O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, revelou que, embora os homicídios tenham diminuído, mortes no trânsito e suicídios já superam o número de assassinatos no estado. Hoje, os acidentes de trânsito representam a principal causa de mortes violentas, especialmente envolvendo motociclistas, com fatores como ausência de capacete e consumo de álcool sendo determinantes. O suicídio vem em seguida, enquanto os homicídios agora ocupam a terceira posição.
O secretário destacou que essa mudança no perfil das mortes violentas exige ações integradas entre governo, prefeituras e entidades. Enquanto os homicídios são combatidos por operações policiais conjuntas — envolvendo Polícia Civil, DHPP, Draco, PM, BEPI e BOPE —, os acidentes de trânsito e o suicídio demandam políticas de prevenção e conscientização, já que grande parte dessas mortes poderia ser evitada.
Chico Lucas apresentou também dados de redução de homicídios: queda de 13% em relação a 2024 e quase 30% na comparação com 2022, considerada base de referência. Ele enfatizou que, apesar da diminuição da criminalidade tradicional, o trânsito e o suicídio representam novos desafios para a gestão da segurança pública e para o bem-estar da população piauiense.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.