Uma nova modalidade de fraude está sendo realizada nos postos de combustíveis do Piauí. O golpe eletrônico ocorre no momento que o veículo vai ser abastecido, no qual o consumidor solicita abastecer com um determinado combustível, mas é liberado álcool.
Entenda como funciona novo golpe em postos de combustíveis no Piauí
O alerta foi feito pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/MPPI. Essa prática tem sido aplicada no Maranhão e os postos de combustíveis do Piauí já estão sendo acompanhados e fiscalizados pelo órgão, de modo a evitar que os consumidores piauienses também sejam lesados.
A fraude eletrônica foi descoberta durante uma operação realizada no estado vizinho ao Piauí, em dezembro de 2024. Foram identificadas irregularidades em diversos postos de combustíveis, o que exigiu do Procon/MPPI e do Imepi especialização para combater essa prática abusiva contra os consumidores.
Estamos encontrando uma nova modalidade de fraude, vinda do Maranhão, a fraude eletrônica, que tem acontecido em uma grande rede de postos de combustíveis. Eles utilizam um chip para desviar o combustível. Se o cliente pede um combustível, a bomba injeta álcool.
“É uma modalidade mais aperfeiçoada, mas estamos nos especializando para combater essa prática também nos postos de combustíveis do Piauí”, explicou Arimatéia Ârea Leão, chefe de fiscalização do Procon/MPPI.
No final 2024, foi realizada a 30ª Operação Petróleo Real, coibindo a prática abusiva que os postos de combustíveis praticam para obter vantagens sobre o consumidor. “Com a fiscalização, as irregularidades e as medidas baixas têm diminuído. Na última operação do Procon com o Imepi, identificamos que o consumidor, ao abastecer 20 litros, tinha uma perda de 8 litros”, comenta. (O Dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.