22 de jun. de 2025

Agespisa encerra atividades neste domingo e Águas do Piauí assume serviços no estado


A concessionária Agespisa encerra oficialmente suas atividades no Piauí neste domingo (21), após mais de 60 anos de atuação no estado. A partir de agora, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário passam a ser responsabilidade de empresas do grupo Aegea, por meio da nova concessionária Águas do Piauí.

Segundo a assessoria da Agespisa, a Águas do Piauí assume integralmente os sistemas operados anteriormente pela estatal. O encerramento das atividades ocorre após a conclusão dos trabalhos do Comitê de Transição, que mapeou as prioridades técnicas e operacionais para garantir a continuidade dos serviços essenciais.

O contrato de concessão, firmado entre os governos estadual e municipais por meio da MRAE Piauí, estabelece como meta universalizar o acesso à água potável para 99% da população até 2033. Em relação ao esgotamento sanitário, a meta é atingir 90% de coleta e tratamento até o ano de 2040.

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que a transição foi realizada com poucas intercorrências e destacou que a nova empresa deverá promover avanços significativos no setor. “Tenho acompanhado e monitorado essa transição, que tem sido bem executada. O nosso foco agora é garantir um monitoramento rigoroso para que o contrato seja cumprido fielmente, universalizando o abastecimento de água e o esgotamento sanitário dentro dos prazos. Não é uma tarefa simples, estamos falando de 224 municípios, incluindo zonas urbanas e rurais. Mas acredito firmemente que o serviço será melhor, os investimentos vão aumentar e a população do Piauí superará o histórico de baixos índices de saneamento, especialmente no interior”, declarou o governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...