24 de mai. de 2013

Centenas de pessoas passam mal após comerem feijoada aparentemente estragada no Restaurante Popular de Parnaíba



Centenas de pessoas passaram mal após almoçarem no restaurante popular em Parnaíba, jovens, adultos e até crianças apresentam mal estar e vômitos, algumas em estado de saúde aparentemente grave deram entrada no Pronto Socorro Municipal que já está com superlotação, nas unidades de saúde em Parnaíba e região existe a noticia de que muitas pessoas já estão procurando atendimento médico, com os mesmos sintomas e relatando terem almoçado no restaurante.


O restaurante popular é de responsabilidade da Prefeitura de Parnaíba e tem parte mantida pelo Governo Federal. Em média atende diariamente mais de mil pessoas, reclamações já foram publicadas na imprensa denunciando o descaso com a higiene e manutenção do espaço. Uma mulher disse para nossa reportagem que hoje (24/05) o restaurante serviu feijoada e ela estranhou junto com amigas a qualidade da linguiça, segundo ela a mesma parecia salsicha, mole e com o sabor diferente. “comentei com minha amiga que passou mal e ela disse, deve ser uma marca barata”. Comentou a entrevistada.


Os leitos do hospital já estavam lotados e quando nossa reportagem se dirigia para outro hospital, mais pessoas chegavam de carro particular, na ambulância do SAMU e até de taxi. Indignados muitos pediram para denunciarmos o descaso com as pessoas que se alimentam no restaurante popular. Nossa equipe de reportagem continua acompanhando o caso e a qualquer momento entraremos com novas informações.







Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 

Invista em seu futuro, faça bonito faça FID


Oportunidade de trabalho!


A Delicatesse Mania está abrindo vagas para seleção de gerente administrativo, cozinheira e ajudante de cozinha. Os interessados devem levar currículos a partir das 18 horas para serem avaliados. Salário satisfatório e empresa responsável. Delicatesse Mania Avenida São Sebastião ao lado do Posto Ipiranga a poucos metros da Universidade Federal do Piauí.

Atenção: Nesta Sexta Feira tem acústico na Delicatesse Mania com Pedro Guitar tocando um repertório que passeia pelas décadas de 70 80 e 90 sem esquecer dos sucessos atuais. Imperdível !

Bairro São José sem médicos nos postos de saúde.

A mídia da Prefeitura tem divulgado a contratação de muitos médicos para Parnaíba, com o objetivo de suprir as necessidades em todos os bairros. A divulgação já tem quase 45 dias, mas quase todos os bairros continuam reclamando da falta de médicos.
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A estação chuvosa favorece a proliferação de doenças como diarreias, verminoses, micoses, leptospirose (transmitida pela urina de ratos e caramujos) e a famosa gripe que está presente em quase todas as residências. Com sintomas dessas e de outras doenças, moradores do bairro São José procuram atendimento médico nos postos de saúde. O bairro está carente de tudo e para aumentar a indignação, as famílias não encontram médicos para atendê-las.
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Sra Maria do Rosário reclama a falta de atendimento nos postos de saúde do bairro São José
“Aqui não tem médicos, a gente não sabe o que fazer. Quando se corre para o pronto socorro eles dizem que a consulta é nos postos dos bairros, mas se os postos não estão atendendo a gente, o que se pode fazer? O jeito é ir para o pronto socorro mesmo, às vezes correndo o risco de até pegar outra doença. Mas temos que procurar socorro porque aqui no bairro São José não tem médico fazendo atendimento”, lamenta a Sra. Rosário.
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Prédio do PSF sem identificação e sem funcionamento
A moradora pede providências por parte da prefeitura e solicita a visita dos vereadores para constatarem o drama que os moradores enfrentam por falta da saúde pública no bairro. Para a Sra. Rosário, ficar na câmara só fazendo projetos, não resolve, é preciso ação, fiscalizar as coisas que o prefeito deixa de fazer e cobrar as referidas providências para o funcionamento correto dos serviços públicos.
Os vereadores, eleitos para fiscalizar o prefeito e representar o povo, precisam entender que o direito à saúde, é constitucional e tem que ser respeitado. O município de Parnaíba está gerenciando mal a saúde, as reclamações de falta de médicos, de dentistas e de remédios estão em quase todos os bairros. A cidade precisa de ações concretas. Chega de tanta propaganda enganosa.Fonte: Portal do Delta 

Oportunidade de emprego!

