21 de ago. de 2025

Guia prático da Fiepi mostra a prefeitos municipais como captar recursos federais










A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) marcou presença no Congresso das Cidades 2025 levando uma série de serviços voltados para educação, inovação e desenvolvimento municipal.

A instituição, que reúne o SENAI, o SESI e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), apresentou soluções que vão desde a capacitação profissional até o apoio a gestores públicos.

Durante a participação, o SENAI destacou a oferta de cursos de vestuário com máquinas de costura de última geração, permitindo aos alunos contato direto com tecnologias aplicadas ao mercado. 


Já o SESI apresentou projetos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de iniciativas em robótica integradas à metodologia STEAM, que já faz parte da grade curricular da rede.

Guia prático

O gestor corporativo da área internacional e de mercado da FIEPI, Islano Marques, ressaltou que, durante o Congresso, a Federação apresentou aos gestores um guia prático de captação de recursos federais voltado para os municípios e desenvolvido pelo SENAI, que busca facilitar o acesso a financiamentos para a implementação de cursos e projetos.

“Montamos um guia prático bastante interessante, no qual os prefeitos podem acessar os recursos disponíveis e, a partir daí, utilizar esses valores para financiar cursos do SENAI em seus municípios”, explicou.

A FIEPI atua em todas as regiões do Piauí, com unidades físicas em Teresina, Picos, Parnaíba e Bom Jesus, além de atender, de forma itinerante, centenas de municípios por meio de suas unidades móveis.

“No ano passado, só pelo SENAI, conseguimos levar capacitação para mais de 70 cidades do estado, qualificando mão de obra local e fortalecendo os municípios”, destacou Marques.

Ele também ressaltou o impacto social e econômico da atuação da FIEPI no desenvolvimento do estado.

“Hoje, cerca de 90% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI estão empregados, contra uma média nacional de 56,6%. Nos cursos de tecnologia, esse índice chega a 93%, o que comprova a eficiência da nossa metodologia”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...