Dois cidadãos colombianos estão entre os 15 presos na segunda fase da Operação Cela 03, deflagrada pelo GAECO do Ministério Público nesta quarta-feira (22/10). Eles foram localizados nas zonas Norte e Sul de Teresina. A ação mira uma organização criminosa ligada ao tráfico interestadual de drogas entre o Piauí e o Maranhão.
De acordo com o promotor Fernando Berniz, o foco desta etapa foi desarticular o braço financeiro do Bonde dos 40, facção criminosa que atua na região.
Além do tráfico de drogas, as investigações apontaram que o grupo também mantinha um comércio de veículos roubados, usado para facilitar a lavagem de dinheiro.
A primeira fase da operação, deflagrada em agosto de 2024, havia resultado em 26 prisões e na apreensão de várias armas de fogo. As provas colhidas na época levaram à identificação de novos integrantes do esquema, que atua nos dois estados.
Ao todo, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA) expediu 15 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas — incluindo os colombianos — e outras seis já estavam detidas no sistema penitenciário.
O delegado Ricardo Herlon destacou que o trabalho é parte de uma ação permanente contra o crime organizado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.