Recebemos currículos para à área de Coordenador administrativo da Microlins. 

Graduando ou Graduado, especificamente nas áreas de Administração ou Pedagogia.
Entrega de currículos de forma presencial na Microlins até o dia 28 de Maio.



Microlins Parnaíba - Av. Getúlio Vargas, 465 - Centro. Informações ligue: 3323-4858

Pedro Trucão através da Rádio Globo Parnaíba denuncia problema dos caminhoneiros


O caminhoneiro José Ronaldo denunciou que há 16 dias está com o caminhão parado com a carga esperando uma decisão da transportadora Bom Jesus e da CONAB. Junto com outros companheiros exigem o pagamento das estadias e até agora nada de acordo. Ofereceram pagamento abaixo do valor legal. Uma lei federal garante hoje R$ 1,00 por tonelada/hora. Mas a proposta foi de apenas R$ 0,40 centavos.
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São 11 carretas esperando a decisão da CONAB e das transportadoras. Os caminhoneiros contam com ajuda do posto São Raimundo que está lhes fornecendo água e banheiro gratuitamente.
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O caminhoneiro José Ronaldo
O problema surgiu devido a chegada de muitos caminhões no mesmo dia e a capacidade da CONAB em Parnaíba para descarga é de apenas 3 a 4 carros diariamente.
O Sr. José Ronaldo disse que os motoristas já passaram até constrangimento com a policia querendo obrigá-los a descarregar, mas eles estão mantendo o posicionamento de só entregar a mercadoria depois de receberem o pagamento das estadias para cobrir os prejuízos dos dias parados, como manda a lei.
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A categoria acha que os responsáveis pelo pagamento estão querendo vencê-los pelo cansaço. Realmente todos estão sem dinheiro e já passando por necessidades, alimentam-se um dando um pouco do que tem para o outro.
Apesar das dificuldades os ‘profissionais do trecho’ continuam firmes, dizem que são trabalhadores e tem que ser tratados como tal. Esperam que a força da lei federal que lhes garante o direito que está sendo reivindicado seja obedecido pelo órgão federal.
Eles dizem que cumpriram com o dever deles, chegaram com as mercadorias e não são responsáveis pelo problema.
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A reportagem da Rádio Globo Parnaíba foi ouvir o Sr. Luiz Airton, chefe da CONAB de Parnaíba, que relatou estarem em andamento as negociações e ter entrado em contato com a CONAB de Brasília, que está aguardando os entendimentos entre: CONAB, Sindicato dos Caminhoneiro e as empresas contratuais.
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Luiz Airton – chefe CONAB em Parnaíba (PI)
Airton disse que seu o papel é comunicar aos chefes da CONAB e que paralisou as vendas no órgão para que todo pessoal possa agilizar o descarregamento das carretas, também manteve contato com o Sindicato dos Arrumadores.
De acordo com o chefe Luiz Airton, a Companhia está aguardando o fechamento do acordo para receber as cargas.
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O assunto já está na mídia nacional. O radialista Pedro Trucão, do programa Globo Estrada, líder em audiência, ligou nesta quinta feira (23) para a Rádio Globo Parnaíba e colocou no ar o correspondente Fábio Barros e o caminhoneiro Rodney Braga que juntos deram todas as informações desse sério problema enfrentado pelos caminhoneiros para Rádio Globo Brasil.Fonte: Portal do Delta 

Falta de vigias noturnos facilita furtos em escolas do municipio

Diretora da Escola 
Na manhã desta sexta-feira (24), funcionários da Escola Municipal Maria Elize  Mourão, no Bairro João XXIII foram surpreendidos ao chegar pela manhã na Escola, a diretora percebeu que havia uma das portas que da acesso a escola arrombada, segundo informações de professores a escola teria sido arrobada na madrugada, os arrobadores subtraíram um botijão de gás, frangos que seriam usados na merenda dos alunos, um som micro system e um no-break, de acordo com a diretora da instituição a escola atende hoje 488 crianças que tiveram suas aulas suspensas devido a ocorrência. Até o momento nem um suspeito foi detido.




