A saúde oncológica da região de Parnaíba acaba de dar um passo importante. O Hospital Marques Basto (HMB) recebeu, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a autorização para operar seu moderno serviço de Radioterapia.
A autorização, de número 5320/2025, confirma que a instituição cumpre todos os requisitos técnicos e regulatórios relacionados à proteção radiológica, permitindo a atuação na área médica, especificamente na prática de Teleterapia, uma das modalidades mais eficazes no combate ao câncer – com segurança e qualidade.
A estrutura autorizada contempla a utilização de um Acelerador Linear Varian CX de múltiplas energias, além de fonte radioativa de referência Sr-90, conforme especificado no inventário de fontes.
O serviço conta com um avançado Acelerador Linear, além de uma equipe capacitada de médicos, físicos e técnicos em proteção radiológica, assegurando excelência em cada etapa do cuidado.
A autorização marca um novo capítulo para o tratamento do câncer em Parnaíba, aproximando a população de tecnologias que antes só estavam disponíveis em centros mais distantes. Agora, a esperança está ainda mais perto de casa.
“Com essa conquista, a população da Planície Litorânea e do Território dos Cocais passa a contar com um centro autorizado a oferecer tratamento oncológico com segurança e excelência. A estrutura foi avaliada e aprovada conforme os rigorosos critérios da CNEN, assegurando a proteção de pacientes e profissionais”, destacou Mirócles Campos Véras Neto, presidente do Hospital Marques Basto.
O Centro de Radioterapia Dr. Edgard dos Santos Veras, instalado no HMB, já conta com as autorizações da ANVISA e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e agora segue para as etapas finais de habilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prevista para ser concluída ainda neste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.