10 de fev. de 2026

OPINIÃO | Parnaíba pede respeito ao seu patrimônio histórico e à sua identidade

É muito triste ver não apenas a primeira ermida desta linda cidade em situação de abandono. Basta andar por Parnaíba para constatar o descaso generalizado com monumentos, avenidas, praças, casarões, o Centro Cívico, o Centro Histórico e o próprio coração da cidade.

Nosso centro está sujo, mal sinalizado, escuro e sem uma iluminação que valorize sua beleza. Parnaíba é linda e precisa ser respeitada. De que adianta atrair turistas se não cuidam da cidade como ela merece? Isso tem nome: hipocrisia.

É preciso dar um basta nessa falta de respeito. Dói passar em frente a um monumento, a um casarão, a uma praça histórica e ver tudo quebrado, escuro e tomado pelo lixo, muitas vezes produzido pelo próprio parnaibano. Falta fiscalização constante. Afinal, para que existe a chamada Guarda Patrimonial?

O abandono atinge desde os patrimônios mais antigos até os mais recentes, alguns já danificados antes mesmo de concluídos, como o Cristo Redentor. Outros exemplos são a Maria Fumaça, o Monumento da Águia, a Beira-Rio, que hoje é uma vergonha: cais quebrado, escuro, sujo e tomado de lixo. A Esplanada da Estação, a Ponte Simplício Dias da Silva, o Monumento da Independência e o Centro Cívico também sofrem com o descaso.

No Centro Cívico, o que deveria ser um retorno viário foi transformado em estacionamento, num total desrespeito. Os gestores se calam e as irregularidades avançam. Retorno não é estacionamento. Que se feche a área irregular e se devolva sua função original, com um projeto bonito, quem sabe um calçadão bem feito, com pedras portuguesas.

A Lagoa do Bebedouro e nossas praças históricas estão escuras e sujas. A Praça da Graça, por exemplo, enfrenta abandono, falta de limpeza e iluminação, além da presença constante de moradores em situação de rua, reflexo da ausência de políticas públicas efetivas para acolher essas pessoas com dignidade.

E fica a pergunta: por que retiraram as luminárias históricas para instalar outras sem identidade? Quem decidiu isso? A população está atenta. Estamos de olhos bem abertos.

Parnaíba tem história, tem identidade, tem beleza. Parnaíba precisa — e merece — ser reverenciada, cuidada e respeitada.

Por Francisco Cout

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...