Uma imagem obtida com exclusividade pelo Portal 180graus revela mais um detalhe do esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI). Na cena, um homem é flagrado marcando um "X" na própria mão e exibindo a marca para a examinadora, identificando-se como um dos candidatos que teria pago pela aprovação no exame de habilitação.
A operação, batizada de "Cribelo", foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (28/11) pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a Polícia Civil e a Polícia Militar. A ação ocorreu nas cidades de Teresina e José de Freitas e teve como principal objetivo combater práticas de corrupção envolvendo servidores do DETRAN-PI e funcionários de autoescolas.
Durante a operação, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão, além de medidas como a suspensão das atividades de dois estabelecimentos comerciais, o afastamento de seis servidores públicos de suas funções e o sequestro de bens móveis.
As investigações apontaram que uma instrutora de autoescola orientava um aluno sobre como se comportar no exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um áudio, a instrutora afirmou que o candidato deveria pagar uma quantia em dinheiro para garantir a aprovação, sendo parte desse valor repassado aos examinadores do DETRAN-PI. Além disso, um vídeo capturou o momento em que uma examinadora do órgão recebe, de forma discreta, um papel de um despachante do setor de CNH, evidenciando um esquema de troca de favores.
Segundo o delegado Roni Silveira, o esquema incluía até mesmo a marcação na mão de candidatos, usada para identificá-los como aqueles que haviam pago pela aprovação no exame. “A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame”, afirmou o delegado.
Os presos foram encaminhados para a sede da Secretaria de Segurança Pública, onde estão sendo realizados os procedimentos cabíveis. Eles devem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.