“Inaugurar mais um ano de trabalhos parlamentares é sempre motivo de entusiasmo. Fazê-lo em 2026, ano de eleições gerais, confere a esse momento uma dimensão ainda mais significativa. É neste Parlamento que se fortalece a democracia. É por meio do debate legislativo que se pavimentam os caminhos para o futuro e é com o espírito construtivo que iniciamos esta jornada. Ao inaugurar essa nova sessão legislativa, carregamos a certeza de que a democracia se fortalece pelo trabalho contínuo, pelo diálogo permanente e pela dedicação diuturna ao interesse público. É nesse espírito que nos reunimos hoje, prontos para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades que 2026 nos reserva”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio (MDB), ao abrir a sessão de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, nesta segunda-feira (02).
Severo aproveitou a oportunidade para prestar contas do primeiro ano de sua gestão à frente da Casa, marcado pela implantação do Programa Avança Alepi; pela expansão do sinal da TV Assembleia para Picos, Parnaíba e Floriano; e pela instalação da sede do Legislativo nos municípios de Picos, Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus, além de Teresina, em razão das comemorações pelos 190 anos do Legislativo piauiense.
O emedebista destacou a prestação de serviços diretos à população, contabilizando quase 7 mil atendimentos por meio do projeto Assembleia em Ação, mais de 6 mil atendimentos pelo Procon Alepi, mais de mil atendimentos em três meses pelo programa Bem-Estar Alepi, e mais de 1.500 inscrições nos cursos de capacitação da Escola do Legislativo no interior.
Outras inovações citadas foram o lançamento do Prêmio de Comunicação “Pires de Sabóia” e da 1ª Corrida Alepi, bem como a conquista do Selo Ouro em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “Alcançamos 100% dos critérios essenciais, um reconhecimento inédito para esta Casa. Este selo não é apenas uma distinção honorífica, é a comprovação material do nosso compromisso irredutível com a transparência e com o interesse público”, pontuou.
O presidente também ressaltou o maior quantitativo de matérias aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos últimos cinco anos, alcançando 630 matérias em mais de 30 reuniões. O Plenário, por sua vez, aprovou 957 projetos de lei, indicativos, propostas de emendas constitucionais e outros atos.
“Esta Casa cumpriu muito bem seu papel e eu agradeço imensamente pela parceria, seja da base aliada, seja da oposição. Os deputados da oposição, quando fazem as críticas, também ajudam o governo a errar menos e a acertar mais”, disse o governador Rafael Fonteles (PT), que parabenizou os parlamentares e desejou que este ano seja ainda mais exitoso, especialmente em razão da conclusão da reforma do Palácio Petrônio Portella, sede do Legislativo, prevista para o final do mês de março.
Fonte: Alepi


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.