Ator parnaibano Ricco Lima estreia em ‘Sangue Bom’ da Rede Globo


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Nesta Quinta-feira (24), o ator parnaibano Ricco Lima (irmão do cantor e diretor da TV Delta de Parnaíba Teófilo Lima), fará sua primeira participação como ator na Rede Globo de televisão. Lima atuará como advogado do personagem Natan (Bruno Garcia), na novela Sangue Bom.
Ricco Lima  está há vários anos no Rio de Janeiro (RJ) profissionalizando-se em artes cênicas, o ramo de ator é muito disputado, porém, essa participação no palco global é com muita fé o início de grandes atuações.
Fonte: Portal do Delta 

RIVER - " jus carcarejandi "



No direito, o "jus esperniandi" é uma expressão latina que refere-se ao direito do esperneio, de reclamar, quando não há nada mais a se fazer. No tenebroso e imoral caso do river protagonizado pelo Elizeu Tapetão, esse direito se chama de "jus carcarejandi", pois se trata de galinha ou galo. Vergonhoso, caro presidente, peça pra sair que é melhor.



Por Miguel Bezerra
Advogado e diretor do Parnayba

OPORTUNIDADE DE TRABALHO




GRANDE OPORTUNIDADE DE EMPREGO!
A EMPRESA AFAP CONTRATA PARA AS SEGUINTES FUNÇÕES:
  
·        MESTRE DE OBRAS
·        PLANEJADOR DE OBRAS (conhecimento em MS Project)
·        TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
·        TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO (formado e com registro)
·        ENCARREGADO DE ELÉTRICA



Requisitos: Ter experiência na função.


Interessados comparecer no Hotel Cívico, na Av. Governador Chagas Rodrigues, 474.

Trazer Currículo atualizado, Carteira de Trabalho, e procurar por Karina Alves.

Data máxima 24/05/2013

Acusado de estrupo é preso pela policia militar

Imagem ilustrativa

Homens lotados no 2º BPM, que estavam em uma patrulha comandada pelo sargento Marcos, foram acionados via copom já por volta das 2hs 30 da madrugada dessa sexta-feira (24), para atender uma ocorrência de estrupo nas imediações do bar do Carlito, no bairro Alto Santa Maria.

Os militares chegaram ao local e foram informados por uma testemunha que o suspeito estaria em um fiat Uno, de cor vermelha, que após a denúncia, os policiais saíram em diligência e encontraram o veículo estacionado em uma borracharia nas proximidades da cena do crime, próximo ao supermercado Popular, que dentro do carro estava um homem com as mesmas características dadas pelo informante.

O suspeito recebeu a ordem de prisão e a vítima em desespero chegou ao local da abordagem e fez o reconhecimento pela fisionomia como pelas vestes do acusado, que este, foi identificado como Estefânio Fernandes Correia, de 24 anos, natural de Parnaíba-PI, residente na Projetada 02, nº 3125, Parque José Estevão.

Estefânio tem uma extensa ficha criminal por porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio por arma de fogo, roubo e já teve cumprindo pena de 4 meses de detenção.

Fonte:portaldocatita

CLASSIFICADÃO DO PESSOA


Mudança no horário da inauguração Caixa


A Caixa Econômica Federal, através desta Superintendência, comunica uma alteração no horário da inauguração da nova agência "Delta do Parnaíba" marcada para esta sexta-feira, 24 de maio de 2013. Em razão da missa de sétimo dia de Dona Mana, o evento foi adiado para às 19h 30.

Local: Rua Projetada, nº 195. Loteamento Boa Esperança.

Atenciosamente,

Tatiana Corrêa
Superintendência de Comunicação

Opinião - Av. Pinheiro Machado: BR ou Avenida urbana?


