A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta terça-feira (19) a proibição de qualquer publicidade de jogos de apostas online direcionada a crianças e adolescentes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem como objetivo proteger esse público de práticas consideradas abusivas.
Além de vetar anúncios voltados ao público infantojuvenil, a medida suspende propagandas que ofereçam recompensas como bônus, adiantamentos ou vantagens prévias para incentivar apostas. Empresas que descumprirem a determinação estarão sujeitas a uma multa diária de R$ 50 mil, de acordo com o despacho.
A decisão segue a linha de outras ações recentes, como a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), referendada no último dia 14, que suspendeu a publicidade de apostas de cota fixa voltadas a crianças em todo o país. O STF também ordenou ao governo federal a adoção de medidas que impeçam o uso de recursos de programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para apostas online.Atualmente, cerca de 100 empresas têm autorização do Ministério da Fazenda para operar no Brasil, com prazo de regularização até 31 de dezembro. A decisão da Senacon busca regulamentar o mercado de apostas, preservando direitos e interesses das populações mais vulneráveis.
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