Instalado em um ponto estratégico da praia, o posto permite uma visão ampla da área de banho, facilitando a identificação de situações de risco, como correntes de retorno e banhistas em dificuldade. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o tempo de resposta em ocorrências e tornar o veraneio mais seguro para moradores e visitantes.
O novo equipamento faz parte de um planejamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que prevê a implantação de 12 postos de observação em áreas de grande circulação. As estruturas serão distribuídas na Lagoa do Portinho, praias de Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Barra Grande e Pedra do Sal.
Os postos contam com abrigo contra o sol, equipamentos de primeiros socorros e a presença constante de Bombeiros Militares, que atuam em sistema de revezamento. Além do monitoramento das condições do mar, as equipes também orientam os banhistas sobre cuidados essenciais e permanecem de prontidão para atendimentos de emergência.
A presença dos postos ao longo da faixa de areia também atua de forma preventiva, contribuindo para a redução de comportamentos de risco e aumentando a sensação de segurança. Em casos de emergência, a proximidade das equipes pode ser decisiva para salvar vidas.
Por Gaby Gabour | PCN



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.