O governador Rafael Fonteles (PT) comentou, nesta sexta-feira (20), a reunião realizada no Palácio de Karnak com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O encontro, que também contou com a presença do presidente estadual da sigla, Evandro Índio, reforçou a aliança do partido com o governo Lula e com a base governista no Piauí.
Segundo o governador, a aproximação política entre PDT e PT fortalece o campo progressista no estado, mas não inclui a formação de chapinhas proporcionais.
“O ministro Carlos Lupi nos revelou que já comunicou ao presidente Lula que o PDT estará junto no próximo ano. Manifestou também que o partido estará conosco aqui no Piauí. [...] Agora, quanto a chapinhas, não tratamos desse assunto. A prioridade neste momento é a articulação dos partidos que já têm mandato, como PT, MDB e PSD”, afirmou Fonteles.
Redução da bancada preocupa
O cenário eleitoral no Piauí ganha complexidade diante da possibilidade de redução das vagas parlamentares. Pelo novo cálculo populacional do IBGE, o estado poderá perder duas cadeiras na Câmara Federal (de 10 para 8 deputados) e seis na Assembleia Legislativa (de 30 para 24 parlamentares).
A medida, que ainda depende da análise do Congresso após o veto do presidente Lula ao projeto que aumentaria o número de deputados, impactaria diretamente a correlação de forças políticas no Piauí e a distribuição de recursos ao estado.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.