27 de out. de 2025

Piauí se destaca na produção de camarão com crescimento de 23%

A produção de camarão no Piauí registrou um expressivo crescimento de 23% entre 2023 e 2024, alcançando 4,2 mil toneladas no último ano, segundo dados da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). Com esse desempenho, o Piauí ultrapassou o Sergipe (4,1 mil toneladas) e se aproximou da produção do Bahia (4,8 mil), consolidando-se como o sexto maior produtor nacional da espécie. OK

O faturamento da carcinicultura piauiense atingiu R$ 85 milhões em 2024, o que representa um incremento de 34% em relação aos R$ 63,2 milhões declarados em 2023. (Piauí) Até o momento, o estado responde por aproximadamente 2,92% da produção brasileira de camarão. 

Esse avanço no setor ecoa o impacto de políticas públicas estaduais voltadas ao estímulo da produção, como a alíquota de ICMS zerada para produtores inscritos no cadastro estadual e o subsídio para o consumo de energia elétrica, com desconto de até 90% para irrigantes que operam entre 21h e 6h.  Segundo o presidente da Associação de Criadores de Camarão do Piauí, o trabalho de regularização junto aos órgãos ambientais, aliado à alta demanda nacional, está impulsionando a cadeia produtiva. 

Empresas do setor também investem para expandir a estrutura produtiva. A Aquinor – Aquicultura do Nordeste Ltda ampliou sua área de viveiros de 240 hectares para 367 hectares, com parte já operando e o restante em maturação para gerar resultados plenos entre 2025 e 2026. Com tais perspectivas, é esperado pela associação um crescimento adicional de 15% no volume produzido em 2025, o que levaria a produção piauiense a cerca de 5 mil toneladas. 

Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...