A chegada do Carnaval é motivo de alegria para muitos: bloquinhos, amigos reunidos e muita folia. No entanto, enquanto a celebração acontece nas ruas, há uma preocupação nos hemocentros, que tradicionalmente registram uma redução nas doações de sangue durante os períodos festivos. No Piauí, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registra anualmente uma queda de 30% nas doações de sangue durante o período carnavalesco.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também enfrenta dificuldades com o estoque de hemocomponentes. Segundo o gerente da Agência Transfusional do HUT, Marcos Lobão, o cenário é preocupante, especialmente com a proximidade do Carnaval, quando a demanda por sangue costuma aumentar devido ao crescimento do número de atendimentos de emergência.
“Precisamos ter estoque para trabalharmos com segurança durante o período do carnaval porque somos o maior hospital de urgência do estado do Piauí e sempre temos aumento de demanda neste período”, reforça Lobão.
Em 2024, o HUT realizou mais de seis mil transfusões, incluindo bolsas de sangue, plaquetas, plasma e crio. Em 2025, já foram feitas 1.043 transfusões, número que tende a aumentar com a chegada das festas de Carnaval.

De acordo com o diretor do Hemopi, Rafael Alencar, é importante estimular a população a doar antes do feriado prolongado. “A nossa intenção é garantir um estoque seguro para Carnaval, onde pode ocorrer um aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes, já que é um período onde pode acontecer um aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, por exemplo. Temos que nos preparar para diversos cenários e conseguir ter um estoque que atenda as intercorrências nesse período”, afirma.”, explica Alencar.
A fim de evitar a escassez, o Hemopi intensificou campanhas de conscientização em suas unidades de coleta na capital e no interior do estado, convocando doadores regulares e novos voluntários a contribuírem antes e durante o Carnaval.
Como doar sangue no Hemopi
Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Confira abaixo como você pode contribuir:
• Idade e saúde: Ter entre 18 e 69 anos (jovens a partir dos 16 anos podem doar com consentimento dos pais). Estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado.
• Preparação: Não estar em jejum; dormir pelo menos seis horas antes da doação; não consumir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e evitar fumar por, no mínimo, duas horas antes da doação.
• Peso e documentação: Pesar acima de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto válido em todo o território nacional.

Funcionamento do Hemopi durante o Carnaval
O Hemopi vai funcionar em horários especiais durante o Carnaval. Confira:
Em Teresina:
• Sábado (01/03) – 7h15 às 17h
• Segunda-feira (03/03) – 7h15 às 17h
• Terça-feira (04/03) – 7h15 às 17h
• Quarta-feira (05/03) – 7h15 às 17h
Nos Hemocentros Regionais de Parnaíba, Picos e Floriano:
• Segunda-feira (03/03) – 7h15 às 17h
• Terça-feira (04/03) – 7h15 às 17h
• Quarta-feira (05/03) – 7h15 às 17h
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.