O Repórter da RTVI esteve no Aeroporto para uma reportagem especial concedida pelo Sr. José Ivo Superintendente – INFRAERO – Parnaiba o mesmo atendeu nosso enviado com muita presteza e esclarecimento.
O Sr. José Ivo nos cedeu um histórico com dados do Aeroporto Internacional de Parnaíba Dr. João Silva Filho, esse publicado mais adiante com todos os dados e esclarecimentos.
Segundo José Ivo o Aeroporto Internacional de Parnaíba Dr. João Silva Filho esta apto a receber vôos diários de aviões de grande porte, como o 757 com capacidade de 230 passageiros, disse também que a INFRAERO acredita no potencial turístico do Litoral Piauiense e que há sim demanda de vôos de, e para outros Estados.
“Nosso Aeroporto esta pronto para receber vôos diários, o que falta e integração INFRAERO e GOVERNO o funcionamento de nosso Aeroporto significaria uma enorme melhoria para Teresina e Parnaíba, para o desenvolvimento Turístico da Rota das Emoções e crescimento do Mercado de Exportação com agregação dos Tabuleiros Litorâneos, projeto esse que funciona.” Disse Sr. José Ivo.
Dados:
Infraero – Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária.
Sistema – Cia – cadastro de Informação Aeroportuária
O Aeroporto de Parnaíba em 19 de outubro de 1971, pelo então Presidente da Republica Gal. Ex. Emilio Garrastazu Médici, localizado a 8 quilômetros do centro da cidade de Parnaíba, município com aproximadamente 147.000 habitantes situado no litoral, Norte do estado do Piauí, distante 360 Km da Capital, Teresina, o município foi um grande exportador de produtos agropecuários para a Europa, cujo negocio, representava uma fonte de geração de emprego e renda para a cidade, chegando a ser instalado no município, os Consulados da Inglaterra, França e Portugal, Por esse motivo nas décadas de 70, 80 e 90 as empresas aéreasPARAENSE, TABA, VASP, VARING, CRUZEIRO, RIO-SUL, NORDESTE e TRANSBRASILchegaram a operar com vôos regulares ligando as principais regiões do pais a Europa.
No inicio de suas operações, o aeródromo foi administrado pelo Segundo Comando Aéreo Regional, COMAR II, e depois pelo Governo do Estado do Piauí através de convenio celebrado com o Ministério da Aeronáutica, em fevereiro de 2000, o Governo do Estado (Gabinete Militar), renovou convenio pelo prazo de 15 anos, para administração e manutenção do Aeroporto.
Em agosto de 1983, com a extinção do Departamento de proteção ao Vôo, DPV, unidade do Serviço Regional de Proteção ao Vôo, SRPV-RF a Estação Meteorológica de Superfície (SEM-3), existente nessa Dependência, passou a ser administrada pela Empresa de Telecomunicações da Aeronáutica S/A TASA, através de seu Grupamento de Telecomunicações Aeronáuticas de Parnaíba (GNAPB), estando em pleno funcionamento H-18.
Em 2000 a OCEANAIR, operou com vôo regular neste Aeroporto. Atualmente operando somente com a Aviação Geral.
Em julho de 2003, foi denominado como Aeroporto Internacional de Parnaíba Dr. João Silva Filho, através da Lei nº 010704, publicado no Diário Oficial da União nº 139, de 22.07.2203, em homenagem Póstuma ao Ex Prefeito do Município de Parnaíba – PI.
Em Junho de 2004, passou a ser administrado pela INFRAERO através do convenio nº 14/204/090, firmado pelo prazo de 05 anos, prorrogável por igual período com o objetivo de realizar as atividades inerentes à Navegação Aérea do Grupamento de Navegação Aérea de Parnaíba denominado (GNAPB), operação e administração do Aeródromo e exploração comercial, face a necessidade de fomentar o desenvolvimento Integrado da Região do Delta do Parnaíba, atendendo interesses comuns do Governo Estadual e da INFRAERO, ou seja, promovendo a satisfação e a segurança dos passageiros embarcados e desembarcados e apoiar o Governo Federal na consecução de metas e objetivos nacionais de expansão do Turismo, com vistas a alavancar o crescimento do emprego da renda da região, bem como a melhoria da balança de pagamentos.
Visando Utilizar o Aeroporto como porta de entrada para os Turistas.