          
Para o ex-prefeito de Parnaíba a Pinheiro Machado é apenas uma BR! Por ter grande circulação de veículos o ex-governante municipal acha que todo problema dos acidentes que acontecem no seu percurso são relacionados ao fato de ser BR. Fundamentado nesta ideia desde 2005, sem projeto eficiente e adequado a Prefeitura, usando como parceiros o DNIT e Polícia Rodoviária fazem sucessivas mudanças (experiências?) em seu percurso. Estas reformas sem planejamento conveniente estão obrigando a população a percorrer grandes distâncias com os transportes para alcançar seus objetivos, encontrando-se presos, sem entrada ou saída para o outro lado da avenida, aumentando os gastos com combustível, perda de tempo, desconforto e insatisfação.
          No percurso que vai da Av. São Sebastião até a Av. Ceará só é possível acessar o outro lado se passar por trás do desorganizado Mercado da Caramuru. Por isto em algumas horas do dia fica insuportável o transito no cruzamento da Av. Dr. João Silva com a Rua Caramuru onde “tudo fica travado” em um congestionamento com pedestres andando na rua, veículos e carroças querendo sair do mercado, outros sem opção, tentando acessar os bairros e ruas que ficam do outro lado. Absurdo!
          Entenda Zé!! A Avenida Pinheiro Machado, junto com a Rua Caramuru e a Av. Dr. João Silva fazem parte de um importante e promissor centro comercial de Parnaíba reunindo empresas e entidades das mais diversas atividades. A auto-suficiência deste centro empresarial fornece desenvolvimento ao comercio e incentiva a moradia nos grandes bairros populosos situados em seus arredores. No entanto, infelizmente, a avenida principal agora esta com um grande problema de acessos e o trânsito de veículos na região esta mal planejada e sem organização conveniente.
          Os administradores de Parnaíba têm que entender é que se a av. Pinheiro Machado, por direito é uma rodovia federal, de fato trata-se de uma avenida municipal, pois é insignificante a sua utilização como rota intermunicipal ou interestadual, se comparada com o seu uso pela comunidade parnaibana. Assim, por suas características claramente urbanas a Av. Pinheiro Machado tem que ser tratada como via urbana. Os acidentes ainda acontecem por imprudência, imperícia, irresponsabilidade e de fato ocorriam em maior intensidade, principalmente, porque os quase sessenta cruzamentos e retornos que existiam na Av. Pinheiro Machado eram abertos e sem sinaleiros e jamais houve qualquer tipo de fiscalização sistemática antes da reforma.
          A rodovia, como BR, está correta! O que está errado é a falta de projeto no trafego da área municipal, com cruzamentos estratégicos, retornos possíveis e os locais de contorno nas ruas adjacentes sem buracos e asfaltadas. Somos totalmente favoráveis às medidas de segurança, entretanto, aliadas ao comercio, agilidade, tempo, conforto e comodidade. Nenhuns destes fatores são mais ou menos importantes, por isso todos devem ser considerados na tomada de qualquer decisão. Assim, além de atender os aspectos de economia, aumentaria a segurança. Como está,... É coisa de Zé Mané!
          Em tempo: Zé... Acima de tudo, respeito aos empresários! Eles que são os verdadeiros heróis de nossa cidade, ainda precária e que merece ser bem administrada.

*Paulo Henrique Neves

Pronatec Copa 2014 será lançado hoje em Parnaíba




            Logo mais às 19h, no SENAC (Av. Governador Chagas Rodrigues), acontecerá o lançamento do Pronatec Copa 2014 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com a presença entre outros do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, do Secretário Estadual do Turismo, deputado José Néri Filho (Nerinho), do Superintendente Municipal de Turismo e Esporte, Arlindo Leão e vários diretores da instituição promotora.

            O Pronatec Copa é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. Programa vai capacitar quem já trabalha com o turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor, e no caso de Parnaíba mais especificamente o trade turístico.

            Serão ao todo 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. O Serviço Nacional do Comércio (SENAC) é o agente responsável pela execução do programa.


Fonte: Superintendência de Turismo e Esporte de Parnaíba.

Obra do 1º porto no Piauí se arrasta há 37 anos e já custa R$ 390 milhões


Obra está parada em Luís Correia; PI é único estado litorâneo sem terminal.

