O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (28), um alerta de chuvas intensas para o Piauí. Ao todo, 64 municípios do estado estão sob aviso de perigo potencial, com validade das 10h desta quarta até as 23h59 de quinta-feira (29).
Segundo o Inmet, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia, além de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco ser considerado baixo, há possibilidade de ocorrências como queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções pontuais no fornecimento de energia.
Entre os municípios em alerta estão: Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Ipiranga do Piauí, Jacobina do Piauí, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, São João do Piauí, São José do Piauí, São Luís do Piauí, Valença e Vila Nova, além de outras cidades distribuídas por diferentes regiões do estado.
O alerta também inclui municípios do Norte do Piauí, como Parnaíba, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, União, Esperantina, Barras, Batalha, Luzilândia e Luís Correia, onde são esperados os maiores volumes de chuva.
O Inmet orienta a população a redobrar a atenção durante as rajadas de vento, evitando abrigo debaixo de árvores, não estacionando veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitando o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.