O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, afirmou nesta quarta-feira (19) que o MDB já articula medidas para impedir a migração de parlamentares da chapa proporcional em direção ao PT nas eleições de 2026. O emedebista destacou que o cenário político atual exige que MDB e PT mantenham chapas equilibradas, mesmo sendo aliados, para evitar desequilíbrios internos e disputas que possam comprometer o resultado eleitoral.
Segundo o parlamentar, os movimentos individuais dos deputados, que avaliam onde têm maiores chances de reeleição, fazem parte do jogo político, mas precisam ocorrer dentro de um ambiente de respeito entre as siglas que compõem a base aliada do governador Rafael Fonteles. O deputado lembrou que cada legenda deve organizar sua estratégia e consolidar sua própria estrutura, sem interferir no espaço dos aliados.
“O MDB vai conversar com todos. Acho que o cenário político hoje está bem desenhado. Então é importante que se mantenha um cenário nesse sentido, mas vários parlamentares, cada um fazendo seus cálculos, fazendo seus entendimentos, vendo onde é mais fácil, digamos assim, a sua eleição”, declarou o deputado.
O deputado ressaltou que as conversas internas terão como foco acomodar os parlamentares, compreender os cálculos eleitorais individuais e construir um caminho que permita ao MDB alcançar o número desejado de cadeiras, preservando a convivência política entre os partidos que atuam conjuntamente no estado.
“Então, o MDB continua com o seu propósito de eleger um bom número de parlamentares aqui na casa. Acredito que cada um deve fazer, cada partido deve fazer o seu trabalho, respeitando, principalmente se tornando de partidos aliados. Então é importante que exista esse respeito, cada um fazendo o seu trabalho”, ressaltou o presidente da Alepi.


.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.