Em 2008, foram gastos R$ 10 milhões só para recuperar estrutura do cais.


Maresia já provocou a oxidação das estruturas de ferro utilizadas nas obras do porto (Foto: Kleber Nogueira)

O Piauí é o único estado litorâneo brasileiro sem porto. O projeto de construção do primeiro terminal marítimo começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976. Mas, após 37 anos, o Porto de Luís Correia é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais e maquinários enferrujados. Em meio a longas paralisações, falha no edital, rescisões contratuais, falta de estudos de impacto ambiental, além de indícios de superfaturamento e pagamentos indevidos, a iniciativa já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos.
Porto de Luis Correia (Foto: Arte/G1)
A realidade do único porto do Piauí – que ainda não existe – é justamente o cenário que a MP dos Portos quer extinguir. O plano é estabelecer novos critérios para a exploração e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos, a fim de baixar os custos de logística e melhorar as condições de competitividade da economia brasileira
O texto foi aprovado após 50 horas de discussão, com parlamentares varando a madrugada em uma das votações mais desgastantes que o governo enfrentou no Congresso. Dilma tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integralmente a proposta para retomada dos investimentos nos portos.
As obras do Porto de Luís Correia estão paradas pela segunda vez. Ao longo de 37 anos, os trabalhos ficaram interrompidos por 24 anos – de 1986 a 2008 e de 2011 até agora. Segundo o governo do Piauí, o porto está na lista de 14 portos marítimos com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Já a Secretaria de Portos, da Presidência da República, afirma que o projeto "está em vias de aprovação no PAC". A obra continua sem prazo para conclusão.
Estado sem porto
A ausência de um porto e a falta de investimentos em logística são consideradas os maiores gargalos para o agronegócio no Piauí. A distância dos Tabuleiros Litorâneos, localizados em Parnaíba (PI), para o Porto de Itaqui, no Maranhão, por exemplo, é de aproximadamente 535 km. Boa parte da produção de frutas orgânicas como acerola, caju, coco, melancia e goiaba é escoada pelo terminal. Já a distância para o terminal de Pecém, no Ceará, passa de 450 km. Caso o terminal marítimo do Piauí seja concluído, a distância até Luís Correia será de 18 km.

