O ministro piauiense Kássio Nunes Marques foi um dos cinco integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que não participaram do jantar promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite dessa quinta-feira (31/08), no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O encontro contou com a presença de seis ministros da Corte e teve como pauta principal as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, além do impacto do novo aumento de tarifas anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros.
A ausência de Nunes Marques gerou comentários nos bastidores. Ele tem proferido votos contrários a Moraes em ações envolvendo os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além dele, também não compareceram os ministros André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Entre os presentes, estavam os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Também participaram o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A reunião ocorre em meio à crise diplomática envolvendo o governo brasileiro e os EUA. Após o anúncio da punição a Moraes, o STF divulgou nota em defesa do magistrado e reforçou que as decisões do ministro como relator do caso foram confirmadas pelo plenário da Corte.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.