Empresas de telecomunicações internacionais emitiram um alerta preocupante: os cabos submarinos que sustentam cerca de 95% da internet global podem estar sob ameaça. Segundo o jornal britânico The Telegraph, as operadoras notificaram chefes militares da Otan sobre possíveis ataques da Rússia que já teriam causado danos à rede.

Em uma carta aberta assinada por gigantes como Vodafone e Telefónica, as companhias pedem que os cabos submarinos sejam classificados como infraestrutura crítica, exigindo mais proteção, monitoramento e investimentos em segurança. A preocupação central é que eventuais sabotagens possam interromper comunicações, transações financeiras e serviços essenciais em todo o mundo
Embora o apelo seja direcionado principalmente ao Reino Unido, União Europeia e Otan, as operadoras alertam que o risco é global. Atualmente, existem mais de 500 cabos submarinos conectando continentes, mas a maioria está pouco vigiada devido à dificuldade e ao alto custo de monitoramento em águas profundas.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.