24 de jun. de 2025

Projeto Tartarugas do Delta fortalece ações de conservação das tartarugas marinhas com apoio da prefeitura de Tutóia






O município de Tutóia, no Maranhão, deu um importante passo na conservação ambiental ao ampliar as ações do projeto Tartarugas do Delta, que atua na proteção das tartarugas marinhas e da biodiversidade na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba. A iniciativa conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e, agora, também com o apoio da Prefeitura de Tutóia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Mesmo recente na cidade, o trabalho de conservação já apresenta resultados, com monitoramento e proteção de ninhos — ação essencial para garantir a sobrevivência das espécies que utilizam o litoral da região como área de desova. A união de esforços entre sociedade civil, setor público e iniciativa privada tem sido fundamental para o fortalecimento das estratégias de preservação. 

A parceria com o poder público local é vista como estratégica para o fortalecimento das iniciativas do projeto. “Importante identificar e proteger as praias de desova para criar estratégias de conservação em parceria com atores sociais e o poder público” destaca Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta. 

As ações realizadas pelo projeto contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os de número 14 (vida na água), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 4 (educação de qualidade). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...