, não significa que a lei vai retroagir.

“Há de se entender que, mesmo no caso em que o indivíduo já foi atingido pela inelegibilidade, de acordo com as hipóteses e prazos anteriormente previstos na lei complementar 64, vejam o grau de cognição e discussão nas ações de controle da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, mesmo nesses casos esses prazos poderão ser estendidos, se ainda em curso, ou mesmo restaurados para que cheguem a oito anos por força da lex nova, desde que não ultrapasse esse prazo”.

Mas no julgamento de outubro, faltou decidir sobre a partir de quando essa decisão seria aplicada. É o que se chama de modular a decisão. Nesta quinta, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu que a lei só fosse aplicada a partir das eleições de 2018.

“Fui informado pela liderança do governo na Câmara de que a prosperar a decisão da Suprema Corte, alcançada por maioria muito estreita, de seis a cinco, nós atingiríamos o mandato de 24 prefeitos, abrangendo cerca de 1,5 milhão, um número incontável de vereadores e também não se sabe ao certo quantos deputados estaduais em exercício do mandato seriam atingidos”.

Os ministros Celso de MelloDias ToffoliGilmar MendesMarco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes manifestaram a mesma opinião de Lewandowski.
Os ministros Luiz Fux, Luís Roberto BarrosoRosa WeberLuiz Edson Fachin e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, ficaram contra.
Fux argumentou que os candidatos que concorreram nas eleições passadas, apoiados em liminares da Justiça, sabiam do risco que estavam correndo e defendeu que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada a todos os casos anteriores a ela.

“Qualquer modulação esbarraria, digamos assim, num custo político gravíssimo de termos impedido várias pessoas de concorrer e ao mesmo tempo fechar os olhos para candidaturas eivadas de vício gravíssimo, reprovadas por uma lei com amplo apoio da soberania popular e chancelada a sua constitucionalidade. Não modulo”.

A Lei da Ficha Limpa só poderia ser modulada com os votos favoráveis de ao menos oito dos 11 ministros. Como apenas seis ministros votaram a favor da modulação, prevalece a decisão tomada pelo Supremo em outubro de 2017. Políticos condenados por abuso do poder econômico e político, mesmo antes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos, inclusive os eleitos nas eleições passadas.
(G1/Brasil)

Imobiliária J. Castro - Vendas

CONDOMÍNIO OCEAN RESIDENCE



Dr. Fares José atende no Hospital Nossa Senhora de Fátima

Bombas do “Piscinão 1” recebem manutenção preventiva e operam normalmente

As bombas que fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais no chamado “piscinão 1”, receberam manutenção preventiva.
Devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Parnaíba, foi necessária uma manutenção preventiva para que os equipamentos continuassem operando ininterruptamente quando necessário.

As bombas retiram a água das ruas do Bairro Piauí e as jogam no “Piscinão 2” no Bairro Frei Higino, que recebeu reforço em suas paredes, o que impede que a região também seja afetada com a chega do volume d´água.
No entanto, a Prefeitura de Parnaíba alerta para a não retirada de areia das paredes do Piscinão 2, sob o risco de ruptura das mesmas, como ocorreu em 2017.

Mesmo com o funcionamento das bombas, a Secretaria de Infraestrutura mantém diversos caminhões tanque com bombas móveis para acelerar a retirada de águas das ruas do Bairro Piauí.
Jornal da Parnaíba

Eletrônica Agamenon - Promoção de Violões

Oposição apela para que Governo abra diálogo com professores

O deputado estadual Luciano Nunes lamentou hoje (28)  a postura do Governo do Estado em relação aos professores do Piauí, que reivindicam um direito assegurado por lei federal, que é o aumento do piso salarial.
“Apelamos ao governador Wellington Dias e à secretária estadual de Educação, Rejane Dias, que estabeleçam um canal de diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE) para que seja realizado um acordo e os alunos não sejam prejudicados. O governo se antecipou fazendo uma propaganda enganosa como se as aulas da rede estadual de ensino já tivessem iniciado, quando na verdade os professores estão em greve”, disse Luciano Nunes.
O deputado acrescentou que Governo tem margem para pagar este piso salarial dos professores, basta acabar com o número exorbitante de secretarias e coordenadorias, o que ocasionou um aumento desmedido da máquina estatal.(Elizabeth Sá)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...