O governador Rafael Fonteles participou nesta quinta-feira (11/09) de reunião em Xangai com a direção do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos países do BRICS, buscando recursos para a Hidrovia do Rio Parnaíba e para o Porto Piauí. A presidente do NBD, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, recebeu a comitiva piauiense.

O projeto da Hidrovia do Rio Parnaíba pretende revitalizar a navegação no rio, principalmente na região de Uruçuí, conectando-a ao litoral e ao Porto Piauí, em Luís Correia, para facilitar o escoamento da produção agrícola, como soja, milho e algodão. Até o momento, o projeto conta com R$ 1 bilhão provenientes da privatização da Eletrobras em 2022. O Porto Piauí, inaugurado em dezembro de 2023, prepara-se para realizar ainda este ano sua primeira exportação de minério de ferro.
Durante a missão na China, Rafael também assinou memorando de entendimento com a TBEA Group para desenvolver hidrogênio verde e usinas fotovoltaicas no Piauí, além de se reunir com empresas de energia renovável, como SPIC e Envision Energy. A missão internacional do governador segue para a Alemanha nesta sexta-feira (12), onde ele se reunirá com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática e visitará estudantes piauienses em intercâmbio acadêmico.
Fonte: Governo do Estado


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.