O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que até está quinta-feira (28), 2.004.449 aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos no esquema de fraudes realizadas por entidades associativas já tinham aderido ao acordo de ressarcimento. O número representa mais de 70% do total de beneficiários que estão aptos a receber.

Segundo o órgão, desse total, 1.995.450 terão os valores creditados até a próxima segunda-feira (1° de setembro). O prazo para aderir ao acordo segue aberto. O procedimento é gratuito, simples, não exige envio de documentos e pode ser feito até mesmo pelo celular. O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA).“Ultrapassamos a marca de dois milhões de adesões, mas ainda há cerca de 800 mil beneficiários que já estão aptos e ainda não aderiram ao acordo. Nosso compromisso é garantir que cada aposentado e pensionista tenha seu dinheiro de volta com toda a segurança”, destacou Gilberto Waller, presidente do INSS.
Prazo para contestar
A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de novembro de 2025 . Mesmo após essa data, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará disponível para quem tiver direito.
Podem aderir ao acordo de ressarcimento
• Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis;
• Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025;
• Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação para aderir ao acordo).
Como funciona o processo de adesão
Contestar o desconto indevido é o primeiro passo. A contestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios;
Aguardar resposta da entidade (prazo de até 15 dias úteis);
Sem resposta? Opção liberada (o sistema libera para adesão ao acordo);
Aderir ao acordo (pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios).
No aplicativo Meu INSS : acesse com CPF e senha, vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”, role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.
Importante: Não é possível aderir ao acordo pela Central 135.
Cuidado com golpes
O INSS informou que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados. Bem como não cobra taxas, nem solicita intermediários. Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: Aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.


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