10 de dez. de 2025

Primeiro ninho marca início oficial da temporada reprodutiva 2025/2026 no litoral do Piauí


A temporada reprodutiva 2025/2026 das tartarugas marinhas começou oficialmente no litoral do Piauí com uma notícia que reforça a importância da região para a conservação da espécie.

Durante o monitoramento diário realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, a equipe encontrou o primeiro ninho da temporada na Praia do Arrombado, em Luís Correia (PI). Na mesma semana, também na Praia do Arrombado, a equipe identificou mais dois ninhos, confirmando a intensificação do ciclo de desovas no início do período reprodutivo.

O registro simboliza o início de um novo ciclo de conservação e proteção das espécies que utilizam a região da APA Delta do Parnaíba, como berçário. A cada temporada, milhares de filhotes ganham o mar graças ao trabalho contínuo de monitoramento de Praia e educação ambiental, conduzido pelo Instituto.

A equipe do Projeto Tartarugas do Delta realiza o mapeamento das áreas de desova e protege pontos sensíveis — ações essenciais para garantir a sobrevivência das espécies e minimizar ameaças como: predação, ocupação desordenada, fotopoluição e circulação de veículos nas praias.

O Projeto Tartarugas do Delta é realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta (ITD) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e conta com o apoio da Eólica Pedra do Sal, APA Delta do Parnaíba, UFDPar, SESC Piauí e Reserva Extrativista do Delta (RESEX Delta).

Com a chegada do primeiro ninho, renovam-se as expectativas para mais uma temporada de trabalho, ciência e conservação no Delta do Parnaíba — um ecossistema importante para a reprodução das tartarugas marinhas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...