Cidades do Piauí, incluindo a capital Teresina, têm previsão de chuvas leves até quarta-feira (13). Na segunda-feira (11), municípios como Cabeceiras (57 mm), Parnaíba (41 mm) e Miguel Alves (31 mm) registraram acumulados expressivos.
Na capital, pequenas precipitações vieram acompanhadas de trovões e relâmpagos durante a noite. Segundo a coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, Sarah Cardoso, a volta das chuvas em agosto está relacionada à dissipação da massa de ar seco que atuava sobre o estado.
“Estivemos com uma massa de ar seca que bloqueou a entrada de umidade por mais de um mês. Essa massa contribuiu para que, no Sul do estado, as temperaturas ficassem bem amenas, abaixo dos 15°C. Assim que ela se dissipou, as umidades residuais no entorno, somadas a áreas de instabilidade causadas pela baixa pressão, favoreceram essas chuvas”, explicou.
A previsão é de que as maiores precipitações se concentrem no Centro-Norte, Norte e microrregião de Campo Maior. Cardoso destaca que esse tipo de chuva é comum após longos períodos de calor intenso:
“Depois que o território esquenta muito, chega um momento em que chuvisca no final. Isso é super comum. Mas, como não temos muita umidade, sempre será uma chuva fraca, com poucos acumulados. Temos vários modelos que apontam temperaturas acima da média e diversos focos de calor, o que significa que nosso território está aquecido”, afirmou.
As temperaturas devem voltar a subir no fim de semana, podendo chegar a 38°C em algumas regiões.


.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.