O governador Rafael Fonteles, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (23), que o Porto Piauí, deve iniciar a exportar minério de ferro até o início de 2026. Recentemente a empresa que extrai o minério de ferro no estado, realizou uma operação teste, transportando o item de Piripiri até o porto em Luís Correia.

O chefe do Poder Executivo explicou que o minério será colocado em embarcações menores e transportados até os navios de grande porte em alto-mar, sendo uma alternativa a ser utilizada enquanto o calado do porto não é ampliado, já que atualmente impede a atracação de navios maiores.
“Essa operação permitirá viabilizar a exportação de ferro sem a necessidade imediata de um calado de 14 metros. Hoje, o calado varia entre 7 e 9 metros, dependendo da maré”, afirmou o governador.

De acordo com Rafael Fonteles, uma dragagem será realizada no canal do porto para chegar a 11 metros de profundidade, permitindo assim a atracação de navios com uma capacidade de até 50 mil toneladas, e em uma segunda fase, poderá atingir 14 metros de calado, possibilitando a operação de embarcações de até 100 mil toneladas.
“Esse é um divisor de águas para a economia do Piauí, e estamos muito confiantes de que esse processo vai avançar em etapas cada vez mais rápidas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
O governador ainda informou que ainda este ano, deve ser instalada no porto, uma indústria para beneficiamento do pescado da comunidade local. Além disso, o porto também será utilizado para a descarga de fertilizantes marítimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.