Levantamento inédito realizado pelo Ibross elegeu as 100 melhores instituições hospitalares públicas do país que concorrerão ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, é o único hospital do Piauí na relação de finalistas dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, conforme levantamento nacional inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ao todo, foram selecionados 100 hospitais públicos de referência em todo o país, e apenas um representa o estado do Piauí: o HEDA.
Atualmente, o hospital, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), tem se destacado pelos indicadores de qualidade assistencial, gestão eficiente e compromisso com o atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O reconhecimento é, inclusive, o resultado de um trabalho coletivo, segundo avalia Wal França, diretora-geral do HEDA. “Esse resultado reforça o compromisso diário de toda a equipe com uma assistência humanizada, segura e de qualidade à população”, destaca.
A importância desse reconhecimento nacional também foi ressaltada pelo Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “Estar entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil demonstra que é possível oferecer excelência no SUS por meio de gestão qualificada, responsabilidade técnica e com foco no paciente”, afirma.
* *Rumo ao top 10 nacional * *
A partir da lista inicial, será realizado um refinamento da pesquisa para a escolha das 10 melhores instituições hospitalares públicas do país, que serão anunciadas em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta das cinco instituições organizadoras.
A distribuição dos hospitais selecionados contempla todas as regiões do país, com destaque para estados como Pará (7%), Santa Catarina (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%) e Paraná (5%). O Piauí aparece com 1% da lista, representado exclusivamente pelo HEDA.
Para o médico sanitarista Dr. Renilson Rehem, idealizador do projeto e ex-presidente do Ibross, o resultado demonstra a capilaridade da excelência no SUS. “Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, comprovando que o país possui centros de excelência hospitalar espalhados por todo o território”, aponta.
Critérios da avaliação
O levantamento considerou hospitais públicos federais, estaduais ou municipais com atendimento exclusivamente pelo SUS, incluindo hospitais gerais e especializados em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.
Entre os critérios avaliados estão acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tempo médio de permanência dos pacientes, além de indicadores de eficiência, compliance e satisfação dos usuários.
“Com essa premiação, buscamos reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país, promovendo a melhoria contínua da qualidade e da eficiência dos serviços prestados à população”, conclui o Dr. Renilson Rehem.
O reconhecimento consolida o HEDA como referência estadual e nacional, reforçando o papel estratégico da unidade na assistência à saúde pública no norte do Piauí.


.webp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.