A pouco menos de um mês do Dia das Mães, o comércio de Teresina ainda não estampou suas vitrines com chamadas para aquela considerada a segunda melhor data, de acordo com os lojistas, ficando atrás apenas do Natal.
Segundo os comerciantes, a crise econômica que assola o país desde o ano passado tem desestimulado os lojistas. Com as baixas vendas, as contratações temporárias, típicas deste período, também caem. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas, Antônio Veloso, as contratações para o mês de maio serão mínimas. "Pouco provável que os lojistas contratem para esta época, muitos comentam que estão segurando os poucos funcionários quem têm, então contratar por enquanto está fora de cogitação".
O presidente afirma que esta é uma das piores épocas para o comércio. "Oprimeiro trimestre de 2016 foi o pior dos últimos anos, as vendas caíram vertiginosamente e para muitos a opção é fazer promoções e esticar o prazo de pagamento", afirma.
Os clientes também estão receosos em adquirir dívidas. A professora Isa Araújo conta que neste ano irá comprar apenas pequenas lembranças para os familiares mais próximos. "Todo ano eu comparava um bom presente para minha mãe e para as irmãs também, mas neste ano eu estou segurando os gastos e todas irão ganhar apenas lembrancinhas, apenas para a data não passar em branco", explica.
De acordo com dados do Serasa Experian, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 1,5% em março na comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a retração da atividade varejista foi de 9,2%. No acumulado do primeiro trimestre, a atividade varejista caiu 8,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2015.
Os setores que apresentaram queda na movimentação de consumidores foram o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-2,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,0%) e material de construção (-0,6%). Por outro lado, houve variação positiva nos setores de combustíveis e lubrificantes (0,2%), veículos, motos e peças (0,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,6%).
No acumulado do primeiro trimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,3%, está com crescimento positivo em relação ao primeiro trimestre de 2015. Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros três meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-6,2%); móveis, eletro-eletrônicos e informática (-13,1%); veículos, motos e peças (-19,5%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,6%); material de construção (-4,5%).
Fonte: Com informações do jornal Diário do Povo
Publicado Por: Jhone Sousa