Diretora da indústria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ivani Gonçalves reconhece que a obra do Porto de Luís Correia é uma necessidade para o estado, que de 2009 a 2011 exportou cerca de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo Porto de Pecém (CE). Boa parte da soja produzida na região dos Cerrados teve de ser enviada ao Maranhão.
Os primeiros estudos para a instalação do Porto de Luís Correia começaram na década de 1960, mas somente na gestão do presidente Ernesto Geisel, em 1976, as obras da estrutura foram efetivamente iniciadas. Em 1986, dez anos após o início da construção, aconteceu a primeira paralisação, por insuficiência de recursos públicos, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, apenas o molhe, de três quilômetros, havia sido concluído.
Única estrutura do porto pronta até agora é o molhe (Foto: Kleber Nogueira)Única estrutura do porto pronta é o molhe, que teve
de ser recuperado (Foto: Kleber Nogueira)
O que dizem os governos federal e do PI
Governo estadualGoverno federal
- Recursos para obras já estão garantidos pelo PAC 2
- Rescindiu o contrato de forma unilateral com empreiteiras com base em relatório de órgão da Presidência
- Projeto está em vias de aprovação no PAC 2
- Diz que o estado do Piauí rescindiu de forma unilateral o contrato em maio de 2011
Pelo menos R$ 10 milhões foram gastos só para recuperar estruturas deterioradas (Foto: Kleber Nogueira)Para recuperar partes deterioradas foram gastos
pelo menos R$ 10 milhões (Foto: Kleber Nogueira)
Em 2008, passados 22 anos de suspensão das obras, Wellington Dias, governador do estado na época, anunciou a retomada, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões só para recuperar as antigas estruturas que foram prejudicadas pela ação do tempo.
Em visita ao Piauí, em 2009, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, disse que desde a década de 1970 cerca de R$ 390 milhões já haviam sido investidos no Porto e destinou outros R$ 64 milhões para a conclusão da obra até dezembro de 2010. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República, participou do encontro.
Em maio de 2011, um novo problema paralisou as obras. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) rescindiu o contrato com o consórcio Staff de Construções e Dragagem Ltda./Paulo Brígido Engenharia, responsável pela construção na época.
Procurado pelo G1, o secretário da Setrans, Avelino Neiva, disse apenas que a rescisão unilateral aconteceu com base em relatórios da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset) e ainda por sugestão da Controladoria Geral do Estado. Entre os motivos para a quebra do contrato está a expiração de prazos.
Sem querer dar mais detalhes sobre o projeto, o secretário afirmou que os assuntos relacionados ao Porto de Luís Correia estão entregues à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal.
A Secretaria de Portos, por sua vez, disse que "o estado do Piauí rescindiu unilateralmente o contrato de construção da obra". Segundo a secretaria, os convênios do governo do Estado com a pasta expiraram no dia 31 de dezembro de 2012 e não existiam mais recursos no Orçamento Geral da União para a colaboração de novo instrumento. Ainda de acordo com a secretaria, após a aprovação do novo projeto no PAC, serão solicitados recursos adequados para firmar outro convênio.
O diretor da Staff, Heitor Gil, disse ao G1 que havia dois contratos da obra. O primeiro, segundo ele, estava de fato com o prazo expirado, mas já havia sido solicitada a prorrogação do prazo antes mesmo de sua expiraçao. Ele afirmou que as obras estavam em estado avançado. "No que tange ao segundo contrato, não havia prazo expirado. O motivo do ato é falso, ensejando a sua nulidade", disse.
Heitor Gil disse ainda que o parecer 004/2011, elaborado pela Controladoria Geral do Estado do Piauí, se resume a descrever as constatações feitas pela Secretaria de Controle Interno da Presidência da República e, nas conclusões, recomenda que a Secretaria Estadual de Transportes adote algumas providências. "Em nenhuma das recomendações consta a paralisação das obras ou/e rescisão do contrato de prestação de serviços", disse Gil.
Procurada pelo G1, a Controladoria-Geral da União (CGU) informou que não acompanha o caso do porto no Piauí, que está a cargo, na parte de fiscalização, da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset).
Material tem se deteriorado com o passar do tempo na obra do Porto de Luís Correia (Foto: Kleber Nogueira)Material tem se deteriorado com o passar do tempo
na obra do 1º porto do Piauí (Foto: Kleber Nogueira)
O concreto executado compromete não apenas a durabilidade da obra, como também a sua solidez, por não atender ao fim a que se presta"
Relatório da Polícia Federal sobre as obras
Investigação da PF
Com os trabalhos paralisados desde 2011, a obra foi alvo de inquérito na Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal, para apurar indícios de irregularidades – entre eles, superfaturamento na obra, pagamentos indevidos, falha no edital e falta de estudos de impacto ambiental.
Obra já é alvo de investigação do Ministério Público e Polícia Federal (Foto: Kleber Nogueira)Obra já é alvo de investigação do Ministério Público
