A Festa do Vaqueiro de Cocal de Telha, realizada neste sábado (26/04), ganhou ainda mais prestígio com a presença da deputada estadual Gracinha Mão Santa, que fez questão de ressaltar a importância do evento para a cultura e a fé católica do Piauí. A festa, que celebra os vaqueiros e as tradições locais, também integra o calendário da Igreja de São José e vem se consolidando como uma das mais relevantes da região.
"A gente passou aqui para dar aquele abraço na prefeita Karyne e no Rodrigão, que para nós são eternos amigos, independente de questões políticas. É uma amizade verdadeira, de respeito pelo local e pelas tradições. Eventos como esse são fundamentais para todo o Estado", afirmou a deputada.
Gracinha Mão Santa ainda destacou o papel da Igreja Católica no fortalecimento dessas celebrações, lembrando de sua atuação em outros festejos religiosos, como o de São José Operário, em Teresina, onde, segundo ela, já existe até um projeto de lei de sua autoria reconhecendo oficialmente a importância dessas festas religiosas.
"Aqui em Cocal de Telha, eles conseguem inovar. Unem a parte católica do festejo com a bênção dos vaqueiros de uma forma ampla e bonita. Não era sempre assim, antigamente o festejo era bem menor. Hoje, eles fazem algo grandioso, valorizando fé, cultura e tradição de maneira integrada", destacou.
A Festa do Vaqueiro, além de movimentar a economia local e reunir autoridades políticas e religiosas, reforça o compromisso da cidade com a preservação das suas raízes culturais e a valorização dos trabalhadores do campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.