25 de out. de 2025

Parque Nacional de Sete Cidades (PI) lança edital de permissão de serviços de hospedagem e comercialização de alimentos e souvenirs

 capa (13) (1).jpg

O resultado definitivo do processo deve ser publicado em 26 de fevereiro de 2026 - Foto: Divulgação/PNSC

Na última semana (15), foi lançado, em evento na sede do Parque Nacional (Parna) de Sete Cidades (PI), aviso de licitação para permissão em serviços de hospedagem e comercialização de alimentos e souvenirs na unidade de conservação (UC) federal. O evento contou com a presença do gerente regional do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na região Nordeste (GR2), Carlos FelipAbirached, além da chefia do Parque e autoridades locais. 

A prestação dos serviços permissionados ocorrerá em duas localidades distintas no Parque Nacional de Sete Cidades (PNSC)o Espaço Bacuri e a estrutura de Loja e Lanchonete nas imediações do Centro de Visitantes. contrato de permissão tem prazo de 8 anos, podendo ser prorrogado, e um valor estimado de R$ 279.550,00. 

A permissão de serviços de alimentação e hospedagem no Sete Cidades criará as condições necessárias para que o visitante passe mais tempo dentro e na região de entorno da UC. Dessa forma, o visitante poderá viver uma experiência mais qualificada no Parque Nacional, deixando renda nos municípios da sua área de abrangência, coloca Abichared. 

O histórico de visitação do Parque Nacional de Sete Cidades vem desde 1980. A visitação teve um declínio em 2020, em decorrência das restrições da pandemia da Covid-19, mas desde a retomada da visitação o número de visitantes na unidade tem aumentado a cada anoalcançando o recorde de mais de 39 mil visitas em 2024”, conta o chefe da UC, Waldemar Justo do Nascimento Neto. 

Os interessados em obter a permissão para oferecer os serviços têm até o dia 10 de dezembro para obterem esclarecimentos sobre o edital junto ao ICMBioPara informações adicionais e esclarecimentos de dúvidas sobre a licitação, deve ser encaminhado e-mail para .  

O período de visitas técnicas dos interessados à unidade de conservação para avaliar as oportunidades está previsto para ocorrer até 24 de novembro. 

A Sessão Pública para o recebimento dos envelopes com as propostas devidamente fechados e lacrados será realizada em 16 de dezembro de 2025, das 10h às 12h, na Sede do Parque Nacional de Sete Cidades, sob a coordenação da Comissão Especial de Licitação. 

permissionária deverá, como obrigação do contrato, prover os serviços previstos e se responsabilizar pela manutenção da infraestrutura necessária associada. As propostas de permissão devem ser apresentadas em dois envelopes, um contendo Garantia da Proposta; o outro a Proposta Econômica e Documentos de Habilitação.  

O critério de julgamento das propostas se dará pela avaliação da proposta mais vantajosa do valor de outorga fixa mensal a ser paga pela permissionária ao poder concedente, no caso, o ICMBio. O resultado definitivo do processo deve ser publicado em 26 de fevereiro de 2026 e a adjudicação do objeto e homologação da licitação deve ocorrer no dia 4 de março do mesmo ano. 

Sobre o Parque 

O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado em 8 de junho de 1961 pelo Decreto Federal nº 50.744. Possui uma área demarcada de 6.221,48 ha e um perímetro de 36,2 km. O PNSC é composto por formações rochosas esculpidas pela água e pelo vento ao longo de 190 milhões de anos e possui uma rica e diversificada flora e fauna e reporta a pré-história para seus visitantes. 

Ao andar pelas cidades de pedra, se reconhecem as marcas de civilizações de 6 mil anos atrás, registradas em pinturas rupestres. Seus conjuntos rochosos sugerem formas de animais, de personagens históricos, objetos e o que mais a imaginação permitir enxergar. Além do passeio pelas pedras, há ainda piscinas naturais e a cachoeira do Parque. 

O Parque abriga inúmeras espécies de aves, a exemplo do jacu, seriema, papagaio, sabiá, periquito, coruja, canário, dentre outras, além de várias espécies de animais de pequeno e médio porte, tais como onça, jaguatirica, gato maracajá, veado, tatu peba, mocó, raposa e iguana. 

A UC possui entre seus principais atrativos os conjuntos de formações geológicas categorizadas como “cidades”, o que inspirou seu nome. Cada “cidade” abriga formações geomorfológicas singulares. Distribuídos entre as “cidades”, existem os sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas em 6.000 anos, além das piscinas naturais e da cachoeira do Parque, que propiciam a atividade na água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...