Federal e da Polícia Federal (Foto: Kleber Nogueira)
Imagens feitas no local em março de 2013 mostram estruturas enferrujadas e outros materiais sendo destruídos pela ação do tempo.
No dia 10 de maio deste ano, o MPF ajuizou ação de improbidade administrativa contra ex-secretários de estado, servidores e representantes do consórcio Staff visando o ressarcimento de cerca de R$ 12 milhões aos cofres da União em razão dos prejuízos causados ao patrimônio público por irregularidades praticadas nas duas etapas da construção do porto.
O relatório não faz conclusões enfáticas sobre a ocorrência de fraudes e ilegalidades nos procedimentos licitatórios, apenas recomenda que a Secretaria de Portos aprofunde as investigações"
Heitor Gil, responsável pelo consórcio Staff
A ação foi proposta pelos procuradores da República Kelston Lages e Alexandre Assunção e tem como base relatórios de auditoria produzidos pela da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset) e laudos de engenharia e contábil elaborados pela Polícia Federal.
"O relatório não faz conclusões enfáticas sobre a ocorrência de fraudes e ilegalidades nos procedimentos licitatórios, apenas recomenda que a Secretaria de Portos aprofunde as investigações, já que, segundo a Controladoria, haveria indícios de desvio de conduta", disse o diretor da Staff, Heitor Gil.
Irregularidades
A Ciset apontou falhas no orçamento e indícios de sobrepreço; ausência de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento; contratação de etapa da obra sem funcionalidade imediata; divergências entre o plano de trabalho e o contrato de execução das obras e ausência de aprovação de projetos, editais, contratos e aditivos; falhas na elaboração do projeto básico; participação do autor do projeto na execução da obra; ausência de manifestação jurídica quanto às minutas de editais e contratos.
A Polícia Federal constatou a ausência de licença ambiental pelo órgão competente; deficiência no projeto básico; restrição ao caráter competitivo dos editais; superfaturamentos; transferência indevida de R$ 3 milhões da conta específica do convênio para a conta única do Estado; serviços pagos e não executados e imprestabilidade dos serviços executados.
Constam dos laudos da PF as informações de que "o concreto executado compromete não apenas a durabilidade da obra, como também a sua solidez, por não atender ao fim a que se presta". O valor medido e pago, segundo a polícia, está 95,34% superior ao valor dos serviços executados para preços referenciais.
O que é MP dos Portos
A medida provisória  595/2012, conhecida como MP dos Portos, estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos. Leia mais
Em outubro do ano passado, o governo estadual anunciou a licitação para a terceira etapa da obra, com mais R$ 150 milhões investidos para colocar em operação um Terminal de Granéis Líquidos e Sólidos. Os recursos do PAC 2 para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso foram garantidos pelo governo federal, segundo o governo do Piauí. As demais etapas para a conclusão do Porto de Luís Correia são a construção do molhe (R$ 247 milhões) e dragagem (R$ 51 milhões).
Segundo a Secretaria de Portos, da Presidência da República, no entanto, o projeto "está em vias de aprovação no PAC". O órgão disse que obras dessa natureza levam de dois a três anos para serem construídas, dependendo do montante de recursos disponibilizados.
Expectativas
Produtores têm expectativas diversas acerca da construção do porto. Enquanto uns acreditam que ele possa ajudar a escoar a produção do estado, outros não creem nem na conclusão da obra.
Para o produtor Josenilton Lacerda Vasconcellos, um dos pioneiros na fruticultura orgânica no Piauí, o projeto do Porto de Luís Correia "caducou".
Josenilto Lacerda diz que projeto do porto 'caducou' e não acredita mais na sua viabilidade (Foto: Arquivo Pessoal/Josenilto Lacerda)Josenilto Lacerda diz que projeto do porto 'caducou'
no Piauí (Foto: Arquivo Pessoal/Josenilto Lacerda)
"Quando cheguei aqui, há 12 anos, já sabia do projeto do porto. Atualmente não creio na viabilidade e muito menos na sua execução. Como não há política de atração de investimentos, as indústrias e empreendimentos produtivos vão se consolidando em outros estados. Vamos evoluir, no máximo, para fornecedores de matéria prima. Com a Transnordestina voltada para os Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), e a desistência da Suzano, o projeto do porto fica totalmente inviabilizado”, avalia Josenilton Lacerda.
Donizeti de Paulo Lima, produtor no Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba, diz que a conclusão do Porto de Luís Correia pode viabilizar a exportação do que é produzido no estado. Há cinco anos ele saiu de São Paulo para investir na produção de acerola e mamão no Piauí e planeja ainda a criação de peixes visando o comércio exterior.
"Teríamos uma economia de pelo menos 40%. Hoje dependemos do Porto de Pecém. Deixei de fechar um negócio na França porque ficaria inviável alugar contêneirs no Ceará. Esta é uma obra que viabilizaria as exportações. Estamos próximo à Europa e sem dúvida alguma seria um grande salto para a economia do estado", avalia Donizeti.
Patrícia AndradeDo G1 PI
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