14 de jul. de 2025

Como a aviação regional pode aprender com o caso Parnaíba de atração de voos


A atração de uma grande companhia aérea para operar em Parnaíba, como a Latam, pode mostrar um caminho viável de negociação para outras cidades da região Nordeste chegarem a ter vez com a aviação comercial.

Uma cidade como Sobral, que é até maior que Parnaíba e que também possui infraestrutura para receber voos de aeronaves como A320 e Boeing 737, precisa ter sua vez. Está claro que o município cearense precisará de forte negociação para ensaiar voos a jato.

Ainda, aeronaves maiores possuem a possibilidade de permitir tickets mais baixos, pois rateiam os custos entre mais passageiros.

Não adianta ter um aeroporto qualificado como o de Sobral e este apenas servir para uma dúzia de empresários ou artistas fazendo shows na região. O aeroporto da cidade já tem mais de 3 anos de ociosidade.

Mossoró também precisa se valer do caso de Parnaíba e receber voos de maior porte, porém, o caso potiguar é diferente: eles não recebem voos a jato, porque o aeroporto mal comporta o público de um ATR, conforme mostramos em janeiro de 2024.

A Voepass certamente mostrou à Latam como há demanda por voos nacionais através de conexões rápidas em Fortaleza. Não tenho dúvidas que Mossoró receberá voos comerciais tão logo a reforma recentemente prometida de R$ 70 milhões seja concluída.

Outra cidade que precisa ser vista pela Latam é a cidade de Campina Grande na Paraíba. Uma cidade de quase 500 mil habitantes, não ter vez com a companhia aérea é anômalo.

Verdade que a Voepass servia a Latam na cidade, como servia Mossoró e que a Azul inundou a cidade de assentos com seu mini-hub regional, dificultando a entrada de novas companhias, porém, ficou para trás.

Dessa forma, voos de Campina Grande para Fortaleza com a Latam seriam muito oportunos, sobretudo porque o público de João Pessoa também poderia se servir destes. Seriam voos também curtos, como de Parnaíba, com bastante potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...